Atualmente, no mundo onde vivemos o contato com aparelhos eletrônicos se mostram constantes, diários e rotineiros. Tornamos-nos altamente dependentes desses aparelhos e eles acabam integrando a maior parte de nossas vidas.
O que passa despercebido para muitos, é que todos esses aparelhos emitem um campo magnetico e este permanece em nossos corpos e organismos e, em excesso, podem causar problemas como insônia, ansiedade, alergias, entre outros desconfortos.
No entanto, para além de tudo, os campos magnéticos também podem ser aplicados em diversos usos, em diferentes setores, auxiliando em serviços industriais e mecânicos. Neste texto, abordaremos mais das funcionalidades de equipamentos magnéticos e quais são as suas devidas aplicações.
Aconselho que permaneça lendo o artigo, e venha conosco descobrir mais sobre este assunto.
Campo eletromagnético – o que é?
Primeiramente, é importante frisar que os campos eletromagnéticos são de ordem natural, produzidos pelas energias terrestres.
Esses campos são produzidos como resultado do acúmulo de cargas elétricas que todo corpo, aparelho e conexão eletrônica gera.
Desde antenas de televisão e rádio, telefonia e até mesmo a tomada comum de parede, passando pelas máquinas de raio x, todos esses aparelhos eletrônicos geram algum tipo de campo magnético.
Ou seja, temos ao nosso redor uma dezena de aparelhos eletrônicos e esses estão produzindo esses campos sempre que ligados. Além do que já foi mencionado, quanto maior é a tensão, mais intenso se dará esse campo elétrico.
Toda a rede wifi na qual cada indivíduo, em cada residência está conectada, representa um foco de emissão de campo eletromagnético. Enfim, estamos cercados por elas e sem possibilidade de fuga.
Porém, mesmo que inicialmente possa parecer aterrorizante ou ruim, os campos magnéticos também nos auxiliam imensamente. Vejamos abaixo, alguns equipamentos magnéticos e quais as suas devidas aplicações e funções.
Gaussímetro
O conhecido como Gaussímetro, é um tipo de aparelho portátil que é devidamente utilizado para medir os campos magnéticos.
Ele mede a densidade do fluxo magnético de uma grande variedade de imãs permanentes e dentre outros produtos que possuam esses imãs, no qual são muito utilizados em laboratórios para que se faça estudos e controle de qualidade.
Esse medidor de campo eletromagnético possui diversos modelos. Estes com escalas diferentes, foram desenvolvidos para a realização de leituras de alto índice e de campo residual, onde o campo se encontra muito baixo e necessita de uma leitura mais apurada, sensível e precisa.
São as vantagens do aparelho produzido em âmbito nacional em comparação com os estrangeiros, segundo especialistas da área:
-
Alto custo-benefício;
-
Baixo custo de manutenção;
-
Calibração rápida e barata;
-
Alta durabilidade.
Microhmímetro digital
Microhmímetro digital tem um nome difícil de se pronunciar, porém é relativamente simples explicar o seu funcionamento.
Basicamente, se trata de um instrumento portátil que é controlado por um microprocessador, que tem como objetivo, medir com alta precisão resistências muito baixas de contato de disjuntores e chaves, bobinas de transformadores e etc.
Detector de tensão
O detector de tensão é um instrumento que transmite a informação ao utilizador se um específico objeto tem uma carga elétrica. Com ele, é possível se indicar a presença de energia elétrica e até níveis de tensão em sistemas elétricos.
É comumente utilizado nele, artifícios visuais e auditivos para que se possa informar ao operador do aparelho se a devida tensão está ou não presente.
Já existem equipamentos vindo equipados de fábrica com luzes e números que indicam um determinado nível de tensão, mas os modelos mais tradicionais e simples, apenas emitem um sinal em áudio para indicar o local energizado.
Dentre as ferramentas gerais, o detector tem papel importante para trabalhadores de diversos ramos, desde eletricistas até colaboradores que trabalham em empresas de alta tensão.
Um exemplo de sua utilização é em um alto poste de energia, onde um trabalhador utiliza o equipamento para assim determinar quais as linhas estão realmente vivas, o que o manterá a salvo e irá auxiliá-lo na realização do trabalho com a devida precisão e eficiência.
Enfim, agora você conhece mais sobre os campos magnéticos e quais os aparelhos que de algum modo se utilizam dele ou propriamente o medem.
Os campos magnéticos estão constantemente em nossas vidas, sendo emitidos naturalmente e nos aparelhos eletrônicos nos quais constantemente estamos utilizando, por isso, é imprescindível que haja aparelhos e equipamentos feitos para tal.
Equipamentos esses que apresentam enorme importância e utilidade para trabalhadores de diversos setores.