A indústria é um setor bastante diversificado, podendo passar por diversos segmentos diferentes, como o alimentício, farmacêutico, automobilístico, metalúrgico e muitos outros.
Mesmo havendo diferenças entre eles, existem algumas similaridades no funcionamento interno. Isso se deve especialmente por alguns materiais que podem ser muito úteis em todos esses segmentos.
O caso do transporte de cargas é um bom exemplo para esta situação. Não importa o tipo de indústria, todas elas terão que, em algum momento, fazer um transporte massivo de elementos de um lugar para o outro.
É pensando nessa situação que entram os pallets, ou paletes. Se você ainda não conhece o funcionamento deles e o quão útil eles podem ser para a indústria, confira um pouco mais sobre eles mais abaixo.
O que são os pallets?
O seu principal objetivo é permitir que haja uma melhoria no transporte de cargas dentro da indústria através de uso de equipamentos como empilhadeiras, que também podem ser chamados de paleteira.
As principais vantagens que uma empresa pode obter através da adoção dos pallets são
-
Otimização do tempo de transporte;
-
Menor custo com a manutenção;
-
Facilidade na carga e descarga;
-
Diminuição dos acidentes de trabalho;
-
Maior aproveitamento;
-
Produtividade aumentada;
-
Redução das movimentações operacionais.
Também devem ser consideradas algumas das desvantagens, como ocupação de espaço nas unidades de carga, necessidade de investimento para comprar não apenas os pallets, mas também de equipamentos de fixação, e o peso que pode aumentar no frete.
De qualquer forma, quando é colocado na balança os prós e os contras, o uso dos pallets sempre acaba sendo a melhor opção para a indústria.
Quais são os tipos de pallets?
Existem diversos tipos de pallets, de modo que é necessário conhecer um pouco melhor sobre cada um deles para poder avaliar qual é o modelo mais adequado para a sua indústria.
Os pallets de contenção, por exemplo, servem para transportar os produtos que contêm líquidos que podem vazar. Geralmente estes líquidos são agentes químicos ou outros tipos de compostos.
A estrutura deste produto pode ser feita com quatro tambores ou apenas dois. A escolha de cada um deles irá variar de acordo com a necessidade da indústria. Segundo as indicações prevista nas Normas OSHA 40 CFR 264, as suas cores são obrigatoriamente amarelo e cinza.
Para ser resistente aos líquidos e agentes químicos, o pallet de contenção é fabricado com a rotomoldagem de polietileno, matéria-prima que não sofre com as ações de ácidos, combustíveis e corrosões.
Os mais comuns, porém, são os paletes de madeira. Isso porque ele foi o primeiro a ser inventado e, até hoje, é o mais barato e o mais prático de se conseguir. Ele pode, inclusive, ser facilmente feito por qualquer pessoa que consiga placas de madeira e tenha habilidade para construir.
O fato de ser ecológico pode ser citado como uma vantagem, podendo facilmente ser reaproveitado. É possível, inclusive, encontrar paletes de madeira usadas em pequenos centros de equipamentos industriais de de construção.
Além disso, os pallets feitos de madeira são bastante resistentes e, de certa forma, leves. Eles conseguem ajudar a empilhar quase todos os tipos de produtos, sendo muito eficientes no setor industrial.
Existem vários modelos que variam de acordo com suas dimensões, de modo que antes de comprar é necessário verificar qual deles é o mais ideal para você.
É preciso se certificar, também, de que eles foram feitos com madeiras de qualidade, como o pinheiro, por exemplo.
Quando comprado novo é fácil fazer esta verificação, mas ao buscar um pallet usado é sempre bom prestar bastante atenção e buscar outras maneiras para comprovar a procedência daquele material.
Ultimamente, muitas empresas têm optado por investir em palete plastico. Embora os de madeira ainda apareçam em números expressivos nas fábricas, cada vez mais as empresas começam a optar pelo de plástico quando precisam renovar o seu estoque.
São vários os benefícios de adquirir os pallets de plástico, mas os principais se devem ao fato de que eles são muito mais práticos em termos de limpeza. A madeira pode sofrer com a ação de líquidos e armazenar sujeiras, coisa que não acontece com o plástico.
Além de haver a possibilidade de eles serem mais resistentes, os de plástico ainda são bem mais leves, de modo que o problema de pesar e aumentar o frete pode ser facilmente resolvido.