O setor que corresponde a indústria possui uma grande importância para o funcionamento das cidades, pois tem influência direta na geração de empregos nas empresas, crescimento e movimentação na economia e, consequentemente, melhorando a situação do país.
Além disso, ela pode ser considerada uma grande aliada do comércio, pois os produtos e mercadorias que são produzidas nas empresas são destinadas aos estabelecimentos comerciais para as vendas.
As vendas ajudam as companhias industriais conquistarem resultados interessantes para os negócios, pois o número de vendas no varejo ajuda as mercadorias das empresas a ganharem reconhecimento do público e, com o produto em destaque, é muito mais fácil a atuação da empresa ser notada.
Com isso, novas oportunidades de investimentos e contratos podem acontecer.
Tipos de serviços que são feitos na indústria
Na indústria, existem vários setores que todos os dias trabalham na fabricação de produtos e atendem as demandas dos seus clientes
As atividades nesta área consistem, basicamente, em transformar uma matéria-prima em um objeto, utilizando a capacidade de mão de obra humana, aliada ao uso de máquinas e equipamentos.
A usinagem é um procedimento que as empresas realizam todos os dias na linha de produção, na qual uma matéria-prima é transformada em uma peça que é utilizada em outras etapas ou é destinada às encomendas do setor varejista e pode ser usada em diferentes companhias, facilitando as atividades produtivas.
O método de usinar é realizado com uma máquina-ferramenta, que realiza um desgaste mecânico que gera um formato para a peça que pode ser ou não metálica.
No mundo da usinagem, existem diversos procedimentos diferentes que podem ser feitos nos serviços de usinagem de peças. São eles:
- Aplainamento;
- Brochamento;
- Eletroerosão;
- Furação;
- Fresamento;
- Moagem;
- Retificação;
- Serragem;
- Torneamento.
Máquinas importantes na usinagem
No torneamento, os profissionais utilizam um torno mecânico, máquina que permite a fabricação e acabamento de peças cilíndricas, esférica e geométricas.
O funcionamento desse equipamento é feito com a utilização de placas, que por meio da rotação, realiza o procedimento de criação de peças.
Os tornos possuem uma caixa chamada cabeçote, no qual se encontram os botões e engrenagens para o serviço de torneamento.
No mercado existem muitos modelos, com algumas especificações que diferenciam uns dos outros. Por isso, pesquisar informações em vários estabelecimentos que realizam a venda dessa máquina é a melhor maneira de conseguir um equipamento para auxiliar na produção da sua empresa.
Considerar o tipo de peça que será fabricada é muito importante para conseguir realizar uma boa aquisição. Em situações que a empresa realiza a produção de pequenas peças, um mini torno mecanico é uma boa opção para conseguir fazer a peça com qualidade e precisão.
As peças que podem ser produzidas com um torno são: buchas, acoplamentos, pinos, parafusos, roscas e outros tipos de peças que são muito utilizadas em diversos setores da indústria.
Algumas empresas realizam o uso de máquinas modernas que oferecem rapidez, praticidade e conseguem diminuir o número de falhas humanas e retrabalhos.
O torno cnc é um desses equipamentos, que possui as mesmas funções de um torno comum, com a diferença que pode as suas operações são programadas por um controle numérico computadorizado, usando um software.
O custo dessa máquina é um pouco elevado, comparado a um torno comum, mas ela apresenta mais praticidade. Além disso, ela precisa ser operado por pessoas que tenham experiência em tecnologia e usinagem.
Um fresamento é a técnica que realiza a produção de coroa de comando e engrenagens de vários formatos usando uma fresadora ferramenteira, máquina que possui dentes estirados ou filetes que realizam os cortes e acabamento nas peças e a remoção de cavacos.
As vantagens deste equipamento são: versatilidade, precisão, indicador digital e ótimo rendimento. Por isso, é muito usada em muitos serviços nas empresas de usinagem em SP.
Esses são os processos mais realizados em trabalho de usinagem, porém, a ação de usinar tem evoluído com o avanço tecnológico, modernizando os seus métodos e máquinas.
Com isso, algumas empresas passaram a atuar na área de usinagem seriada, serviço especializado que consiste em produzir peças seriadas com especificações que deixam o produto de acordo com projeto e pedido do cliente.
Desse modo, a usinagem seriada produz uma linha de produtos semelhantes, atendendo as necessidades de empresas ou estabelecimentos que precisam de peças de forma contínua e repetitiva.
Com essas técnicas e serviços industriais é possível fabricar inúmeras peças e produtos. Portanto, investimentos em máquinas de usinagem de qualidade e precisão é uma maneira de atender as necessidades dos clientes e conseguir excelentes resultados relacionados aos lucros, receita da empresa e reconhecimento de mercado.