Há produtos que são fundamentais na indústria do qual dispomos de pouco conhecimento deles, alguns vemos em vídeos explicativos ou filmes mas nunca tivemos um contato efetivo com eles.
É o caso da esteira de triagem que pode ser utilizada em diversos setores da indústria e comércio.
Se trata de um equipamento para separação de materiais muito utilizada no segmento de materiais reciclados, esse dispositivo de movimentação, confere rapidez e produtividade na linha de produção.
Elas compõem um maquinário indispensável dentro de um dos setores que mais cresce dentro do país, o de reciclagem.
Mas nada disso funciona sem o uso de energia elétrica
Para chegar em nossas tomadas a energia passa por diversos caminhos onde é filtrada para ter a tensão ideal quando entregue para o consumidor final, mesmo assim ainda podem acontecer variação de tensão na rede o que pode danificar os equipamentos.
Nesses casos, é necessário a utilização de um Barramento para disjuntor.
Eles são parte integrante dos sistemas presentes em painéis elétricos e possibilitam uma série de vantagens que tornam o seu uso indispensável para indústrias e estabelecimentos comerciais, mesmo assim é recomendado sempre contar com profissionais especializados para evitar que ocorra qualquer tipo de problemas no momento de realizar a sua instalação.
O barramento é fabricado de acordo com as normas técnicas criadas para garantir que o seu funcionamento seja adequado, dando total segurança a rede elétrica evitando o desgaste do maquinário de grande porte utilizado na indústria.
Ainda falando em energia elétrica, outra fonte de energia muito utilizada em diversos produtos e aparelhos, é a bateria recarregável.
Encontramos hoje em dia com o avanço das tecnologias diversos tipos e modelos, um muito interessante é a bateria inteligente, que trabalha junto ao Carregador inteligente, que utiliza um pequeno chip CMOS para monitorar e gerenciar o estado de carga e o estado de saúde das baterias equipadas com um chip semelhante.
Este recurso permite que as baterias possam carregar sem que você fique de olho nelas e sem o medo de que elas super aqueçam.
O procedimento de carregamento dessas baterias em que ocorre tipicamente em três fases.
Na primeira fase, de corrente constante, é despejada uma grande quantidade de tensão e corrente na bateria, na segunda fase o carregador reduz a corrente mas mantém a tensão e por fim uma carga lenta é destinada para assegurar que a capacidade seja mantida em até 100% e não passe disso.
O que é necessário para montar um galpão industrial de armazenamento, quais as suas características básicas?
Quando pensamos em toda a estrutura de um galpão de armazenamento, devemos levar em conta diversos pontos em sua montagem.
Dentro de um depósito de armazenamento, para se controlar tanto o acervo quanto a circulação necessárias para preparar e empilhar as mercadorias, muitas coisas devem ser consideradas.
Entenda algumas dessas características essenciais para manter a qualidade da sua planta:
- Pé direito, deve ser alto para proporcionar uma boa ventilação, o ideal é que ele tenha um pé direito de dez a quinze metros livres para armazenamento, atendendo assim a acomodação das mercadorias empilhadas.
- Piso resistente, o nível de carga e a circulação, exige que o piso do galpão suporte as mercadorias armazenadas sem rachar ou correr risco de desmoronamento.
- Iluminação, possibilita a melhor visualização de todas as mercadorias armazenadas e atividades a serem realizadas no ambiente.
- Cross-docking, permite que as mercadorias cheguem por um lado e retiradas por outro, diminuindo o tempo de circulação dos itens.
- Área de pátio, relacionada com o número de docas instaladas e o acesso para as carretas, entre outras facilidades possíveis.
- Sistema de combate a incêndios, para oferecer uma maior proteção dos produtos e maquinário.
Instalação elétrica, saiba como fazer corretamente as ligações de energia em um galpão industrial evitando sobrecargas
Para iniciar a instalação elétrica na planta devemos primeiro fazer a conexão com a energia principal do local, depois disso, será necessário abrir uma valeta onde irá passar um eletroduto com fios e cabos eletricos.
Após esse processo deve-se instalar uma caixa de junção na área da casa que fornece a energia. As caixas de junção normalmente contam com terminais que são distinguidos por cores basta apenas seguir as orientações.
Em seguida Faça os furos necessários para instalar as tomadas e luminárias, ou qualquer outro fio que siga de um lado para o outro.
Faça a montagem das caixas para tomadas e interruptores, os disjuntores precisam ser testados depois da instalação, e devidamente encaixados para evitar qualquer falha na caixa.
Existe um tipo de disjuntor dr que ao detectar fuga de corrente desliga o circuito imediatamente evitando choque elétrico por contato direto ou indireto.
Seguindo todas as normas de segurança e as etapas do projeto você terá um ambiente apropriado para realizar as tarefas da sua empresa.