Não há nenhuma dúvida quanto ao fato de que existe uma grande variedade de peças industriais, principalmente, porque existem inúmeros segmentos diferentes.
Mas, se parar para pensar, cada ferramenta pode ter sido usada ao longo do tempo de muitas maneiras diferentes.
A versatilidade dos incontáveis equipamentos industriais é tão grande que, boa parte deles, aliás, são instrumentos que possuem uma trajetória bastante extensa e peculiar.
Você sabia que a origem que muitas ferramentas industriais têm podem ser datadas muitos séculos atrás?
O poder de atração da barra magnética
O magnetismo é um tipo de conhecimento que sempre esteve presente nos processos civilizacionais que ocuparam a Terra por milhares de anos.
É possível encontrar a sua utilização em povos como os chineses, os indianos e os gregos, sendo que as primeiras bússolas, que surgiram cerca de 2500 anos atrás, seguiam este conceito.
Depois de passar por inúmeros processos de aperfeiçoamento, esta tecnologia, chegou ao século 13 como um item essencial para facilitar as grandes navegações.
A barra magnética deixou os primeiros físicos bastante impressionados devido ao fato de que ela tem uma alta capacidade de atrair partículas de ferro, mesmo que sejam metais pesados
Essas características permitiram que o ímã se tornasse bastante útil nos mais diversos setores industriais, como o mecânico, elétrico, automobilístico, entre muitos outros.
O magnetismo artificial do eletroímã
Também seguindo alguns dos mesmos princípios da barra, o eletroímã industrial utiliza os conceitos de eletromagnetismo, que usa a corrente elétrica de forma que é criada uma corrente magnética parecida com aquelas que podem ser encontradas nos ímãs naturais.
No século XIX, o cientista dinamarquês Hans Christian Ørsted descobriu que era possível criar campos magnéticos através de correntes elétricas, mas o eletroímã foi criado anos depois pelo britânico William Sturgeon.
Seu primeiro experimento foi um pedaço de metal envolto em fio de cobre, que o tornou magnético.
Ele achou interessante que, enquanto havia corrente magnética, era possível atrair pedaços de metal de vários tipos, podendo chegar a levantar algo com cerca de quatro quilos, mas já em na ausência dessa corrente a característica de ima era perdida.
Sua intensidade também poderia ser aumentada, desde que também houvesse um aumento na corrente elétrica.
O eletroimã industrial é usado, principalmente, em veículos tipo guindaste, para conseguir atrair grandes pedaços de ferro, como vigas, e transportá-las para outro espaço.
Também é bastante utilizado em lugares que operam como ferro velho e em setores da indústria como
- mecânica;
- automobilismo;
- farmacêutica;
- alimentícia;
- elétrica.
Um motor a mais para a chocadeira elétrica
A chocadeira elétrica é um equipamento bastante importante para as indústrias alimentícias, pois ela ajuda no processo de aceleramento na chocagem de ovos provenientes da granja.
Desde os tempos mais primórdios das civilizações que habitaram todas as partes do globo foi-se perpetuada a cultura de criação de animais para o consumo próprio.
Com a chegada dos inícios do sistema capitalista, esta criação começou a servir não apenas para os que a produziam, mas também para vendas.
A criação de ovos foi extremamente importante para o desenvolvimento da indústria alimentícia e da agropecuária, uma vez que vários alimentos o utilizam como base. A confecção de massas, por exemplo, não seria possível sem a produção massiva de ovos.
Com os avanços da sociedade, a necessidade de ter os produtos em grandes quantidades causou o surgimento da chocadeira movida a motor eletrico, que consegue acelerar esse sistema na granja.
Isso porque, se for esperar que este processo aconteça de forma natural, pode chegar a demorar de 20 a 30 dias.
Além disso, há um limite na quantidade de ovos que uma galinha consegue chocar de uma só vez, enquanto o equipamento é capaz de fazê-lo em grandes números, que podem a chegar a 100.
Desta forma, não é difícil concluir que a chocadeira elétrica é bastante útil para pode suprir todas as demandas que os trabalhadores recebem.
Esta invenção moderna funciona através de uma corrente de energia elétrica transmitida através de uma resistência para chocadeira.
Com a ajuda dela, é possível criar um ambiente aquecido para os ovos, de forma que não é necessário que as galinhas do façam para chocá-los.
Existem vários modelos deste aparelho, cada um apropriado para uma quantidade ideal. É necessário avaliar qual é a melhor para cada tipo de indústria.