O cossinete é uma peça também denominada de tarraxa, é uma ferramenta apropriada para fazer o rosqueamento, tanto externo como em uma máquina.

Os cossinetes de rosca normalmente são confeccionados inteiros, partidos e de tubos, a matéria-prima vem de aço rápido ou de aço de liga temperado e filetado, com o intuito de ocasionar roscas externas em vários eixos, parafusos e tubos para união com as porcas, furos roscados e as luvas roscadas, dispõe de um furo central e canais arredondados periféricos ao furo roscado que fazem com que as arestas cortantes sirvam para alocar os cavacos do produto ao decorrer da execução dessa rosca.

Quais são os tipos de cossinetes que podemos encontrar no mercado?

Conforme a sua utilização e a maneira de trabalho a ser executado, podemos localizar diversos modelos de cossinetes, entre eles o redondo fechado, bipartido, redondo aberto e de pente.

  • Cossinete redondo aberto: É um tipo de equipamento que dispõe uma fenda radial chanfrado no sentido longitudinal da espessura do cossinete, através dessa fenda é inserida um parafuso com uma ponta cônica, com o objetivo de abrir o diâmetro do maquinário, simplificando o início da rosca em parafusos com eixos ou diâmetros que ainda não foram calibrados.
  • Cossinete redondo fechado: Este modelo de peça é rígido, porque não possibilita a ação de roscas normais e calibradas.
  • Determina que todos os diâmetros dos parafusos sejam absolutamente compatíveis com o cossinete, porque de forma contrária, corre-se o risco que os filetes sejam totalmente danificados conforme ao excesso do material a ser retirado quando o diâmetro for maior que o esperado.
  • Essa peça pode possuir uma entrada helicoidal ou sem a entrega helicoidal, o cossinete com entrada helicoidal é apropriada para roscar o aço carbono, pois o cavaco vindo no procedimento normalmente é maior, desse jeito o cossinete desloca o cavaco da região de corte, reduzindo o engripamento por estocagem de produto nos canais.
  • Cossinete bipartido: O cossinete bipartido é produzido por duas placas de aço temperado, com forma retangular, possuindo somente duas arestas cortantes. Esse cossinete também dispõe de canais de saída por onde são extraídos todos os cavacos confeccionados ao decorrer da produção da rosca.
  • Cossinete de pente: É uma caixa circular, com quatro ranhuras em seu interior, nas ranhuras são alocadas quatro pentes filetados, por intermédio de um anel de ranhuras inclinadas, os filetes são abertos, nos dois sentidos, as partes cortantes são de arestas chanfradas junto ao início, para ajustar a entrada da rosca. Certos espaçadores de regulagem separam esses pentes e conserva centralizada a peça roscada.

Informações adicionais

Os cossinetes manuais, são mais curtos que os cossinetes para máquinas e feitos por jogos de duas peças para rosca fina e três peças para roscas normais.

De acordo com a norma NBR 8191, baseada na norma DIN 2197, na junção de machos de uso manual, o primeiro cossinete é chamado de macho de pré-corte, detectado com um anel ou pela letra “v” redigida na haste.