Uma indústria é composta por diversos tipos de processos e um dos processos mais importantes é a usinagem de peças. A usinagem consiste em um processo de fabricação de peças em que o excesso de material é retirado de modo que o acabamento ajude na definição do produto final.
Há muitas formas de fazer os processos de usinagem, principalmente, porque cada peça exige uma forma específica de forma.
A usinagem por definição é usado para moldagem de peças metálicas, porém, há outros processos de moldagem de peças, nas peças metálicas, esse procedimento é chamado de injeção de plastico.
No decorrer desse artigo iremos falar sobre os principais tipos de usinagem de metais e sobre o funcionamento da injeção de plástico.
Tipos de usinagem
Dentro dos processos de usinagem de peças metálicas temos aqueles que são definidos como métodos convencionais e os chamados métodos não convencionais.
Assim, iremos tratar abaixo dos serviços de usinagem CNC e manual (convencionais) e dos serviços não convencionais como a usinagem à laser.
Dentro da usinagem convencional temos alguns tipos principais: torneamento e fresamento.
1. Torneamento
O torneamento é um dos principais tipos de usinagem utilizados e é feito com auxílio de uma máquina conhecida como torno.
O torno é uma máquina que tem um eixo que gira a peça e então o torneiro utilizam lâminas ou outras ferramentas de modo a cortar e raspar as áreas necessárias.
Os tornos podem ser encontrados de forma manual ou então em centro de usinagem CNC. O CNC é o controlador numérico computadorizado, em que toda a operação do torno é de forma automática.
O processo de torneamento é usado tanto na parte externa como na parte interna, sendo esse último para moldar tubos.
2. Fresamento
O fresamento é um procedimento de usinagem que utiliza cortadores rotativos para que a remoção do material ocorra. O fresamento é feito com o uso da fresadora.
A fresadora possui uma mesa móvel em que o material é montado, assim, a fresa é estacionária, de modo que é a peça que incide sobre o material cortante.
Algumas operações são possíveis com o uso do fresamento como:
- Aplainamento;
- Rebatimento;
- Fundição;
- Corte.
Há também diferentes tipos de fresadoras sendo elas: fresadoras manuais, fresadoras planas, fresadoras universais e fresadoras universais.
Dentro das usinagens não convencionais podemos citar alguns procedimentos como:
1. Usinagem à laser
A usinagem à laser é um dos processos não convencionais mais utilizados dentro do mercado industrial. É um processo térmico que ocorre por meio da emissão de um feixe de luz de alta potência, conhecido como laser.
Por conta de ser um feixe de alta temperatura a usinagem à laser é usado em aplicações bastante específicas, como para realização de certas peças e ferramentas com geometrias específicas.
2. Usinagem por jato d’água
A usinagem por jato d’água é um método de usinagem alternativo utilizado em perfis metálicos.
É perfeito pois permite que haja um corte preciso e bastante limpo, pois é um processo frio, diferentemente do laser, que utiliza feixe em alta temperatura.
Injeção de plástico
Além da usinagem para a moldagem de peças existe também o processo de injeção de plástico. As empresas de injeção plastica SP possuem uma metodologia própria para assegurar que as peças de plástico funcionem de forma adequada.
Abaixo entenderemos melhor sobre o procedimento de molde de injeção.
Entendendo o processo de injeção
O processo de injeção plástica compreende um procedimento que ocorre com o auxílio de uma injetora. Essa injetora coloca o material dentro de um molde que passa por um ciclo, de resfriamento e retirada do molde para então formar a peça.
A primeira fase do processo de injeção é o derretimento da matéria-prima, que é um polímero. O polímero é a matéria-prima para o plástico. Esse derretimento então é injetado em um molde que é feito de metal.
Depois de injetado o molde é fechado, ocorre o resfriamento e depois o molde é aberto retirando o molde.
As empresas de injeção plástica acompanham todo o processo para que as temperaturas estejam corretas, não prejudicando o derretimento do polímero.
Assim, vimos que existem diversos tipos de moldagem de peças e ferramentas, que é a usinagem e a injeção de plástico. Esses procedimentos permitem que a indústria desenvolva seus processos de forma eficiente e produtiva.