A revolução industrial surgiu para modificar todas as formas de produção conhecidas até então. Esse importante acontecimento, ocorrido em meados do século XVIII, possibilitou uma mudança drástica na produtividade, que antes era composta apenas por profissionais autônomos e artesãos.
Dessa revolução surgiram as indústrias, as máquinas e as linhas de montagem, que tornaram os processos de produção mais efetivos, realizados em alta escala e alcançando um número bem maior de pessoas.
Desde então, as atividades industriais só evoluíram e continuam a evoluir até os dias de hoje. Novas estratégias são implementadas, máquinas são modificadas, surgem novos sistemas, tecnologias se aprimoram e há uma constante renovação nas práticas industriais.
Muito dessa evolução nas indústrias modernas são possibilitadas pelo advento das técnicas de automação industrial, que visa a criação de dispositivos e aplicação de conceitos para potencializar os processos industriais.
No decorrer texto, abordaremos diversos desses pontos mencionados. Apresentaremos ferramentas, máquinas e sistemas que compõem a linha de produção dos diversos segmentos industriais e também falaremos de componentes que auxiliam na segurança e na contenção dos danos causados pelos processos da indústria.
Continue conosco e confira tudo isso a seguir!
Linha de montagem
Como citamos, o advento da indústria proporcionou também a criação de linhas de montagem. Esse conceito significa que a produção se tornou dividida, ou seja, cada trabalhador industrial de uma linha de montagem passou a ter uma função específica.
Para ficar melhor exemplificado, entenda: o processo de montagem de um item, por exemplo, começa em um ponto A. Em seguida, ele tem que passar por outro procedimento em um ponto B, até que chegue ao ponto C, onde é finalizado a composição do item.
Nesses determinados pontos são posicionados os trabalhadores, que executam sempre essa mesma função. Uma ferramenta importantíssima que permitiu que esse percurso de produção ocorresse, é a Transportador de correia ou correias transportadoras.
Esse dispositivo é como uma esteira, movida por polias e sistemas de rolamento, que possibilitam que os itens se movimentam continuamente de um ponto para o outro de uma linha de montagem.
Processos em indústrias específicas
Esse tipo de processo foi a principal mudança proporcionada pela revolução industrial e pelos profissionais da época nos setores de produção.
Ele é utilizado até hoje, já que é uma maneira bem prática de fabricação de produtos. Mas esse não é o único tipo de processo ocorrido nas fábricas.
Atualmente as possibilidades são gigantescas, já que os setores industriais se expandirem e ainda estão em expansão até hoje. As fábricas se tornaram mais abundantes e são cada vez mais extensas.
Além disso, os tipos de setores industriais só cresceram desde a primeira construção de uma fábrica, e abrangem um campo bastante amplo. Podemos citar alguns segmentos industriais muito importantes no mercado. Conheça:
- Indústrias petroquímicas;
- Indústrias de eletrodomésticos;
- Industriais de plástico e metal;
- Indústrias de Alimentos;
- Indústrias de papel.
Aqui no Brasil, um dos principais segmentos industriais é de produtos agrícolas. A produção agrícola é um dos mais importantes pontos econômicas na política de exportação do país, por isso os investimentos na melhoria desse setor é bastante recorrente.
As práticas, as máquinas e os equipamentos utilizados nesse setor vêm sendo aprimorados, a fim de potencializar os procedimentos.
Um equipamento muito presente e de fundamental importância para os setores agrícolas, que achamos relevante mencionar, é a rosca helicoidal, que executa a função de transporte e armazenamento de elementos muito presentes em plantações, como resíduos, fluidos, grãos, e outros elementos.
Automação industrial: o que você precisa saber?
Como mencionamos no início do artigo, as práticas de automação industrial passaram a ser implementadas nas indústrias para otimizar a linha de produção.
Portanto, os técnicos em automação industrial têm função fundamental nas fábricas, criando e elaborando conceitos e máquinas que funcionam principalmente à base de sistemas computadorizados, como a Fresadora CNC (controle numérico computarizado), equipamento fundamental na realização de cortes e detalhamento de peças metálicas, muito utilizadas nas indústrias de metal.
Limpeza do ar ambiente
Por fim, também falaremos de alguns componentes que auxiliam na contenção das substâncias, fluidos e componentes químicos soltos no ar, recorrentes dos processos industriais.
Temos, por exemplo, os complexos de Filtros industriais, que são equipamentos cuja função é filtrar esses elementos mencionados, como filtro de manga industrial.
Essas estruturas captam partículas soltas no ar após os procedimentos do maquinário e executam a filtragem, limpando qualquer substância prejudicial.
Essas e outras composições englobam as estruturas do campo do sistema de despoeiramento, que tem como principal objetivo manter o ar nos ambientes industriais limpo e salubre, evitando que a saúde dos profissionais sejam prejudicadas.