Atualmente, a população, de modo geral, depende da eletricidade para realizar uma série de atividades em seu cotidiano.
Afinal de contas, sem ela, boa parte dos equipamentos usados no cotidiano não funcionariam, e tampouco haveria iluminação nas ruas nem em edifícios.
Por conta disso, as redes de distribuição de energia elétrica costumam ser projetadas de modo a minimizar os transtornos causados por eventuais problemas.
Isso, contudo, não significa que elas sejam indestrutíveis: eventualmente, pode haver interrupções nos serviços, por diversos motivos.
A boa notícia é que existe uma máquina que é capaz de suprir as necessidades elétricas tanto de residências quanto de indústrias quando isso acontecer: o gerador.
Apesar disso, nem todas as pessoas sabem que podem contar com esse equipamento em suas casas e em seus negócios, o que, por sua vez, faz com que elas tenham que arcar com os transtornos da interrupção do fornecimento de energia.
Quer aprender mais sobre esse equipamento? Então continue lendo e confira as respostas para algumas das perguntas mais frequentes a respeito dele:
O que é um gerador?
Os geradores eletricos nada mais são de equipamentos que produzem energia elétrica por meio de uma fonte alternativa.
Eles podem tanto ser acionados de modo manual quando houver interrupção na distribuição de eletricidade quanto programados para que entrem em ação automaticamente quando houver algum problema na rede regular.
Deste modo, ele é capaz de suprir todas as necessidades energéticas do local até que a situação se regularize.
Por mais útil que esse item seja, antes de comprá-lo é preciso ter em mente que existem diversos modelos no mercado, e que cada um deles funciona de uma forma diferente. Veremos isso mais detalhadamente a seguir.
Quais tipos de geradores existem?
Os geradores somente podem gerar energia elétrica pois trabalham com fontes alternativas para fazer a sua produção e transferencia para a estrutura do imóvel em questão.
Entre as possibilidades para tal, estão:
-
Energia mecânica;
-
Diesel;
-
Gás;
-
Luz do sol.
Cada um deles é adequado para quem tem prioridades diferentes. Por exemplo: o modelo luminoso é o mais indicado para quem se preocupa com a sustentabilidade de suas atividades, já que ele produz eletricidade a partir da luz do sol.
Sob esse ponto de vista, os geradores a diesel são os menos indicados, já que produzem gases tóxicos durante o seu funcionamento.
Como o gerador funciona?
Ao procurar por empresas de geradores em sp para comprar ou alugar um aparato do tipo para a sua casa ou estabelecimento comercial, você se deparará com vários modelos.
Assim, é preciso ter em mente que, por mais que o princípio do funcionamento de todos seja o mesmo (produzir energia elétrica através de alguma fonte alternativa), cada um dos tipos de geradores o faz de uma maneira diferente.
Por exemplo: os modelos que funcionam com combustíveis fósseis, como o diesel, fazem sua queima, nos mesmos moldes que um automóvel.
A partir disso, eles se aproveitam do calor, para que, em seguida, os componentes pertinentes em seu interior o convertam em eletricidade. Já no caso dos luminosos, o aparato conta com peças que transformam a luz do sol em energia elétrica.
Geradores precisam de manutenção?
Geradores, assim como todos os demais equipamentos usados na indústria, são projetados para que tenham uma vida útil tão longa quanto possível.
Apesar disso, é natural que os seus componentes se desgastem depois de determinado período de uso, o que, por sua vez, tende a causar problemas em seu funcionamento.
Felizmente, isso tem solução: basta investir na manutenção de geradores de energia. De acordo com especialistas, ela deve ser preferencialmente preventiva, feita antes que o equipamento dê qualquer sinal de problemas. Assim, é possível resolvê-los antes que se tornem aparentes.
É possível alugar um gerador?
Se você pretende contar com geradores em sua casa ou empresa, mas não pode arcar com o custo, nem tudo está perdido: ainda é possível optar pelo aluguel da máquina.
Desse modo, paga-se apenas um valor referente ao período durante o qual ele for utilizado, além de toda a manutenção e substituições em caso de defeitos ficarem por conta da empresa fornecedora.
Para se obter melhores resultados, recomenda-se a sua conexão ao quadro de transferência automática gerador, de modo que o aparato comece a funcionar automaticamente em caso de interrupção no fluxo de energia da rede de distribuição regular.