Uma indústria possui diversos processos, máquinas, equipamentos, ferramentas e muitos outros elementos que compõem as aplicações industriais.
Todos esses procedimentos e equipamentos industriais servem para que a produção seja feita com alta qualidade, eficiência e rapidez, aumentando os lucros, diminuindo os prejuízos e evitando falhas.
Mas dentro da indústria, muitos gestores se preocupam apenas com as grandes máquinas e seu potencial de produção, entretanto, não é somente de grande máquinas que se faz uma empresa. Mas também de pequenos elementos que fazem a diferença em sua totalidade.
Um desses equipamentos são os cabos. Existem diversos tipos de cabos e cada um usado para uma necessidade específica, são eles:
- Cabos encapados;
- Cabo coaxial;
- Cabos de aço;
- Cabos de informática e outros.
- Esses cabos são importantes para os processos industriais. Este texto tem como objetivo explanar os tipos de cabos usados na indústria.
Tipos de cabos
Existem diversos tipos de cabos que são usados pela indústria e por diversos outros tipos de processos.
Cabo de PVC
São cabos sólidos e econômicos e seu uso é sempre voltado para áreas sujeitas a impactos mecânicos moderados, muito usados no setor de alimentos. A força desse cabo mecanicamente é média e tem resistência a diferentes agentes químicos.
Cabo PUR
Os cabos em PUR (poliuretano) têm diversas características como:
- Flexibilidade;
- Resistência;
- Alta robustez mecânica;
- Durável.
Esses tipos de cabos possuem uma ótima aplicação para lugares sujeitos a corrosão e ao desgaste. Seu uso está mais voltado à fabricação de máquinas, linhas de montagem e linhas de produção.
Cabo coaxial blindado
O cabo coaxial blindado, diferente dos outros tipos de cabos acima, é um cabo condutor usado para fazer a transmissão de sinais. O seu nome, coaxial, é orinudo de sua composição que vem com diversas camadas concêntricas e também isolantes.
De certo modo, podemos dizer que é um modelo de cabo de rede. Sua composição é feita por meio de um fio de cobre condutor revestido e é blindado.
Por ser blindado, esse cabo possui algumas vantagens em relação aos outros condutores, pois protege contra as interferências elétricas ou magnéticas. Suas aplicações estão em linhas de transmissão de alta frequência e áudio.
Cabo de aço encapado
Chamado também de cabo de aço revestido, o cabo de aço encapado é todo o cabo de aço em que se tem uma camada externa feita com plástico, sendo este plástico PVC ou então nylon.
Esse tipo de proteção serve para ambientes muito agressivos, sendo usados em embarcações, escoras, diversos controles industriais, usos marítimos e em até equipamentos de ginástica.
Além disso, o cabo de aço revestido com nylon é aplicado também para a formação de varais domésticos, indústria automobilística, esteiras e correias transportadoras, abatedouros e outros.
Outros tipos de cabos presentes na indústria
Além dos cabos citados acima, podemos colocar outros na lista como um dos principais tipos usados na indústria.
Cabo PUR U
Esses cabos são altamente flexíveis por possuir um revestimento de poliuretano U. Assim, são usados em esteiras articuladas, mesas rotativas, ou qualquer situação que for oferecer algum tipo de risco.
Por ter um revestimento de PUR U, possui alta robustez mecânica, resistência a óleo e também a chamas.
Cabo PUR A
É feito com outro tipo de revestimento de poliuretano, o poliuretano A. É uma grande alternativa aos cabos PUR irradiados. Tem força mecânica, resistência a produtos químicos e também a óleo.
Além disso, esse tipo de cabo tem retardadores de chamas e é muito resistente a faíscas de solda. Tem uma construção flexível e é fácil de reciclar.
Cabo PUR OD
São um dos cabos feitos de poliuretanos mais robustos, pois podem ser usados para trabalhar em temperaturas extremas, que podem variar de -50 ºC até +150ºC. São altamente resistentes a luz UV (ultravioleta), água do mar, petróleo e também diesel.
Sua composição lhe garante uma grande resistência mecânica, resistência a chamas, e são aplicáveis a qualquer situação externa.
Os cabos são muito importantes para o desenvolvimento da indústria e de empresas que vêm se destacando principalmente no ramo de tecnologia, que mesmo apesar de estar investindo em tecnologias wireless, ou seja, sem fio, precisam de cabos para conectar servidores e garantir que haja uma conectividade segura caso o sistema sem fio falhe.
Dessa maneira, os cabos são importantíssimos para fazer ligações e permitir o funcionamento pleno de máquinas e equipamentos.