O aço é um produto que está diretamente ligado ao desenvolvimento industrial e arquitetônico.
Os diversos tipos de aço são empregados na fabricação de produtos como eletrodomésticos, veículos, aparelhos eletrônicos, materiais de construção e a maioria dos utensílios que usamos diariamente.
Dependendo da sua finalidade, deve-se empregar um tipo de aço específico cujas características atendem às exigências do produto e do processo de fabricação.
Conhecendo os principais tipos de aço e suas aplicações
O tipo de aço mais utilizado para ferramentas de corte é o Aço vnd, uma vez que ele faz parte do segmento de aços especiais.
Fabricado segundo rigorosas normas técnicas para atingir um alto grau de qualidade e para que atenda da melhor forma possível às necessidades de sua ferramenta, aumentando a produtividade e diminuindo os gastos com a manutenção.
Suas principais características são a elevada dureza e alta resistência ao desgaste. Sua dureza superficial, nas condições temperada e revenida, pode chegar a 64 HRc (sistema de medição de dureza).
Outra vantagem é a versatilidade de formatos, pois ele pode ser encontrado em diversas medidas de barras e blocos, e ainda é possível comprar peças de aço feitas sob medida, cortadas de acordo com as especificações de cada um.
Os tipos de ferramentas mais encontradas de Aço VND:
- Facas para corte de papel;
- Machos;
- Cossinetes;
- Brochas;
- Punções;
- Pinos de guia;
- Matrizes;
- Réguas;
- Instrumentos de medição.
Muito utilizada no mundo industrial, a Barra de Aço 1020 possui uma elevada qualidade, baixo carbono, além de apresentar fácil usabilidade, alta tenacidade e baixa dureza, sendo muito aplicada na mecânica em geral, por ter um baixo custo.
O ponto negativo, é que o aço 1020 não pode ser temperado e beneficiado, portanto é importante verificar as vantagens e desvantagens da barra de aço.
A nomenclatura “aço 1020” indica que ele pertence ao grupo dos aços parecidos ao carbono, que é um material muito maleável, fácil de ser forjado, soldado e usinado.
A força tênsil da barra de aço, em geral alterna entre 410 a 790 micropascal, e essa medida simboliza, exatamente, a carga máxima que o material é capaz de resistir sem quebrar.
Geralmente ele é utilizado em:
- Parafusos;
- Pregos;
- Eixos;
- Chapas de automóveis;
- Peças rosqueadas;
- Barras laminadas.
Você sabe o que é cabo de aço?
O Cabo de aço encapado é um tipo ideal para demandas que exigem alta resistência, qualidade e segurança.
O processo de produção é muito rígido e é necessário uma matéria-prima de qualidade, para que o resultado final desse processo seja um produto de alto padrão.
Devido à sua característica técnica, o cabo de aço encapado é um elemento que pode atender diversos setores industriais.
A elevada estabilidade estrutural e resistência à fadiga e ao amassamento do cabo de aço, o livram de manutenção constante, gerando, consequentemente, maior vida útil e durabilidade ao consumidor.
É formado por uma camada externa de proteção plástica, em geral, de PVC ou de nylon, o que compõe uma proteção maior contra meios corrosivos.
Sua formação é através de fios de aço, obtidos por um procedimento de esticamento, chamado de trefilação.
O conjunto desses fios forma uma perna, sendo que esta é apenas uma parte do cabo, pois o conjunto delas é novamente trançado em volta de uma alma de fibra ou aço, formando então, o cabo final.
O cabo de aço revestido em PVC possui uma grande eficiência no que diz respeito à proteção em ambientes com maior possibilidade de corrosão, sendo muito utilizados em locais como: pesca esportiva e comercial, lustres e luminárias, sustentação de banners, elementos para comunicação visual, artigos de decoração, componente para máquinas e equipamentos, sondas médicas, varais domésticos e entre muitos outros.
Já o cabo de aço revestido em nylon possui maior resistência à abrasão e é muito utilizado em equipamentos de academia, correias transportadoras, empresas automobilísticas, abatedouros, dentre muitos outros locais.
O custo-benefício do cabo de aço revestido com nylon é o melhor dentre os tipos, pois é um cabo que pode ser fabricado em grandes quantidades e com um valor mais acessível, sendo possível a sua utilização nas mais diversas aplicações, sem ter um impacto grande no orçamento de uma empresa ou de um estabelecimento comercial.
Algumas vantagens do cabo de aço encapado são:
- Resistência a aplicações sob efeito de maresia e oxidação;
- É um componente com alta durabilidade;
- Pode ser utilizado em demandas internas e externas;
- Pode ser desenvolvido em diversas cores;
- O cabo de aço encapado é muito flexível.