Cada vez mais, os níveis de exigência na qualidade do fornecimento de energia eletrica, determinada por órgãos reguladores, aumentam.
Com isso, impactos em decorrência de interrupções bruscas de fornecimento de eletricidade ou oscilações nas tensões fornecidas, podem causar inúmeras falhas transitórias.
Por essa razão, maquinários e equipamentos podem sofrer pequenos danos em seus componentes internos.
Ou seja, manter um equipamento de distribuição de eletricidade adequado, é garantir a vida útil de funcionamento de qualquer tipo de equipamento.
Por conta disso, separamos as melhores alternativas para distribuir eletricidade de maneira correta para qualquer equipamento. Continue a leitura a partir dos demais tópicos.
Painel de comandos elétricos
A ferramenta consiste em um conjunto de componentes elétricos, que tem como principal intuito acionar qualquer máquina que seja controlada por eletricidade.
Geralmente, o sistema do maquinário, como o torno mecânico, por exemplo, é bem complexo. Por isso, é necessária a montagem de painel elétrico.
Em um painel de comando, é possível encontrar dois conjuntos de interligações de uma série de cabos elétricos, conhecidos como comandos e potência.
Os cabos de comando servem para determinar uma lógica exata de funcionamento da máquina que vai ser acionada.
Em contrapartida, o circuito de potência serve para determinar e conduzir as fases de alimentação do equipamento que será controlado.
A montagem do painel pode ser feita de inúmeras maneiras dentro da empresa mas, o importante é buscar por um profissional que tenha qualificação, para oferecer este tipo de serviço.
De acordo com especialistas da área, a montagem pode começar pelo circuito de comandos elétricos, pois facilita a visualização de todos os componentes.
No entanto, a montagem pode ser iniciada pelo circuito de potência, onde os cabos possuem seções transversais maiores, conhecidos como bitola.
Divisão de energia
Para manter o bom funcionamento dos equipamentos, é necessário fazer uso de uma cabine primaria. Em suma, o aparelho gerencia toda a divisão de energia elétrica através de uma ligação para um sistema de recepção.
Dessa maneira, a distribuição de eletricidade ocorre sem nenhum tipo de bloqueio ou queda de tensão. Assim, o equipamento receptor recebe a energia livremente.
Esta que é circulada com qualidade e total funcionamento. Confira algumas vantagens desse tipo de ferramenta de distribuição de energia:
- Fácil instalação;
- Mantém o bom funcionamento das máquinas;
- Não há queda de tensão;
- Proporciona economia;
- Diminui o consumo de energia.
Grandes empresas costumam apresentar um aumento no consumo de energia com o passar do tempo. Com isso, os gastos e prejuízos também aumentam significativamente e, somados, implicam em perda de lucratividade.
Portanto, a cabine primária pode ser usada em diferentes locais da empresa, indústria e até em ambientes domiciliares.
Não importa o segmento, a grande sacada do aparelho é a qualidade da diminuição de custos referentes ao consumo de energia elétrica.
Transformador de energia
Outro equipamento que se faz presente em diferentes equipamentos do dia a dia, justamente para auxiliar a distribuição da mesma, é o transformador.
Na prática, o equipamento pode ser aplicada diretamente nas instalações elétricas, bem como nos equipamentos, que funcionam por meio de eletricidade.
Cabe destacar que, para garantir a segurança de quem transita no local de instalação e a eficiência do transformador, a unidade emissora de energia precisa possuir tensão relativamente baixa.
Em contrapartida, quando a energia elétrica é transmitida da usina geradora, até as residências e empresas, prefere-se que seja trabalhada em uma corrente elétrica baixa.
Para que a tensão e distribuição sejam bastante altas, por isso o nome “transformador”, pois o equipamento eleva a tensão.
Entre os mais utilizados no setor industrial e fabril, o transformador 300 kva é um dos mais potentes e pode ser instalados diretamente no poste, no piso e subestações.
No entanto, o cliente deve solicitar que o equipamento seja preparado para cada tipo de aplicação. Sendo assim, o projetista ou engenheiro responsável pela instalação precisa fazer o dimensionamento do local.
Este de acordo com os mecanismos do aparelho que ali será colocado. Em caso de instalação no piso, é preciso constatar se o local está devidamente nivelado e se as fundações estão resistentes.
No geral, os transformadores contam com rodas, para auxiliar na mobilidade do equipamento. O transformador é formado basicamente por duas bobinas.
Estas que possuem alguns números de espiras, que são enroladas em um núcleo metalizado. O enrolamento primário fica ligado por um gerador de corrente alternada, uma vez que o enrolamento secundário está devidamente ligado a uma resistência.
Afinal, qual o melhor equipamento para distribuir energia?
Levando em consideração todas as informações mencionadas neste artigo, basta fazer uma breve pesquisa e escolher a melhor opção.
De acordo com o objetivo e necessidades do local onde o distribuidor será instalado. Sendo assim, a segurança, economia e autonomia de uso poderá ser garantida.