Quando é preciso entrar no mérito do transporte dentro de uma indústria e suas maquinas e ferramentas, é preciso falar sobre os materiais que são utilizados na manutenção desses equipamentos ou sua composição.
Um deles é o carbide metal duro, liga de carbeto de Tungstênio obtido por meio da prensagem e sinterização de carboneto em pó junto a outros materiais que possuem um ponto de fusão baixo, como Níquel e Cobalto, por exemplo.
De maneira bastante resumida, o carbide metal duro é produzido quando esse pó é prensado e adquire o formato estabelecido por um molde e, em seguida, é usinado na forma que o cliente deseja.
Depois disso, é feita a chamada sinterização, etapa que consiste em aquecer o material de maneira que ele seja fundido. A dureza alcançada chega a 95 HRA. Ou seja, estas são as etapas de criação do metal duro, em tópicos:
- O pó do carboneto é prensado;
- Ele adquire um formato de um molde;
- O conteúdo é usinado;
- Em seguida, ele é sinterizado;
- E, enfim, fundido, criando o carbide metal duro.
E se engana quem pensa que esse tipo de tecnologia é novidade: o carbide metal duro surgiu no final da década de 20, na Alemanha, pelas mãos do químico o Karl Schröter.
Esse tipo de material tem como qualidades a sua alta dureza, a grande resistência à compreensão e a baixa porosidade, sendo ideal para ser utilizado nas ferramentas de corte. O metal duro é utilizado principalmente na indústria metalúrgica, garantindo velocidades de corte maiores na usinagem.
Mangueira de teflon com trama de aço
A Mangueira de teflon com trama de aço é uma ferramenta destinada aos mais diferentes segmentos industriais. O motivo é simples: esse tipo de mangueira possui uma alta resistência, além de ser durável e conduzir de maneira excelente os mais variados fluidos, como os mais diversos componentes químicos.
Esse tipo de acessório consegue conduzir, por exemplo, petróleo, sintéticos, gases, e até mesmo líquidos pesados e corrosivos, nas mais diversas temperaturas. A mangueira de teflon com trama de aço suporta variações de temperatura entre -50º e 250ºC.
É possível optar pela mangueira de teflon com trama de aço e materiais antichamas, fazendo com que ela consiga conduzir, além de todos os materiais já citados acima, fluídos inflamáveis sem que haja qualquer risco.
Por ser resistente, flexível e bastante forte, a mangueira pode ser encontrada em embreagens, freios, direção hidráulica, sistemas de ar condicionado e também nas mais diversas áreas como as indústrias química, elétrica e eletrônica, além da área militar.
A mangueira de teflon com trama de aço consegue transportar qualquer substância exceto os metais alcalinos, difluoreto de oxigênio, trifluoreto de cloro e demais gases fluorados que acabam expelindo flúor quando aquecidos.
Esteira transportadora
A Esteira transportadora ou esteira industrial consiste em, basicamente, duas ou mais polias que movimentam uma superfície.
Esse tipo de equipamento é bastante utilizado na área da construção ou em indústrias como um todo, para agilizar o transporte de objetos de um ponto a outro e também para transportar equipamentos pesados para a força humana.
É imprescindível que esse tipo de equipamento consiga resistir à abrasão, a impactos, a substâncias ácidas e a óleos, e às mais altas temperaturas.
Durante o planejamento de instalação para uma esteira transportadora, é preciso que sejam considerados aspectos como características do material a ser transportado e as suas exigências em relação à instalação – será preciso avaliar, por exemplo, se haverá curvas ou se a esteira será reta.
A rosca transportadora é utilizada no transporte de produtos a granel e com o principal objetivo de dosar a quantidade do material a ser utilizada – geralmente, a rosca é fabricada em aço inoxidável ou carbono e sob forma personalizada para cada caso específico.
A fabricação desse tipo de peça deve ser bem elaborada, para que, por exemplo, aspectos como a vedação sejam garantidos.
Qualquer que seja o material desejado para o transporte em fábricas ou indústrias, seja ele o carbide metal duro, a mangueira de teflon com trama de aço ou a esteira transportadora, é importante certificar-se de que a empresa escolhida seja a melhor opção disponível no mercado, para que a qualidade dos materiais seja atestada e a segurança dos seus funcionários seja garantida.