A competição no setor industrial é grande, tendo em vista que muitos processos de transformação de matéria-prima passaram por uma modernização e empresas não acompanharam os passos da evolução tecnológica.
Independente do porte da empresa, os orçamentos precisam ser adaptados para que possam incluir maquinários modernos e profissionais capacitados em todos os setores de atuação. Da gestão operacional, até a linha de produção e logística de distribuição, todos devem estar atualizados sobre os novos processos de trabalho.
Os setores público e privado têm oferecido créditos para as empresas que querem investir em novos maquinários, modernizando a linha de produção para se manter competitivo na área em que atua. Para isso, é preciso estar atento às oportunidades e aumentar a produtividade da melhor forma possível.
Modernização de planta fabril agiliza processos
É fato que muitas empresas do setor industrial estão em pleno funcionamento há muitos anos. A montagem industrial passou por diversas transformações, com a modernização de maquinários e atualização de profissionais.
As fábricas e indústrias que resistem à modernização, podem precisar da ajuda de empresas de automação industrial para o desenvolvimento de um projeto atualizado, que é necessário para atender o mercado consumidor.
Aplicando um modelo de atuação que visa mais agilidade no processo de transformação, redução de custos em diferentes etapas e uma logística inteligente para a distribuição da mercadoria, o cenário industrial se modifica sob diversos aspectos.
O ambiente de trabalho passa por alterações operacionais, com formalização de equipes e turnos específicos, atendendo às normas regulamentadoras implementadas por órgãos fiscalizadores.
Os bens de consumo intermediários e de destinação final são embalados e encaminhados seguindo diretrizes específicas de armazenamento e distribuição.
O setor de logística é afetado, de maneira positiva, visando a melhoria no aproveitamento de equipamentos de carga e descarga, assim como no depósito para estoque antes do encaminhamento final.
Dessa forma, a responsável pela manutenção industrial deve prestar assistência técnica de empilhadeira o quanto antes, para que a mobilidade interna não seja afetada, prejudicando os processos de distribuição para o mercado consumidor.
Trabalho operacional fiscaliza acabamento
Entre as equipes de trabalho formalizadas, há outros setores que precisam de fiscalização, gerenciamento e supervisão periódica. Dentro de uma indústria automobilística, por exemplo, a construção de peças exclusivas e partes da montagem de um veículo precisam de todo o cuidado durante a execução.
A aplicação de solda inox na base dos veículos, assim como na estrutura do motor e no chassi, precisam ser de qualidade, garantindo a estabilidade, a segurança e o conforto dos usuários, como motoristas e passageiros.
Esse serviço pode fazer parte da estrutura de automação industrial, mas a operação final deve ser efetuada por um profissional capacitado, identificando a qualidade do serviço de acordo com as normas regulamentadoras de um órgão fiscalizador, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O uso de um eletrodo de inox em uma matriz deve ser aplicada nas filiais, o que garante que o processo de fabricação e montagem de um veículo seja padronizado. A montagem industrial deve incluir esses detalhes na hora da apresentação de um projeto final.
Máquinas transformam a linha de produção
A presença de máquinas eficientes em diferentes filiais permite uma produção ágil, atendendo a demanda do mercado consumidor da melhor forma possível. As fábricas de eletrodomésticos podem fazer a dobra de chapa de aço para o desenvolvimento de uma geladeira ou um micro-ondas de igual teor em duas instalações em locais completamente diferentes.
O resultado final será o mesmo, pois o padrão implementado pela automação industrial permite a produção de produtos de qualidade, mesmo que não saiam da mesma linha de produção.
O planejamento para a aplicação de automação industrial em uma linha de produção promove diversos benefícios, que se estendem a curto, médio e longo prazo. A melhoria na produção reflete em:
- Aproveitamento total de matéria-prima;
- Sustentabilidade aplicada em todos os setores;
- Mão de obra técnica e capacitada;
- Atuação exemplar frente à concorrência.
A lucratividade é um retorno que também deve estar dentro do planejamento industrial, visando a automação como um caminho a ser seguido por todos, seja na pintura impermeabilizante sobre as chapas de aço, seja nas soldas empregadas na fabricação de um veículo..
Os diversos segmentos de produção de bens de consumo para atendimento à demanda sempre crescente, em conjunto com as melhorias de aproveitamento de matéria-prima e recursos naturais, servem como exemplo e se tornam um padrão de excelência necessário e crucial.
Para que todo o planejamento seja concretizado de maneira adequada, as empresas precisam investir em estudos e pesquisas que atendam as transformações necessárias dentro do local de trabalho, desde a montagem industrial, até a manutenção periódica.