Embora muitas pessoas não saibam, os mecanismos de resfriamento que fazem parte do cotidiano, como nas geladeiras e ar-condicionados, também estão presentes nas indústrias, possibilitando uma série de procedimentos essenciais na produção, como o trocador de calor industrial.

Que tal conhecermos um pouco mais sobre eles?

No artigo a seguir, confira mais sobre o funcionamento desses sistemas, os utensílios utilizados e como tudo isso tem um impacto direto na produtividade de variados setores industriais.

O que é?

Com a função principal de fazer a devida transferência térmica de um meio para outro, Trocador de calor é um dispositivo altamente indicado em processos específicos e pode ser encontrado em muitos ambientes industriais.

Sua principal utilização está diretamente relacionada com o resfriamento ou aquecimento de materiais, produtos, líquidos, alimentos, etc.

Com a preocupação acentuada no tocante a conservação de energia, esses permutadores são a primeira opção em muitos casos. Isso porque fornecem o máximo desempenho nas tarefas onde são empreendidos.

Como funciona?

Seu funcionamento se dá por meio de diferentes métodos, sendo eles:

  • Mistura de fluidos;
  • Armazenagem imediata;
  • Separação de fluidos.

Vamos falar sobre cada um deles? Afinal, a aplicação correta de cada sistema é fundamental para que os resultados desejados sejam possíveis.

Vale lembrar que cada desempenho se ajusta a uma demanda industrial, de forma que é importante avaliar seu uso de acordo com a necessidade existente.

No primeiro método mencionado, a troca e mistura de fluidos pode acontecer tanto em um sistema aberto quanto fechado.

Cada um desses fluidos se encontra, no momento da operação, em uma temperatura distinta, de forma que eles são dispostos posteriormente em um mesmo sistema.

Com trocas de calor, chega-se a uma única temperatura, que é o resultado da interação realizada entre os fluidos em questão.

Em especial, quando se trata de manejo de gases, por sua vez, é realizado um armazenamento por meio de um tubo onde, pela mesma passagem, o fluido quente e o fluido frio podem escoar de forma alternada.

Ao passar por esse canal, o fluido quente “deixa” o calor, que fica armazenado nas paredes e no enchimento do aparelho.

Dessa forma, quando o fluido frio passa ali, na etapa seguinte, ele absorve esse calor armazenado.

Já no último método, que acontece por meio de uma parede de alta condutibilidade térmica que separa os fluidos, eles escoam sem contato direto por toda a extensão do trocador e a partir de tubulações diferenciadas.

Existem duas maneiras desse escoamento acontecer: em correntes paralelas (os fluidos são inseridos pelo mesmo lado e o sentido em que fluem é o mesmo, ou o contrário.

Onde são inseridos por lados opostos e fluem em sentido contrário) e em correntes cruzadas (movimentos perpendiculares, muito encontrado em sistemas de refrigeração variados e aquecimento de gases).

Climatizador

São muitos os desempenhos obtidos por meio dos mecanismos de troca e transmissão de calor proporcionados pelos trocadores.

Por isso, muitas pessoas têm optado pelos climatizadores, que apresentam uma performance ainda mais específica e voltada tanto para fins domésticos quanto industriais.

Vale ressaltar que, esse equipamento não refrigera o ambiente, mas funciona como uma espécie de ventilador mais tecnológico e sofisticado.

Isso porque esse tipo de sistema pede a inserção de água, de modo que pode ser colocada água mais gelada de acordo com a necessidade de climatização.

Desse modo, climatizador de ar é utilizado para aliviar o calor por meio de um controle eficaz de temperatura em qualquer ambiente, sem falar que ele oferece a devida umidificação para distintos processos.

Suas principais vantagens são:

  • Melhoria da qualidade do ar;
  • Diminui problemas respiratórios;
  • Perfeito para ambientes secos;
  • Adaptabilidade de espaço;
  • Não é nocivo à saúde;
  • Consome menos energia;
  • Não agride o meio ambiente;
  • Alta portabilidade.

Resfriamento garantido

Recomenda-se variados modelos diferentes de Trocador de calor a placas para atender demandas industriais de diferentes escalas e grandezas.

Nesse contexto, é imprescindível contar com os chillers, pois eles refrigeram a água que será utilizada no arrefecimento do ar de variados produtos, equipamentos e sistemas.

Altamente versátil, eficiente e prático, seu uso é recomendado para vários tipos de estruturas e necessidades.

Por isso, também possui alta aplicabilidade, que vai de acordo com a demanda e o modelo, como no caso de Chiller ar condicionado.

Dessa maneira, alguns dos locais onde esse dispositivo podem ser encontrados são:

  • Aeroportos;
  • Estações de metrô;
  • Pistas de patinação;
  • Indústria de alimentos;
  • Indústria farmacêutica;
  • Telecomunicações;
  • Logística.

O mais indicado, seja qual for o procedimento ou o modelo de trocador empregado, é utilizar sempre equipamentos que conferem o máximo em desempenho de refrigeração.

Possibilitando sucesso nos resultados e garantindo o atendimento das demandas existentes em distintos segmentos da indústria.