A disponibilidade de diferentes modelos de abastecimento energético para o setor industrial demonstra que esse é um assunto que pode ter diversos debates e argumentações.
A energia elétrica é uma possibilidade com diversas aplicações, assim como o uso de equipamentos sustentáveis, que se aproveitam do vento e da luz solar.
Com a facilidade de instalação e o baixo custo envolvido na aplicação de equipamentos movidos a gás combustível, muitas fábricas e indústrias optam por esse elemento como forma de energia.
O projeto de montagem e instalação industrial desenvolve ambientes seguros e com todas as normas de regulamentação propostas por conselhos de classe profissionais, sindicatos e da própria ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Fornecedores com sistema integrado e seguro
O zoneamento industrial dos municípios têm proporcionado a criação de condomínios com características próprias para fábricas e indústrias. Dessa forma, é possível encontrar diferentes modelos de abastecimento energético, como eletricidade e gás natural tubular.
Tudo dependerá da finalidade empresarial, da presença de queimadores industriais e outros modelos de máquinas e ferramentas que se utilizam desse combustível para a transformação de matéria-prima em produto final de qualidade, com toda a eficiência e praticidade propostos desde o início da montagem.
Assim como as concessionárias públicas e particulares de energia elétrica, o mercado também conta com distribuidor de gás que pode ser feito por meio dos encanamentos presentes no condomínio ou então por meio de cilindros próprios para o cenário industrial.
Resfriamento mantém equipamentos em funcionamento
As indústrias possuem muitas máquinas, ferramentas e até mesmo veículos que se aproveitam da presença do gás em seu ambiente, como uma forma de se aproveitar de um produto natural e muito importante para a fabricação e movimentação de produtos e cargas.
Em alguns processos é preciso que seja adaptado um transferidor de gas para o ambiente industrial, adaptando às necessidades específicas quando estas se apresentam. Um caso específico, por exemplo, é o uso de empilhadeiras no setor de logística.
Esses veículos adaptados possuem menor gasto de combustível, além de emissão de gases poluentes em menor quantidade, quando comparado com o diesel ou a gasolina.
Para o resfriamento das chaminés com lavadores de gases, a presença de um eliminador de gotas em polipropileno é ideal, pois garante a retenção de líquidos sem afetar a estrutura.
Sistemas de segurança atendem de forma automática
O risco proporcionado por ambientes que são abastecidos ou trabalham com gás inflamável é alto e, por isso mesmo, os sistemas de segurança devem ser eficientes e devem ser acionados de maneira automática, assim que necessário.
Um projeto de montagem industrial prevê esse tipo de situação, já que muitos maquinários trabalham com o abastecimento de gás de origem fóssil, como o petróleo.
A movimentação ocorre a partir de uma bomba centrífuga inox com o abastecimento dos gases por meio de tubulações adaptadas aos equipamentos e máquinas industriais relacionados às linhas de produção.
Para garantir a eficiência no ambiente de trabalho, é preciso que o desenvolvimento do projeto seja adequado à finalidade da empresa, garantindo a segurança patrimonial e dos operadores de fábrica.
Por isso, os setores responsáveis devem estar atentos a alguns pontos, como:
- Local adequado de instalação;
- Verificar a pressão utilizada;
- Volume de vazão;
- Sistema de operação.
A viscosidade e a densidade dos fluidos também influenciam no transporte dos elementos. No caso dos gases, o grau de temperatura e a pressão empregada no sistema deve ser controlado de maneira adequada para garantir fluidez no abastecimento.
A segurança também está presente em um sistema de combate a incêndio, com uma bomba dagua centrifuga disponível para equipamentos como mangueiras, hidrantes e sprinklers instalados nos ambientes industriais.
Esse equipamento é ideal para a captação de água em poços, cisternas ou caixas d’água e disponibilizar em pontos estratégicos de acordo com o projeto de segurança e combate a incêndio, principalmente, em locais com alta concentração de gás inflamável.
Energia sustentável passa a ser uma possibilidade
Vale lembrar que algumas empresas estão implementando a economia verde em seus ambientes de trabalho. Mesmo que de forma tímida, a energia eólica e a energia solar já estão chegando em fábricas e indústrias, mesmo que seja para projetos pontuais ou linhas de produção específicas.
Isso não dispensa o uso de energia elétrica e o abastecimento de máquinas e equipamentos com gases com excelente eficiência energética.
Os custos são baixos e os níveis de poluição já foram estabelecidos e normatizados, com monitoramento constante de agentes públicos e organizações não governamentais.