Equipamentos de lavagem em indústrias já se tornaram usuais, seja devido a exigências legais de conservação ambiental, seja como fator de conforto para clientes, pessoal administrativo, operários.
E mesmo vizinhos (pessoas físicas ou jurídicas) estabelecidos nas redondezas, não esquecendo os requisitos técnicos para os processos que geram lucros para a empresa.
1) Lavador de gases industriais
A lavagem de gases tem se tornando uma exigência legal há vários anos, como método de redução de poluição. Talvez apenas uma parte da população suspeite que determinadas emissões sejam altamente nocivas ao ambiente e à saúde.
Além de líquidos micropulverizados, encontrados nos gases gerados durante a queima de combustíveis, em motores a explosão interna, muitos gases provenientes de processo químicos, contêm micropartículas em suspensão.
Todos esses corpúsculos, flutuando no ar a que a população está sujeita a ser exposta, podem acabar sendo inalados. Existe uma alta probabilidade de retenção dos mesmos, nos alvéolos pulmonares.
Bloqueando o intercâmbio de Oxigênio com o gás Carbônico, encurtando o fôlego e deteriorando os tecidos pulmonares e são motivo mais que suficiente para se instalar o lavador de gases industriais.
A deterioração pode ser temporária, caso a vítima tenha a felicidade de expelir as partículas por exalação e não traga seqüelas para outros órgãos, supondo que o paciente não padeça de doenças pulmonares.
O risco é igualmente extensível a animais domésticos, silvestres e à biosfera em geral. Não bastasse o exposto, existe a exigência legal da remoção dos cheiros de gases.
Provenientes de processamento de alimentos e a remoção de gorduras em suspensão nos vapores elevados de cocção (ato de cozinhar) de alimentos, que potencializam problemas de higiene pública e fatores provocadores de zoonoses.
Explica-se: os referidos vapores tendem a se condensar ao fazer contato com superfícies frias, como vidraças, esquadrias, lajes e mármores.
O odor proveniente desses acúmulos orgânicos, é suficiente para atrair insetos nocivos, que podem espalhar contaminações na redondeza. Problemas como esses, sujeitam as indústrias e entidades que os produzem, a pesadas multas.
O indiciamento pode ser resultado de inspeções do Ministério do Meio Ambiente, da Cetesb ou do Ibama, entre outros.
1.1) Finalidades do lavadores de gases
Os tipos de lavadores de gases são definidos pela finalidade:
- Remoção de líquidos micropulverizados;
- Remoção de micropartículas em suspensão;
- Remoção de odores resultantes de biodigestão e/ou processamento de materiais orgânicos;
- Remoção de vapores gordurosos, presentes em gases evolados durante a cocção (ato de cozinhar) de alimentos.
2) Lavadora de alta pressão
O uso da melhor lavadora de alta pressão é um recurso usado para higienização de ambientes e equipamentos.
A remoção de poeira e outros, é importante para o conforto de funcionários, para otimização do visual do ambiente, além de assegurar a higiene na manipulação dos utensílios e equipamentos.
Aumenta a segurança no trafegar, reduzindo riscos de escorregões, no caso de pessoas e de derrapagens, no caso de veículos.
Projetada para economia de água, a lavadora de alta pressão economiza tempo e esforço.
Em locais de processamento de tecnologia, a remoção de poeira é primordial, para não mencionar que é o primeiro passo, quando o objetivo tecnológico exige ambientes extra-limpos.
Importante na extração de incrustações, a lavagem sob alta pressão remove fatores de contaminação, que se acumulam em rejuntes e fendas.
Equipamentos e veículos são também higienizados com vantagens, com a remoção de graxas e óleos espirrados ou acumulados. Por isso a importância de uma lavadora de alta pressão wap e outras marcas.
3) Lavagem de peças
A lavagem de peças é parte integrante de processos mecânicos, em moldagem, estampagem, usinagem e fresagem. A remoção pode visar desde desmoldantes, até lubrificantes (graxa ou óleo).
Passando por álcool, frequentemente usado pelos operadores para esfriar as peças durante a usinagem e a perfuração.
Utilizando processo de lavagem por aspersão de água quente, uma lavadora de peças pode acomodar os componentes por lavar sobre uma grelha ou em cesto giratório.
Mirando em salubridade ambiental, o sistema deve incluir separador/decantador de oleosidade e graxa, além de coletor de névoa, o que evita propagação de lubrificante micropartículado.
A secagem tipicamente se inicia por jato de ar comprimido, prosseguindo através de resistências elétricas ou radiador térmico a gás.
Todo o processo é passível de controle automático, proporcionando compensação de nível de água, monitoração da secagem e o acompanhamento da duração de cada fase.