O setor da indústria química serve, ao final de suas produções, a diversos outros setores como o petroquímico, o farmacêutico, o agroquímico e outros.
O trabalho da indústria química em si é, por meio de equipamentos com tecnologia de ponta e com a prestação de serviços por uma equipe altamente qualificada, realizar processos químicos que transformarão diversos materiais em diferentes estados.
Alguns exemplos de processos químicos comuns nas indústrias são as reações que têm por finalidade a formação de substâncias novas, a separação dos elementos químicos de acordo com suas propriedades físicas, como a solubilidade, ou propriedades químicas, como a quantidade de íons que compõem os átomos e, ainda, envolve procedimentos como a destilação de substâncias.
Embora quando aprofundados os temas relacionados ao setor químico possam parecer complicados de serem entendidos, logo abaixo, ao decorrer do texto, você poderá conhecer mais sobre algumas substâncias químicas e tipos de misturas presentes no dia a dia da maior parte dos brasileiros. Confira!
Fluoreto de sódio para fabricação de produtos odontológicos
Cuidar da saúde dos dentes é muito importante para prevenir doenças. Embora pouco conhecido entre os leigos, o fluoreto de sódio está presente no dia a dia de todos os que se preocupam com a saúde bucal e a conservação de dentes brancos e limpos por meio da escovação com creme dental.
Já deu para perceber que o fluoreto de sódio atua no combate às cáries, não é mesmo?
Para entender exatamente como isso ocorre, você precisa saber que os açúcares provenientes de diversos alimentos, quando acumulados nos dentes por certo tempo, sofrem com a ação de bactérias que irão realizar a sua fermentação. Esse processo provoca dano no esmalte e na estrutura completa do dente ao longo dos anos.
No entanto, para fortalecer o esmalte dos dentes, fazendo com que ele apresente maior resistência às bactérias, o fluoreto de sódio presente em cremes dentais e em enxaguantes bucais adere ao esmalte do dente, protegendo-o por meio de uma substância chamada fluorapatita.
Em algumas estações de tratamento de água, durante as etapas finais, também pode haver o acréscimo do fluoreto de sódio diretamente na água própria para consumo – essa medida é uma forma de garantir a higiene coletiva e, portanto, a saúde da população.
Outras aplicações do fluoreto de sódio:
- Esmaltagem em cerâmica;
- Inseticida contra barata e outros insetos;
- Diferentes tipos de vidrarias;
- Para fins farmacêuticos;
- Excelente conservador de madeiras;
- Entre outros usos.
Dióxido de titânio como filtro de água
Quando se fala em tratamento de água potável, o dióxido de titânio é um elemento químico que atua como filtro, fazendo com que a água, antes não própria para consumo, torne-se uma água potável.
A grande procura por dióxido de titânio onde comprar se deve ao fato deste tipo de filtro para água ser eficiente, seguro e, ainda, possuir baixo custo. O principal objetivo do dióxido de titânio é evitar a passagem de contaminantes ao fazer a filtragem da água.
Outras aplicações do dióxido de titânio
Os elementos químicos, por vezes, possuem inúmeras aplicações, devido à versatilidade em suas combinações e aos processos internos de uma indústria química que permitem que o mesmo elemento seja utilizado para diferentes fins.
O dióxido de titânio, por exemplo, ao ser exposto ao sol, permite que o hidrogênio, presente na fórmula da água (H2O), seja separado do oxigênio e utilizado como combustível em fábricas. Esse mesmo elemento químico ainda pode ser encontrado em corantes alimentares e tintas para pintura.
Engenharia de materiais de segurança: importância
Para que durante o dia a dia dos diversos setores que lidam com produtos químicos se possa ter segurança tanto para a equipe como para o local de trabalho, é extremamente importante seguir as orientações realizadas pela equipe de segurança do trabalho, principalmente quanto aos tipos de materiais corretos para armazenagem de produtos químicos.
Tanque de polipropileno: armazenamento
Os recipientes como tanque de polipropileno e galões que armazenam ácidos orgânicos, ácidos inorgânicos fracos, solventes e soluções alcalinas devem ser armazenados em recipientes fabricados em material estéril. ( tanques de armazenamento).
A razão para essa recomendação é que esses tipos de materiais, assim como o polipropileno, são resistentes aos ambientes adversos e que possam causar agressão ao tanque se não for composto de materiais estéreis.