A refrigeração industrial consiste em medidas de resfriamento de um determinado ambiente, de maneira controlada, com o objetivo de viabilizar processos, conservar produtos e efetuar a climatização do espaço para melhor conforto térmico.
Por esse motivo, ela é importante para muitos setores da indústria, como o ramo de alimentos, farmacêutico, químico e de medicamentos.
Além disso, a refrigeração industrial colabora com o clima do ambiente, proporcionando um local de trabalho mais agradável.
Desse modo, os colaboradores se sentem mais confortáveis, o que influencia positivamente na produtividade.
Mais ainda, em alguns casos, dependendo da atividade fabril, é obrigatório a presença de equipamentos de climatização e ventilação para a saúde ocupacional.
Ademais, a refrigeração e climatização industrial são importantes para manter o maquinário da fábrica em condições ideais de uso.
Isso significa que, se os equipamentos e máquinas forem expostos a grandes variações de temperatura, eles podem apresentar defeitos de funcionamento.
Sendo assim, os climatizadores atuam na preservação do ambiente, aumentando a vida útil dos aparelhos e contribuindo para minimizar falhas de operação.
Equipamentos de refrigeração e climatização industrial
A câmara climática é um dos principais equipamentos de refrigeração e climatização industrial. Ela é responsável por controlar a umidade relativa e a temperatura em seu interior, em processos que necessitam verificar o comportamento de um determinado produto diante de algumas variações.
Por isso, a câmara é usada em testes de controle de qualidade, bem como em análises laboratoriais.
As indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas são as que mais utilizam as câmaras climáticas. No entanto, muito outros setores podem instalar esses equipamentos a fim de realizar alguma verificação, teste, ou melhorar a produtividade.
É importante destacar ainda que elas podem ser encontradas em vários modelos, conforme a utilidade.
Outro aparelho comumente usado em indústrias farmacêuticas e químicas é o refrigerador para medicamentos.
Esse refrigerador é especialmente projetado para o acondicionamento de medicamentos termolábis ou biológicos, que precisam da refrigeração até o momento de administração. Além disso, o refrigerador:
- Conserva as propriedades dos medicamentos;
- Assegura a proteção contra interferências externas;
- Regula e programa a temperatura, conforme especificações;
- Possui suporte para alarmes eletrônicos.
É importante ressaltar neste ponto que o refrigerador de medicamentos deve ser instalado em ambiente fresco e ventilado, com uma distância de no mínimo 15 cm da parede para facilitar a circulação de ar.
Além disso, o equipamento não pode ficar exposto à luz solar direta, já que os raios do sol podem prejudicar a qualidade dos medicamentos. Por fim, é recomendável que refrigerador seja instalado em uma base, não diretamente no chão.
No setor alimentício, incluindo as indústrias de alimentos, mas também, restaurantes, bares e outros estabelecimentos, é importante contar com um freezer.
Não só nesse ramo, as indústrias químicas, laboratórios e clínicas também utilizam o equipamento, pois ele é capaz de conservar – e até congelar – diversos produtos, incluindo substâncias biológicas.
O freezer é capaz de atingir temperaturas de -20°C, tendo uma capacidade muito maior que os congeladores.
Por esse motivo ele não é fornecido em conjunto com equipamentos domésticos, enquanto compartimento integrado à geladeira. Nestes casos, temos o congelador, que possui uma temperatura de congelamento inferior ao do freezer e, por isso, é indicado para uso residencial.
Como manter a boa funcionalidade dos equipamentos?
Para manter o bom funcionamento das máquinas de refrigeração e climatização industrial, o mais indicado é realizar revisões periódicas nos equipamentos, com planejamento de manutenção preventiva.
Desse modo, é possível avaliar como estão as condições dos aparelhos e, ainda, prever a possibilidade de falhas e problemas nas máquinas.
Em alguns casos, a manutenção é recomendada para a substituição de peças, ou como uma maneira de aplicar produtos indispensáveis para operação dos equipamentos.
Entre eles, destaca-se o uso da pasta térmica prata, um componente que mantém a baixa a temperatura do processador, evitando o superaquecimento da peça.
Na prática, a pasta térmica é um líquido viscoso, aplicado diretamente na superfície do processador. Assim, o produto fica entre o processador e o dissipador de calor do cooler.
Em geral, as máquinas de refrigeração já vêm com a pasta, mas após alguns meses de uso, ela endurece e perde a sua função; daí a importância de realizar uma nova troca e aplicação.
Vale destacar neste ponto que é importante retirar a pasta térmica velha antes de aplicar a nova.