O meio industrial é muito amplo. São diversos setores e âmbitos que trabalham para fornecer a produção dos mais variados itens, compondo assim, toda a máquina capitalista que conhecemos hoje.

Toda essa diversidade, trabalha em sincronia e auxílio, ou seja, cada peça que se encontra neste meio, possui uma alta importância, para sua função, e também para outras que são desenvolvidas por outros equipamentos.

Esse cenário desencadeia a existência de uma diversidade de peças, como a valvula solenoide, flanges ou mesmo rolamentos, estes que trabalham no meio industrial para desempenhar algumas funções para qual elas foram desenvolvidas.

Entender melhor sobre o funcionamento e a aplicação de cada uma dessas peças se dá de modo fundamental para que se possa analisar com precisão, detalhes a respeito do funcionamento delas, podendo assim entender os tipos mais adequados para determinadas funções, a necessidade da realização de manutenções, trocas e dentre outras questões que apenas com o conhecimento se pode ter.

Pensando dentro deste espectro, nós elaboramos aqui este texto, contendo algumas informações acerca da constituição e da aplicação de alguns itens e peças em específico, este que possuem uma fundamental participação em diversos setores da indústria.

Desta forma, eu aconselho e convido-lhe para que permaneça aqui, lendo e compreenda os pormenores acerca de três tipos de peças industriais.

Flange sobreposto

O flange é um tipo específico de junta com aplicação industrial, sendo importante para o setor de conexões e válvulas, tendo como principal função a conexão entre duas peças em tubulações distintas. Existem alguns tipos de flanges no mercado, como o Flange sobreposto.

A conexão deste tipo de flange é comumente feita por parafusos com montagem em pares, para que esta possa ter uma vedação eficiente, ocorrendo pela força de compressão entre duas peças.

Sendo fabricado com especificações corretas e aplicação seguindo as devidas normas e padrões pré-estipulados, o flange sobreposto visa garantir que haja uma facilidade de conexões com equipamentos diversificados, inclusive de fabricantes distintos.

Desse modo, oferece um excelente custo-benefício na montagem de tubulações, já que o flange sobreposto permite assim que a montagem e desmontagem seja realizada com a devida frequência.

Desta forma, a principal característica do flange sobreposto é a devida capacidade de poder deslizar sobre a tubulação em questão.

Por ser um tipo de peça de alta pressão, ela pode ser devidamente utilizada em condições diversas, com temperaturas distintas, porém com pressão moderada ou baixa.

O flange do tipo sobreposto não realiza a ligação direta de conexões dos tubos, pois a sua instalação exige que se use solta internamente como externamente na peça.

Válvula esfera bipartida

Valvula esfera bipartida é construída com duas partes: um corpo e uma tampa. Este instrumento é utilizado como bloqueio de fluxo, sendo indicado em condições de uso muito severas.

A válvula realiza a redução do alto torque de operação, e desta forma, evita danos ao equipamento, acionamento por tubo, além de haste à prova de expulsão, devidamente fornecida com trava para cadeados.

Seu nome provém ao obturador em formato de esfera que ela possui em seu interior, essa esfera possui uma forma cilíndrica e, dependendo da posição, permite o fluxo do fluido ou interrompe a passagem. Trabalham como o registro de gaveta, porém em condições mais extremas e que exigem um desempenho maior.

Muito utilizada em tubulações de vapor e também em fluídos inflamáveis, do tipo fire safe, as válvulas esfera bipartida oferecem vedação mesmo  em temperaturas altíssimas, isto porque possui um tipo de vedação secundária, esta que impede o escape do fluido.

São confeccionados de acordo com o tipo de fluido em que atuarão, deste modo, é possível encontrá-las em uma série de materiais, como:

  • Aço carbono;
  • Aço inox;
  • Liga;
  • Bronze;
  • Polipropileno e dentre outros.

Rolamento axial

O rolamento axial é um tipo de rolamento projetado para que se possa suportar as denominadas cargas axiais, trabalhando deste modo para que se ofereça resistência às cargas de alto impacto nas mais diversas situações. A força axial é aquelas que se dissipa ao longo de um eixo central.

Ao utilizar um rolamento axial, a vida útil do equipamento é ampliada. É utilizado basicamente para reduzir o atrito, o que aumenta a capacidade de carga e rotação. Ao reduzir o atrito, é possível ampliar a durabilidade do equipamento.

Enfim, podemos conhecer um pouco mais acerca de determinados tipos de peças que são aplicadas no âmbito industrial.

E todas elas, como a valvula de pressão, rolamentos e dentre outras peças, trabalham de modo a oferecer o melhor suporte para a produção industrial.