As atividades industriais têm um papel muito importante no processo de fabricação de peças e mercadorias de pequeno, médio e grande porte. Os serviços que estão diretamente relacionados a produção acontecem mediante os investimentos que os empresários realizam na sua empresa.
Investir parte do capital para a compra de matéria-prima de qualidade, máquinas e equipamentos potentes, ter um espaço adequado para a produção e contratar funcionários experientes são maneiras de conseguir realizar todas as atividades com eficiência, segurança e agilidade.
A criação de um planejamento é muito importante para decidir quais serão os produtos fabricados, os insumos que os colaboradores precisam para realizar o seu trabalho, o tempo necessário para desenvolver as mercadorias, entre outros fatores.
Definir os objetivos e metas são formas de conseguir alcançar as ambições que o empresário deseja para a sua companhia.
A importância dos componentes para eletrônica
A eletrônica no ambiente industrial é muito importante, pois permite o uso da energia elétrica em baixa tensão.
Pois, muitas máquinas utilizadas na indústria têm um funcionamento eletromecânico, ou seja, fornecem a força em mecânica e tem o bônus de algumas funcionalidades que eletrônicas e tecnológicas para agilizar as atividades.
Nos processos de automação industrial é muito comum a utilização de algumas máquinas eletromecânicas, computadores, softwares são muito comuns para aumentar a produtividade, ter baixo consumo de energia e preservar a segurança dos funcionários e a parte informacional da empresa.
Os sensores são muito interessantes, pois trata-se de componentes que ajudam a captar a movimentação em diferentes condições, ambientes e máquinas.
Um termopar tipo J é um modelo de sensor muito robusto e simples que consegue fazer medições de temperaturas nos processos produtivos.
Este termopar pode ser usado em equipamentos obsoletos que podem ou não ter compatibilidade com outros modelos de termopares modernos.
Consegue medir temperaturas que variam entre -40ºC e 750ºC. Podem ser configurados para o uso em controladores e equipamentos indicadores de temperatura.
Possui durabilidade, preço acessível e instalação simples, fatores estes que chamam a atenção das pessoas para o uso deste recurso.
Itens que ajudam nos serviços de eletrônica
Os trabalhos no segmento da eletrônica exigem o uso de algumas ferramentas e estruturas específicas para que os profissionais desempenhem o melhor no trabalho.
A bancada eletronica, por exemplo, é uma estrutura física que permite o armazenamento dos equipamentos e ferramentas de uso contínuo e de manutenção.
A composição da bancada pode ser fixa ou desmontável, dependendo da necessidade do profissional. Os materiais mais comuns para as bancadas são: madeira ou metal.
Os equipamentos e ferramentas que pode ser colocadas na bancada são:
- Instrumentos de medição;
- Suporte para placa de circuito;
- Estação de solda;
- Fonte de bancada;
- Soprador térmico;
- Cortador e furador de placas de circuito;
- Parafusadeira;
- Chave de fenda e alicate;
- Ponteiras de prova;
- Ferro de solda.
Investir na aquisição de um kit eletrônica é uma forma de conseguir realizar os procedimentos de solda, uma das principais atividades nesta área.
O kit é composto pelos seguintes itens: suporte para ferro de solda, alicate de corte, multímetro digital, estanho para solda, sugador, ferro para solda, entre outros recursos.
Um componente muito importante na indústria é a resistência de estufa, uma pela responsável pela transformação de energia em calor para conseguir aquecer os recursos que são colocados dentro deste espaço.
As estufas são espaços que as empresas usam como uma espécie de laboratório, fazendo com que a temperatura fique adequada.
Processos industriais e as regras para segurança dos trabalhadores
Um fator muito importante no ambiente de trabalho são as Normas Regulamentadoras. A adequação NR12 consiste em projetar e instalar dispositivos, equipamentos e sistemas que tem como objetivo manter a segurança dos funcionários, eliminando os riscos de acidentes.
Uma boa adequação desta norma consiste em:
- Parar os equipamentos em casos de perigo;
- Ser à prova de violação;
- Usar lubrificações com proteções no lugar;
- Evitar contato em zona de perigo;
- Não interferir no funcionamento da máquina.
Sendo assim, investir no serviço de profissionais que possam ajudar no processo de adequar a NR 12 com segurança, eficiência e assim proporcionar o melhor para a sua equipe de funcionários em uma empresa de fundição em Guarulhos.
As empresas especializadas em fundição trabalham utilizando ligas metálicas, transformando-as em moldes resistentes e de qualidade que são vendidos para diversas empresas.