São inúmeras as práticas industriais, que variam de acordo com cada tipo de indústria. Como a variação de segmentos industriais é bastante ampla, naturalmente, as práticas também são extensas e diversificadas.
Temos, por exemplo, algumas indústrias específicas que trabalham para o crescimento do próprio setor industrial, chamadas de indústria de base. Dentro dessa categoria temos algumas indústrias importantes, como as metalúrgicas, siderúrgicas e petroquímicas.
As indústrias de base são fundamentais para o crescimento industrial, pois o objetivo desses setores é produzir ferramentas e itens que serão usados na confecção de máquinas industriais, utilizadas nos demais segmentos da indústria.
Além disso, nesses espaços são produzidos instrumentos que serão comercializados, chegando até a população.
Metalúrgicas
As práticas de indústria de base, principalmente, as metalúrgicas, são voltadas para o corte de materiais até eles ganharem um formato desejado.
No caso das metalúrgicas, os materiais utilizados são os metais, e existem diversas máquinas e maneiras que realizam os cortes desses materiais.
Temos, por exemplo, os centros de usinagem, que talvez sejam os principais equipamentos de cortes precisos em materiais metálicos, muito por conta das aplicações tecnológicas nesse tipo de máquina, que otimizam os processos e dão maior precisão nos comandos.
Temos também a caldeiraria, que é um setor específico dentro das indústrias metalúrgicas que também tem o foco na realização de cortes em metais, mas com métodos diferentes dos centros de usinagem.
Por fim, outra forma de efetuar os cortes nesses materiais, mas dessa vez de maneira manual, é utilizando uma fresa para tupia.
As fresas são equipamentos para cortes em metais por conta dos dentes que elas possuem e também pela movimentação constante de rotação do equipamento.
Fresas para tupias também são muito utilizadas para detalhar melhor alguns materiais, não só os metais, visto que existem também fresa para madeira, ou seja, além dos metais, as fresas são muito usadas em materiais de madeira, dando alguns detalhes importantes para sua estrutura, tais como:
- Ranhuras;
- Grafias;
- Letras;
- Furos;
- Cortes.
Outros setores
Portanto, essas práticas mencionadas até agora são muito comuns nas indústrias que abordamos, mas em outros espaços as práticas são bastante diferentes. Nas indústrias químicas e nas petroquímicas, por exemplo, as atividades são completamente distintas.
Nesses setores o foco principal é o trabalho de elementos, como fluidos gasosos e líquidos, para formação de alguma substância específica.
Obviamente, não é possível realizar cortes em líquidos e gases, portanto mesmo que as petroquímicas se enquadrem na categoria de indústria de base, as práticas são totalmente opostas.
Um aparato fundamental para o funcionamento das operações desses setores industriais, é o sistema hidráulico. Como sabemos, os sistemas hidráulicos são responsáveis pela distribuição da água que consumimos.
Eles existem nas suas residências, e são eles que possibilitam também que vocês lavem as mãos, tomem banhos e limpem os cômodos da casa.
Além dessa função importante de distribuição, os sistemas hidráulicos tem uma função específica bastante importante nas indústrias, como as mencionadas, que é possibilitar que fluidos líquidos ou gasosos sejam injetados nas máquinas industriais.
Como essa é uma prática fundamental para indústrias químicas e petroquímicas, a montagem desse sistema deve ser bem elaborada, por empresas e profissionais qualificados que entendem do assunto.
Dessa forma, é imprescindível que existam alguns componentes que impeça que os líquidos ou gases vazem durante a injeção.
O principal componente nessa função é o anel oring ou aneis oring, que são utilizados para vedação, ou seja, na colagem de itens, dando maior fixação para os aparatos das máquinas.
Dessa maneira eles impedem que esses fluidos se percam durante a injeção e evitam que eles vazem para a fora das máquinas durante as operações.
Indústrias plásticas
Para finalizar, falaremos de outro setor fundamental para a sociedade, que são as indústrias de plástico. O plástico ainda é um elemento muito utilizado na formação de diversos itens de consumo, usados também na composição de máquinas industriais e em itens que utilizamos diariamente.
Os processos das indústrias de plástico também se diferem das que foram mencionadas até agora. O principal procedimento desse setor é a moldagem por injeção.
Nesse procedimento um material termoplástico sofre um processo de aquecimento, e no fim da máquina existe um molde específico para o tipo de produto que será confeccionado.
Quando ele é aquecido, ele ganha seu formato plastificado e é injetado nesse molde, ganhando esse formato desejado e ficando pronto para ser levado até os locais de destinos determinados.