O número de equipamentos e instrumentos de academias de ginástica pode variar de acordo com o tamanho e o espaço físico disponível. Mas existe um mínimo necessário para se abrir uma.
É preciso fazer a aquisição de pelo menos dois aparelhos que exercitem cada categoria muscular e para satisfazer todas as necessidades dos clientes.
Aquisição de aparelhos
À medida que o empreendimento for crescendo, é interessante ampliar esse número, para que os exercícios fiquem atrativos ao público. São aqueles utilizados para melhorar a condição e diminuição do percentual de gordura como por exemplo:
- as esteiras elétricas;
- os ciclos ergômetros verticais;
- os ciclos ergômetros horizontais;
- aparelhos de movimentos elípticos;
- escalador.
Para iniciar esse tipo de negócio, é interessante adquirir apenas o número suficiente dos tipos de aparelho de musculação que atendam ao seu público.
O ideal é possuir diferentes equipamentos, para que o cliente tenha uma opção de escolha e os exercícios não fiquem repetitivos.
É muito importante encontrarmos qualidade nos componentes mecânicos para segurança dos clientes além de nunca comprar aparelhos por telefone ou pela internet, sem antes realizar a verificação do estado e da qualidade desses equipamentos, afinal, aparelhos ruins podem por em risco a segurança física dos alunos.
Cabo de aço para academia
Na hora de comprar cabo de aço para academia e aparelhos de musculação, é necessário prestar atenção em diversos fatores.
O primeiro e o mais importante, é que o produto seja de qualidade, feito com material resistente e seguro. Isso é importante para garantir o funcionamento correto do aparelho de ginástica e também a segurança do usuário na hora do exercício.
Hoje em dia no mercado, existem diversos modelos de fios e cabos voltados a aparelhos de musculação.
Por isso, é muito importante saber em que tipo de equipamento de ginástica ele será usado e assim, avaliar qual seria a versão mais adequada para suprir às necessidades do equipamento.
Os cabos voltados para esse fim, tem uma vida útil mais longa por causa de sua flexibilidade e a ação. Além de ser muito mais resistente e flexível, além de não ser prejudicado pelo atrito com roldanas e tem baixo risco de ruptura.
Vale lembrar que o ideal é adquirir o cabo de aço em uma empresa especializada em fixação e vedação. A vantagem é que ela poderá oferecer produtos de qualidade superior, além de garantias.
Além disso, uma empresa especializada nesse tipo de produto está capacitada para oferecer um suporte técnico adequado durante todo o processo de compra, ajudando na escolha do melhor modelo na instalação e manutenção da peça. Também estará pronta para reposição de alguns itens, caso seja necessário.
O cabo multivias para comando possui uma grande família de cabos e podem ser encontrados em diferentes tipos e cada um irá destinar a uma aplicação específica, que compreende aos circuitos de controle, automação de processos industriais, como transmissão de sinal, medição e controle de regulação de itens.
Em virtude das mais variadas aplicações, a corrente de aço pode ser sem blindagem ou blindada envolta por uma fita de alumínio, de cobre ou de malha de cobre e sua isolação e capa podem ser PVC, EPR e outros tipos de materiais, de acordo a necessidade de cada projeto.
Esses cabos são muitos utilizados em diversos segmentos e muitas aplicações possíveis, como sistemas de comando e sinalização, que pode ser industrial ou comercial, ligação de máquinas e processos, automação do processo de subestação, painéis eletrônicos, equipamentos, em geral, edifícios comerciais, em equipamentos para academias, botoeiras, entre muitos outros.
O Cabo comando e controle deve ser fabricado no intuito de atender a necessidades e exigências impostas pela lei, além das especificações dos locais onde serão utilizados, apresentando muita durabilidade e resistência.
Estão presentes em eletro calhas, leitos, canaletas, além de serem instalados em painéis elétricos, e para automação de máquina também deve sempre apresentar muita qualidade, resistência e durabilidade, a fim de se evitar danos e riscos futuros aos operadores desses equipamentos, além de danificar os equipamentos.
Se o cabo comando e controle não forem adequados para o local que será instalado, existe um grande risco de perda de tempo e dinheiro além de causar riscos à segurança, comprometendo a qualidade do funcionamento. Por isso é importante analisar as medidas dos cabos e a capacidade de condução de energia.