Os serviços que são realizados na indústria são muito importantes para a sociedade, porque a jornada diária de trabalho das companhias resultam na criação de mercadorias.
Os investimentos na aquisição de um maquinário adequado conforme o segmento de atuação e uma matéria-prima de boa procedência podem render excelentes ganhos as empresas.
Um desempenho eficiente na área industrial é importante para a geração de novos postos de trabalho, crescimento da economia, oportunidades de compra e venda do setor varejista, maior poder de aquisição por parte dos consumidores, lucros e da demanda de fabricação das empresas.
A execução de métodos diferenciados são o segredo para conseguir produzir em grande quantidade. A usinagem, por exemplo, é uma técnica de fabricação de peças e moldes muito realizada em firmas de pequeno porte.
O uso de máquinas e ferramentas específicas para o processo de desgaste mecânico ajuda na qualidade e otimização do tempo.
O papel da usinagem na indústria
As empresas de usinagem atuam na produção de peças mecânicas para o mercado, com o auxílio de equipamentos adequados para cada método e assim conseguir transformar um bloco sólido de matéria bruta (pedaço de metal) em uma peça industrial.
Os procedimentos mais executados são: brochamento, aplainamento, serramento, eletroerosão, furação, torneamento, mandrilamento, fresamento, afiação, retificação, usinagem de precisão, etc.
O desenvolvimento de peças metálicas através do ato de usinar é importante para a criação dos sensores industriais, componentes extremamente importantes na automação.
A relevância dos sensores nas atividades da indústria
Os sensores são peças muito importantes na automatização industrial. Tem a função de detectar a movimentação dos materiais na linha de produção, ajudando na contagem de materiais, controle de direção, nível e quantidade de fluidos dentro dos recipientes.
Os fabricantes de sensor podem criar diversos modelos: indutivos, capacitivos, barreiras fotoelétricas, a laser, de imagem, ultrassônicos, transdutores lineares, de pressão, magnéticos, de fibras ópticas, entre outros.
Estes tipos de sensores conseguem ajudar no desempenho dos serviços industriais, indicando algum problema que possa prejudicar a produção. A detecção com rapidez auxilia na otimização de tempo e eficiência do trabalho.
Os benefícios dos sensores
Os sensores indutivos possuem funcionamento por meio da indução eletromagnética e consegue detectar objetos metálicos que se movimentam dentro do campo de medição, sem contato físico. A atuação acontece com a presença de um circuito oscilante que é responsável por gerir o campo magnético, objeto e o sensor.
Os pontos positivos deste tipo de sensor são: velocidade, durabilidade, alta vedação, detecção de objetos com qualidade, funcionamento em qualquer ambiente, acionamento simples sem exigir contato, etc.
Um sensor indutivo pnp é uma peça que deve ser instalada no CLP (Comando Lógico Programável), convertendo uma grandeza física para um sinal elétrico que o equipamento compreende.
Na indústria, este sensor é conhecido pela proximidade. O modelo pnp tem potencial positivo, ou seja, a ligação deve ser feita em um fio de potencial negativo.
As instalações industriais devem ser feitas com muita prudência para obter bons resultados. A utilização de um relé de segurança, por exemplo, é uma peça muito importante para monitorar as funções de segurança, paradas de emergências, cortina de luz. Em casos de perigo, o relé tem uma atuação eficiente e resposta segura.
Algumas das funções desta peça são:
- Supervisão;
- Monitoramento da posição das portas;
- Controla e interrompe movimentos quando há alguém presente no ambiente;
- Aplicação na interface de sinal entre sensor e máquina industrial;
- Parada de movimento de forma controlada;
Produtos que ajudam na manutenção industrial
Os cuidados com a parte interna das máquinas e equipamentos são importantes para manter a qualidade dos serviços. O processo de lubrificacao industrial é uma ação que faz parte do processo de manutenção planejada, onde os técnicos analisam as condições do maquinário e quando há necessidade aplicar um lubrificante.
A função deste produto é agir criando uma camada protetora entre duas superfícies, diminuindo o atrito, reduzindo os desgastes dos componentes, corrosões, além de facilitar a limpeza e manuseio. Cada máquina necessita de um lubrificante específico para não comprometer as peças.
O lubrificante spray é um produto muito versátil, pois pode ser aplicado em: engrenagens, trincos, dobradiças, fechaduras, soltar porcas e parafusos dos carros, motores e máquinas. Possui excelente vedação e aderência nas peças.
Portanto, métodos de produção eficientes, máquinas potentes e investir em serviços de manutenções periódicas são o segredo para conseguir excelentes resultados, lucros e atender às necessidades dos clientes.