Na atualidade, um dos aspectos mais importantes da indústria é o da manutenção. Ela nada mais é que uma soma ou combinação de cuidados regulares, preventivos, episódicos ou emergenciais.
Esse conjunto de medidas pode ser operado em equipamentos pontuais, em áreas de trabalho industriais mais abrangentes e, de modo geral, em uma unidade fabril qualquer.
O fato é que, onde houver uma linha de produção industrial, é preciso haver manutenção.
O papel geral da manutenção
O pessoal da manutenção é responsável por garantir que um equipamento esteja funcionando de forma adequada e eficiente em todos os momentos da rotina industrial. Isso realmente altera toda a dinâmica de uma fábrica.
Naturalmente, ao manter o equipamento em dia com suas exigências técnicas, a indústria melhora o ambiente de trabalho, tornando-o mais vantajoso nos seguintes requisitos:
- A segurança do trabalho;
- A eficiência do maquinário;
- A otimização da agenda;
- A melhoria dos resultados gerais;
- A redução de gastos, etc.
Confira, adiante, vários exemplos práticos de como a revisão, o reparo e a manutenção como um todo são importantes para vários setores industriais, sobretudo em tempos de automação e altas tecnologias, como são os da atualidade.
O exemplo dos painéis elétricos
Um dado muito importante que os gestores da área não podem deixar de levar em conta é o seguinte: mesmo que a empresa tenha um pessoal de manutenção internamente no local, como uma equipe própria, isso não dispensa a ajuda externa.
Um exemplo clássico se encontra na área de montagem de painéis elétricos. Várias indústrias podem ter profissionais habilitados a lidar com maquinários, os mais complexos, porém inábeis em matéria de quadros de distribuição.
Como a função desses painéis/quadros é distribuir a energia elétrica fornecida pelas concessionárias especializadas, abastecendo vários circuitos ou pontos de consumo de um pátio ou empresa, é de suma importância que tal instalação seja bem feita, e que conte com manutenções rotineiras posteriormente.
Para efeito de ilustração, um painel elétrico conta com os seguintes dispositivos tradicionais:
- O centro de controle;
- Os transformadores;
- Os controladores lógicos;
- As fontes de alimentação;
- Os disjuntores e fusíveis;
- As chaves seccionadoras;
- Os bornes e relés, etc.
Levando em conta tal complexidade, tanto as montagens iniciais quanto as manutenções futuras devem ser feitas por profissionais habilitados e empresas que atuam de modo idôneo na área.
Abaixo, ficará claro como os tipos distintos de manutenção se completam entre si.
O diferencial da manutenção preventiva
A manutenção corretiva ou emergencial é, certamente, a mais conhecida de todas. Porém, ela deve ser um recurso extremo de qualquer gestor ou empresa que se pretenda eficiente e prudente em termos técnicos.
A correção de um defeito só deve ocorrer nos casos em que o próprio defeito era absolutamente imprevisível.
O ideal é sempre recorrer à manutenção preventiva, que é aquela que estabelece uma rotina de prevenção que visa a mitigar as possibilidades previsíveis de erros e defeitos.
Se não fosse essa modalidade de prevenção muitos dos problemas industriais levariam a um descontrole.
É graças a ela que se torna possível evitar o transtorno de máquinas que param de funcionar abruptamente, interrompendo a linha de produção e gerando prejuízos financeiros terríveis.
Além disso, toda manutenção tem o papel fundamental de manter os equipamentos em sua normalidade. Isso também tem o intuito de impedir o mau funcionamento que poderia ocasionar acidentes e comprometer a segurança dos operários.
Uma empresa que faz manutenção de ponte rolante, por exemplo, lida com equipamentos de alto risco.
Essas pontes são estruturas de aço com partes móveis que funcionam mais ou menos como um guindaste que atua internamente em pátios industriais, unidades fabris ou portos de carga e descarga.
Qualquer defeito imprevisto poderia ocasionar um acidente grave. E como as cargas içadas e movimentadas por tais dispositivos são especialmente pesadas, a situação seria ainda mais grave caso envolvesse algum funcionário do local.
O que é a Interação Homem-Máquina?
Uma das referências em automação industrial da atualidade são as plataformas IHM (Interação Homem-Máquina).
Todo dispositivo que integra a atividade mecânica de uma máquina ou conjunto de máquinas em uma tela que pode ser facilmente controlada por uma pessoa é considerado um dispositivo IHM.
Hoje, a manutenção ihm é considerada uma das mais importantes da área, justamente por lidar com um composto de operações e tecnologias que abrangem vários conceitos e dispositivos diferentes.
A ela podem relacionar-se as principais atividades de uma indústria, de tal modo que tudo o que foi dito acima se torna ainda mais urgente e necessário no caso das tecnologias de tipo Interação Homem-Máquina.