A indústria é um importante segmento que contribui para a formação da economia. Isso porque, é na indústria que vários objetos e equipamentos são fabricados a partir de um processo complexo e em massa de produção.
Dentre vários serviços que são realizados dentro da indústria, o trabalho com os metais e com os plásticos, merece uma atenção especial. Isso porque, esses materiais são muito utilizados em sociedade.
Dentro da indústria, os setores que atuam nessa fabricação é a usinagem, por meio da moldagem desses materiais, assim como o serviço de injeção plástica.
Por conta da importância desses setores para o processo produtivo, nesse artigo, traremos detalhes sobre eles. Não deixe de conferir!
O setor da usinagem e sua importância para a indústria
A indústria é responsável pela produção de várias peças, como citamos acima. Um dos serviços realizados é o de usinagem, que lida também com elementos metálicos e o plástico.
Os serviços de usinagem atuam na fabricação de peças metálicas e plásticas, atribuindo uma forma a essas peças.
Esse setor trabalha com:
- A serralheria;
- A caldeiraria;
- Torneamento;
- Furação de peças;
- Fresagem;
- Procedimentos de brochamento.
Além desses procedimentos, outros também fazem parte desse sistema que é cada vez mais moderno e tecnológico. Com isso, boa parte desses sistemas de produção são computadorizados para a fabricação de peças de metal e de plástico.
Esse é um procedimento que envolve bastante técnica, precisão e detalhamento técnico. Por isso, é importante que o processo seja monitorado por técnicos e que as máquinas atuem em um sistema automatizado para que a precisão seja maior.
A usinagem de peças também realiza outras atividades como cortes das peças, as dobras, podendo atuar também na produção de peças em três dimensões, também conhecidas como 3D.
Além de fazer uma produção em massa, a indústria também pode atuar por meio da personalização dos objetos, a partir da necessidade do cliente.
O mais interessante desse serviço é sua versatilidade por meio da produção de peças grandes e complexas, até as mais leves e simples.
Vale ressaltar também que dentre os procedimentos de usinagem existe o servico de torno ou de torneamento, que também é conhecido como CNC. Esse é um sistema computadorizado que ajuda na precisão dos detalhes técnicos de corte.
Esse tipo de serviço compreende também a tecnologia e inovação dos equipamentos para que ocorra uma alta precisão, além de contar com um controlador lógico e programável.
Dentre as máquinas que podemos destacar nesse tipo de serviço de torneamento, destacam-se as furadeiras, fresadoras, dentre outros.
Vale ressaltar a importância desse processo passar por manutenção, tanto no aspecto da preventiva como de corretiva, para que os equipamentos consigam realizar suas atividades com precisão, a partir de normas técnicas que atuam na regulamentação dessas atividades.
Esse tipo de ação é conhecida como um tipo de usinagem in loco, que é importante por atuar para a manutenção dos equipamentos.
Conheça mais detalhes sobre a injeção de plásticos
Um dos serviços que podem ser destacados dentro dos procedimentos industriais é a injeção de plastico. O plástico é um importante elemento em vários setores como do de embalagens de vários produtos, produção das sacolas, objetos, brinquedos e outros.
O uso do plástico é muito presente na sociedade por isso vamos citar sobre o seu processo de produção.
O plástico é um polímero que é derivado de elementos do petróleo. Para que o processo de injeção ocorra, é necessário moldar esse polímero da depender de qual será o uso da peça.
Nesse caso ocorre o aquecimento desse polímero que é exposto a elevadas temperaturas, assim como um processo de resfriamento. Além disso, o material que foi fundido é posto em uma molde e após ser resfriado, a peça é extraída.
A industria de injeção plastica tem ciência de que esse é um procedimento complexo, que deve ser feita de forma qualificada, com o objetivo de evitar problemas nos processos de produção.
Além disso, é importante que a indústria esteja atenta à temperatura do material, a umidade, os cilindros e os moldes, as velocidades e pressões utilizadas nos procedimentos de injeção, assim como os procedimentos de usinagem.
O plástico injetado, portanto, já passou tanto por processos de aquecimento como de resfriamento, e por isso, já está apto para sua comercialização ou utilização em outros segmentos da indústria.