Indústria significa, segundo o dicionário Michaelis online, um conjunto de maquinário, instalações e funcionário que se empenham na produção de bens de consumo.
Atualmente, as indústrias estão presentes em diferentes segmento da sociedade, indo desde o agrícola ao robótico, atendendo a maioria das demandas sociais.
Presentes no Brasil desde década de 50, com as fábricas de automóveis, as fábricas passaram, de lá para cá, por diversas mudanças, e atualmente, elas são mais tecnológicas, com processos automatizados, diminuindo os esforços humanos na linha de produção, otimizando os processos e aumentando a qualidade das mercadorias.
Compreender quais os sistemas e máquinas que compõem esse sistema permite que as fábricas sejam projetadas com mais segurança e seus processos internos mais otimizados, produzindo mais em menos tempo.
Saiba tudo que é preciso para ter uma fábrica moderna e funcional.
A escolha do espaço
As fábricas precisam de espaço para o setor da produção e também para sua administração, por isso o galpão industrial precisa ser amplo e que permita o desenvolvimento de diferentes setores sem que um interfira no outro. Outro detalhe importante a ser verificado é o sistema de ventilação do local que precisa ser amplo.
Além disso, os sistema elétricos e hidráulicos precisam ser analisados e apontados de precisam ser reparados ou reformados, pois esses são base para que os processos de automação e produção possam acontecer.
Verificadas todas essas informações a locação do espaço pode ser realizada e dependendo do planejamento financeiro o espaço pode ser comprado ou construído.
Sistema de exaustão
As fábricas, principalmente, nos departamentos de produção tendem a ter espaços mais fechados, resultando em pouca ou nenhuma ventilação, além disso, as produção são compostas por uma grande quantidade de maquinário, fazendo com que os espaços fiquem rapidamente aquecidos e, por vezes, poluídos.
Investir em um sistema de exaustão, garante que os espaços terão um ar limpo e que o mesmo será ventilado, impedindo danos a integridade física dos trabalhadores e problemas de má funcionamento dos equipamentos, seja pelo acúmulo de sujeira, seja pelo excesso de calor e aquecimento das máquinas.
O exaustor industrial é o termo designado ao dispositivo responsável pela ventilação dentro das indústrias, que pode ser, os seguintes modelos:
- Telhado;
- Tubular;
- Caixa centrífuga;
- Exaustor de mural;
- Ventilador centrífugo.
Para escolher o modelo mais adequado é necessário considerar a taxa de fluxo de ar de cada equipamento, além da sua vazão, pressão estática e potência absorvida, com isso é possível dimensionar o modelo, dimensão e quantidade, além dos principais pontos de contaminante para sua instalação estratégica.
Dessa forma é possível manter o ambiente seguro, saudável e confortável, tanto para os trabalhadores quanto para as máquinas evitando danos e prejuízos à produção.
Sistema hidráulico e elétrico
A energia é vital para dar vida às fábricas e seus equipamentos e o água e gases são primordiais para muitos setores produtivos, como o petróleo, químico, farmacêutico e o têxtil.
Desse modo, ter os dois em perfeito funcionamento é fundamental. Inseridos por meio de tubulações, fios e cabos eles precisam ser protegidos e bem estruturados.
Um dos meio de ter uma instalação segura é utilizando o andaime de ferro para as atividades em altura, que segundo as normas regulamentadoras, são quaisquer serviços executado acima de 2 metros do solo.
O andaime tem um área grande que possibilita que os instrumentos e materiais não atrapalhe o trabalhador ao executar a atividade. Além disso, o ferro é resistente e durável, promovendo mais confiança e segurança ao trabalhador.
Quanto a montagem dos sistemas há uma variedade de aparelhos, peças e ferramentas que são indispensáveis e precisam ser consideradas no momento do planejamento e na montagem dos projetos.
No entanto, no sistema hidráulico, somados aos tubos e conexões, há uma peça menor e menos visível, mas igualmente importante, o selo mecanico 1 é um dispositivo de vedação aplicado às bombas e operações cilíndricas.
Já para o sistema elétrico, composto por fios, cabos e disjuntores, há um elemento que permite que o sistema tenha estabilidade e segurança, principalmente, em momento de quedas ou falhas de energia.
Além disso, esse dispositivo auxiliar aumenta as entradas de energia que são distribuídas dentro das fabricas, conhecidas como régua de tomadas para rack elas são facilmente encontradas e instaladas no sistema elétrico.
Investindo nos detalhes dos sistemas, com as devidas máquinas, meio de produção e locais adequados as fábrica podem produzir e crescer gradativamente, sendo competitivas e referencia no mercado produtivo.