Uma indústria utiliza diversos procedimentos para que sua produção tenha qualidade e bom desempenho. Assim, desde a movimentação das cargas por meio de locação de empilhadeira até a transformação da matéria-prima por meio das usinagens, cada processo é importante.
Como existe uma diversidade de procedimentos, que podem variar de acordo com do setor e seus objetivos, este artigo abordará componentes, serviços e ferramentas que são encontradas na indústria e utilizadas rotineiramente nas mais diversas operações industriais, como é o caso da solda foscoper em materiais metálicos.
Conhecer todos esses elementos é fundamental para entender a importância de uma indústria eficiente e muito segura.
Os diversos tipos de solda
O processo de soldagem é muito conhecido nas indústrias que trabalham diretamente com peças de metal ou de produção automobilística e moveleira. Isso porque as soldagens consistem em métodos de união de metais e são executadas por máquinas de solda.
Para cada tipo de máquina ou de metal de preenchimento usado, existe uma categoria. Um exemplo é a foscoper solda, que usa ligas metálicas de cobre, fósforo e prata para unir materiais, sendo comercializada em varetas e tem muitas aplicações.
Entretanto, há outros tipos de solda existentes no mercado e que são amplamente usadas em muitos sistemas. Conheça a seguir os três tipos principais.
1. Soldagem com eletrodo revestido
Esse processo de soldagem e união de metais possui um eletrodo revestido, por isso seu nome.
Assim, o soldado realiza o cordão de solda de forma manual para fixar o eletrodo. Este eletrodo com a garra negativa é alocado pela fonte de soldagem e formam o arco elétrico ao encostar nos metais que foram unidos.
Esse equipamento é usado em muitas aplicações, como:
- Estruturas de aço;
- Tubulações;
- Sistemas de automação pneumática;
- Construções civis;
- União de ferro e aço no geral.
2. Soldagem MIG/MAG
Esse sistema de soldagem pode agir ou proteger o item conhecido como poça de fusão.
Para isso, usa-se uma fonte de solda, geralmente em forma de arame e um gás que protege o ar atmosférico da poça de fusão para que o cordão de solda seja possível.
3. Soldagem de arame tubular
A terceira solda é semelhante ao processo de MIG/MAG, podendo usar a mesma máquina para isso, com a diferença que produz escória.
Esse processo foi criado devido as diferenças entre as propriedades químicas e físicas do arame, criando diferenciação e a criação deste processo.
Vale dizer ainda que ele pode ser semi-automatizado, automatizado e até mesmo robotizado.
Além desses três tipos de soldagem mencionados existe:
- Soldagem TIG;
- Soldagem por feixe de elétrons;
- Soldagem a hidrogênio atômico;
- Soldagem a arco de plasma.
Outro processo que caminha junto com a soldagem é a usinagem.
Os processos de usinagem industrial
O processo de usinagem industrial é toda metodologia que usa uma máquina e ferramentas para realizar o desgaste de uma matéria-prima a fim de moldá-la. Esse desgaste, geralmente, é mecânico e deve ser feito em peças metálicas.
Para cada produto existe um conjunto de processos de usinagem que podem ser aplicados. Dentre os serviços possíveis estão:
- Torneamento;
- Fresamento;
- Aplainamento;
- Brochamento.
Já a usinagem chamada de não-convencional, diferente das listadas, pode ser usada para outras indústrias, como as que trabalham com placa de borracha microporosa, em que a usinagem a laser e a de jato d’água de pressão são bastante utilizadas para produzir e moldar as peças.
Os processos de usinagem são antigos, mas vem sendo atualizados conforme as tecnologias
Um dos avanços mais usados nos processos são as máquinas CNC. Essas ferramentas são chamadas assim por conta de seu processo automatizado conhecido como Controle Numérico Computadorizado.
Assim, existem diversos tipos de máquinas CNC, como o torneamento CNC e a fresadora CNC.
Além da usinagem e a soldagem, um processo que é usado em grande parte das indústrias é a automação pneumática, que é o uso do ar comprimido para que os procedimentos sejam realizados. Esses sistemas de automação possuem custos iniciais baixos e uma manutenção bastante facilitada, permitindo que a execução do movimento seja realizado.
Portanto, a indústria é composta por inúmeros processos e ferramentas trabalhando para que o produto final tenha muita qualidade e que a indústria consiga construir confiança com o público e também com todos que dependem dos seus produtos, aumentando o lucro.