O meio da indústria é muito poderoso e um dos maiores do mundo, mas para que ele possa funcionar corretamente, ele precisa sempre ficar atento com diversos tipos de reparos e manutenções.

Isso porque ele é um ambiente diferenciado, e dependendo dos produtos com que ele lida, ele precisará de mais atenção para não degradar suas estruturas e afins. Outro ponto importante é a parte elétrica.

É necessário estar sempre atento a esse detalhe, pois ele é usado demasiadamente e é mais provável que dê algum erro ou defeito mais facilmente do que uma casa residencial, por exemplo.

E para que isso seja mais fácil de lidar, dos especialistas saberem qual máquina irá precisar de análises e reparos antes que algo possa acontecer, é feito um Inventário de máquinas e equipamentos NR12, para que todas sejam listadas e tenham um histórico.

A norma NR12

Essa norma obriga toda fábrica e também toda empresa a montar uma lista de maquinários e outros equipamentos afins utilizados em todo o processo de fabricação do ambiente. Ele deve possuir as principais características de cada um, falar sobre seu sistema de segurança, capacidade, etc.

Além disse, deve ter outros tipos de informações, como:

  • Planta baixa;
  • Identificação;
  • Eficácia;
  • Apontamento do sistema;
  • Análise preliminar de risco;
  • Plano de ação;
  • Manuais dos equipamentos;
  • Ações recomendadas para ele.

Com isso, o controle de todos os tipos de equipamentos será mais facilitado, além de sua identificação no sistema no momento da manutenção e também melhor o fluxo de cada material e redução de perdas.

Esse documento deve ser feito juntamente com um profissional experiente técnico e habilitado para essa função, e caso o estabelecimento não tenha essa papelada obrigatório será multado e deverá corre atrás desse processo.

Isso se deve principalmente para os quadros de energias e toda a sua capacidade, pois esse sistema deve ser cuidado e verificado diretamente, não somente pelo seu perigo, mas se ele parar de alguma forma, o risco de o trabalho do ambiente congelar é iminente.

Sistema de energia elétrica

Um dos mais usados, aliás o principal hoje em dia é o quadro elétrico de distribuição. Ele é um equipamento formado por variados elementos e é responsável por distribuir a eletricidade em todo o ambiente.

Esse quadro possui um painel onde se conectam alguns materiais, como os cabos do relógio de medição energética. Além disso ele possui um dispositivo ou vários até de segurança, chamado de disjuntor geral.

Ele também recebe fio de medidores e ajuda a distribuir diversos circuitos em todos os pontos. Essa energia passa até chegar a todas as tomadas e também ajuda a medir o consumo mensal com um tipo de relógio.

Enfim, ele se destina sempre a receber a energia elétrica para que um ou mais fontes possam distribuí-la corretamente para cada cômodo e ambiente, seja na indústria ou em qualquer outro local, como casa e apartamentos.

O quadro eletrico tem também o objetivo de proteger o ambiente desse tipo de força que é muito poderosa, e necessita de limitações para funcionar em locais como este. Isso faz com que incêndios, panes e curtos-circuitos não ocorram.

Há também outros tipos de “ajudantes” relacionados à energia na indústria, e esse que iremos falar faz com que eles façam a correção de fatores de potência do local.

banco de capacitores preço acessível ajuda em situações quando o consumo gera quedas no fornecimento de energia, sobrecargas em todos os elementos e aumentando a com de luz no final mês.

Isso é um reflexo direto do mal aproveitamento do tipo de energia que é aplicada. Mas, é necessário corrigir isso, principalmente nas indústrias, que usam muito esse serviço. Isso diminuirá o desperdício e também a conta.

É possível fazer isso com o banco de capacitores pois ele é um painel elétrico que ajuda a controlar todo o tipo de oscilação de potência que pode ocorrer com os maquinários da edificação. Se bem executado, pode diminuir o consumo e preço em até 50% no final do mês.

Esses, basicamente, são os tipos de quadros e máquinas que devem sempre ser reparados, pois sem eles é praticamente impossível uma indústria, fábrica ou até uma sociedade funcionar de forma correta e tecnológica sem o desempenho dessa energia.