Os tubos são passagens de líquidos e resíduos essenciais para manter ambientes limpos e organizados, além de direcionar e armazenar o material que está em seu interior em diversos sistemas.
Em razão disso, os tubos são utilizados em obras e em sistemas industriais.
Por isso, entenda como é o processo de fabricação de diferentes tamanhos, materiais e modelos.
A versatilidade do tubo
Existem diversos tipos de tubos presentes nas indústrias, principalmente a farmacêutica, petroquímica, alimentícia e química, para condução de:
-
Gases;
-
Líquidos;
-
Óleos;
-
E outros elementos.
Os tipos de tubos são divididos em duas categorias, os com costura e sem costura.
Eles são definidos desta forma pelo processo de fabricação e como eles serão utilizados.
As etapas de fabricação são diferentes para cada modelo e uso que será feito.
Tubos sem costura
Fabricados a partir de um cilindro, os tubos sem costura são produzidos através do aquecimento e moldagem do cilindro oco, que é perfurado e moldado.
Além disso, é possível utilizar a Curvadora de tubos para modelar o tubo.
Outra característica do tubo sem costura, como o tubo galvanizado, é que eles não são soldados, por isso, podem ser utilizados para conter gases e pressão.
Estes tubos são essenciais para processos que exigem mais segurança e cuidado, devido a pressão que suportam.
Os tubos sem costura, como o Eletroduto galvanizado 1 2, passam pela laminação, extrusão e fundição.
Fundição
Nesta etapa, o líquido que dará origem ao tubo é despejado em um molde para se solidificar no formato desejado. Este processo é essencial e deve ser feito por equipamentos adequados, a fim de evitar falhas e defeitos que possam comprometer o uso ou a qualidade do tubo.
Extrusão
Após a laminação, o processo de extrusão é feito em um equipamento denominado extrusora. O tubo é moldado arrefecimento banho-maria, para moldar o diâmetro externo. Existem diversos modelos de tubos que passam por este processo, como o Tubo din 2440.
Este processo é calibrado sob vácuo para definir a espessura do tubo, calculada de acordo com a pressão aplicada. A velocidade e temperatura também pode interferir neste processo e, consequentemente, na produtividade.
Laminação
Um modelo de tubo sem costura que é possível citar, é o tubo de aço carbono. Existem métodos diferentes para a laminação, de acordo com a espessura que se deseja ter.
Uma dessas técnicas é a Mannesmann, que consiste em modelar o tubo em uma barra maciça circular, impulsionada por dois cilindros que giram e produzem o formato do tubo.
Tubos com costura
Os tubos com costura são produzidos com uma chapa metálica, esta que é manuseada para formar um tubo e que, através da solda, suas extremidades são juntas e presas. Desta forma, a espessura do tubo é definida pela espessura da chapa metálica.
Para isso, são utilizados a intervenção do calor, ferramentas e equipamentos, como a calandra de tubos, que auxilia no manuseio e estabilidade do tubo para ele ser moldado.
Para soldar a chapa e formar o tubo, é possível utilizar dois métodos: soldagem sobreposta ou de topo. Além disso, as suas técnicas de soldagem utilizam resistência elétrica para executar o procedimento.
A solda de topo é realizada em tubos que tenham adição de metal e tenham diâmetro pequeno. Já a soldagem sobreposta é realizada em tubos maiores.
Além disso, existe um processo chamado Escarfagem ou Scarfing, que otimiza o acabamento do tubo, sem que as marcas da soldagem fiquem em destaque na superfície.
Devido o processo de fabricação, este tipo de tubo é mais econômico e pode ser utilizado por diversos setores industriais, como a indústria agrícola e alimentícia.
O uso do tubo em outros locais
Devido a sua versatilidade, além de serem utilizados nas indústrias, o tubo pode ser utilizado em sistemas hidráulicos de obras ou até mesmo na decoração de casas, como na aplicação de jardins verticais, por exemplo.
Desta forma, após o uso nos setores industriais, muitos tubos podem ser reutilizados em outros espaços e adquirem aplicações diferentes. Para isso, é preciso levar em conta as substâncias que são conduzidas por eles.
As vantagens com os tubos
Como é possível identificar, as vantagens que os tubos oferecem para os procedimentos industriais, são derivados do processo de fabricação, que oferecem mais resistência e qualidade para o tubo.
Por isso, busque por empresas especializadas para adquirir materiais que possam otimizar a produtividade da empresa, além de apresentar durabilidade e segurança.