No âmbito industrial, todos os equipamentos necessitam de manutenção e calibração adequada para, assim, funcionarem corretamente. O calibrar, por sua vez, entra neste conceito, pois precisa ser feito periodicamente em alguns equipamentos industriais.

No entanto, é preciso ter em mente a necessidade de avaliar cada tipo de maquinário que necessita desse procedimento. Normalmente, o medidor de vazão ultrassônico é um desses componentes que necessitam ser calibrados com certa frequência para garantir a exatidão do aparelho.

Por essa razão, desenvolvemos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre a importância da calibração dos equipamentos industriais. Continue com a leitura a partir dos demais tópicos.

O porquê de calibrar

Assim como foi mencionado ali em cima, os equipamentos normalmente necessitam de calibração são os medidores. Isso porque quanto mais ele é usado, maior será a chance de falhas.

Vale destacar que o erro de medição não depende apenas do equipamento, mas de outros fatores, como:

  • Método de medição;
  • Condições ambientais;
  • Padrão utilizado;
  • Dentre outras variáveis.

Quando o comportamento do erro de medição não é avaliado durante o tempo, os operadores correm o risco de tomar decisões erradas na busca pela melhoria dos processos.

No caso do medidor de vazão, por exemplo, é imprescindível mantê-lo sob constante manutenção, uma vez que os resultados obtidos por ele precisam de exatidão.

Se este equipamento de medição apresenta um erro que não for reconhecido brevemente, essa discrepância estará no processo e afetará decisões futuras.

Portanto, a calibração deve ser realizada periodicamente e é uma condição precisa para que os resultados de medição sejam corretos e confiáveis.

Resultado da calibração

Muitos empresários do setor fabril buscam por calibração de equipamentos rj, antes mesmo que qualquer problema possa aparecer. Afinal, é melhor prevenir que aplicar o remédio.

Neste sentido, o procedimento é experimental, pois pode ser definido como um conjunto de operações que determina, a partir de condições especiais, a relação entre os valores indicados por uma máquina de medição ou valores representados por qualquer medida materializada, assim como um material de referência e os números correspondentes das quantidades estabelecidas por padrões.

Equipamentos calibrados

De suma importância, a calibração acontece de forma simples, pois o processo consiste na comparação entre valores de um equipamento de medição materializadas referenciados e os valores pré-estabelecidos por padrão. Neste caso, as variáveis são levadas em consideração, assim como foi dito há pouco.

Por exemplo, durante a calibração de vidrarias é preciso tomar cuidado com o ar, temperatura, dentre outros fatores. Isso porque o equipamento é composto por vidro cristal ou temperado. Eles também são importantes para a precisão das medidas, pois os mesmos não reagem com as substâncias neles contidos.

Em poucas palavras, o processo é realizado em laboratório de calibração, que pode oferecer serviços com padronização acreditada, ou seja, que garante a veracidade dos dados de pesagem.

O resultado de uma calibração deve ser apresentado em um documento técnico, normalmente chamado de “certificado de calibração” ou “relatório de calibração”.

O conteúdo de um certificado de calibração precisa estar de acordo com a norma 5.10: Apresentação de Resultados da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos para a Competência de Laboratórios de Ensaios e Calibração.

Deste modo, o certificado deve apresentar todas as informações sobre o procedimento de calibração, assim como as condições ideais do equipamento. Em suma, uma tabela é apresentada atrelada a um gráfico como resultado de cada ponto medido durante a faixa de medição de cada maquinário.

Com as informações apresentadas em um certificado de calibração é possível avaliar o desempenho do maquinário, comparando com especificações de uma norma, do fabricador, ou em acordo com a tolerância do procedimento.

Quem faz a calibração?

Essa é uma pergunta muito comum no ambiente fabril e, do ponto de vista técnico, as calibrações podem ser feitas por quem possui conhecimento e formas de realizá-las, geralmente engenheiros mecânicos ou técnicos.

Caso seja realizada com o devido rigor técnico, respeitando as exigências de padrões e condições ambientais, todos os resultados da calibragem serão aceitos.

Além do mais, existem motivos para que as calibrações sejam feitas por empresas e laboratórios especializados ou independentes. Neste caso, a padronização é facilmente aceita pela parte envolvida em uma transação comercial, por exemplo.

Além disso, é importante avaliar o custo de empresas independentes, assim como o tipo de profissional qualificado e todos os padrões.

Para que um laboratório ou entidade independente sejam oficialmente considerados aptos a fazer as calibrações, é preciso que seja atendido alguns requisitos técnicos e organizacionais.

Neste sentido, todos os padrões, ambiente, estrutura e procedimento técnicos de calibração e avaliação de incertezas durante a medição precisam estar de acordo com as normas. Assim, o processo de medição será completo, sem erros e oferecendo valores padronizados.