Existem muitos procedimentos industriais que a grande maioria das pessoas não conhecem, em especial por envolverem uma série de operações peculiares e curiosas.

No artigo a seguir, saiba mais sobre atividades que talvez você não conheça, mas que são de extrema importância para os processos de produção.

Fabricação de molas

A fabricação das Molas é um processo peculiar que pode deixar muita gente intrigada. Essas peças mecânicas são essenciais para o armazenamento de energia mecânica, possível pelo seu alto índice de elasticidade.

Normalmente, elas são constituídas de aço enrolado e endurecido, fornecendo alto desempenho em resistência a processos de corrosão, abrasão e também contra desgastes provenientes de reações químicas.

No entanto, elas também podem ser fabricadas a partir do uso de materiais não-ferrosos, como o bronze,  titânio e até mesmo o plástico.

Existem diferentes tipos, sendo alguns deles:

  • Molas de compressão;
  • Molas de extensão;
  • Molas de torção;
  • Molas de relógio;
  • Molas de bellevile.

A mola pode ser pré-endurecida antes da fabricação ou mesmo endurecida depois de ser formada. Os Fabricantes de molas industriais utilizam um longo fio que é usado para alimentar um tipo de enrolador de funcionamento automático.

Por meio de um torno mecânico, o estoque do fio pode, ainda, ser enrolado para menores quantidades, mas esse é um processo delicado e que oferece riscos.

Dessa forma, tradicionalmente, utiliza-se um enrolador automático para forçar o fio da mola a ficar no formato de espiral. Esse enrolador, por sua vez, é uma máquina ajustável que altera a tensão, o número e o comprimento das bobinas.

Para que o fio gire de forma rápida e prática em torno do cilindro que irá forçá-lo a obter sua nova forma, o enrolador o manuseia por meio dos encabeçadores, que geram um processo girante contínuo e veloz.

Com essa velocidade e a força exercida, o fio logo cede ao formato em que é colocado ao se enrolar em torno do cilindro e, com isso, pode ser resfriado após o término do procedimento e endurecido para uso.

De acordo com que uma mola é concluída, o processo de fabricação da peça seguinte se inicia de forma consecutiva a partir da formação de uma nova bobina.

Desobstrução de encanamento

Todo mundo sabe o transtorno que é lidar com um vaso sanitário ou uma pia entupida, não é mesmo? Além de causar problemas, essa situação costuma exigir algumas intervenções complexas quando se agravam e pode gerar ainda mais dor de cabeça se o Encanador não for devidamente qualificado.

A obstrução do vaso sanitário, por exemplo, que pode acontecer por uma série de motivos, deve ser imediatamente resolvida de forma a gerar mais fluidez no uso dos banheiros e também proporcionar mais bem-estar no espaço de trabalho ou mesmo na sua residência. Para isso, existem diversos métodos, sendo alguns mais famosos.

Uma técnica extremamente eficaz, mas que poucos conhecem é hidrojateamento, muito mais moderno e prático do que a utilização de cabos, por exemplo.

Os resultados obtidos por esses métodos de desentupimento são muito satisfatórios, sem falar que ele não suja o ambiente, é mais higiênico e mais simples. Quer saber como ele funciona?

Por meio do bombardeio de partículas em alta velocidade, o serviço oferecido por uma Empresa de hidrojateamento é capaz de desobstruir o encanamento a partir da inserção de jatos d’água na tubulação entupida.

Isso é feito sob uma pressão bastante elevada, o que vai garantir a remoção de todo o material que for responsável pela obstrução dentro do encanamento, pois a força exercida é o suficiente para empurrar qualquer bloqueio.

Esse mecanismo altamente eficaz, rápido e simples pode ser utilizado na desobstrução de redes de esgoto sanitário e pluvial, em caixas de gordura e também em variados tipos de tubulação industrial, de modo que são muito encontrados em procedimentos diversos dentro de diferentes segmentos das indústrias.

Operações: Instalação elétrica

As Empresas de Instalações elétricas Industriais realizam uma série de operações que muitas pessoas sequer se dão conta, embora sejam fundamentais para as indústrias e, consequentemente, para o mundo contemporâneo.

A manutenção de máquinas e sistemas, portanto, bem como reparos diversos em equipamentos e instalação de quadros de distribuição de energia, são funções dessas empresas, que elevam o padrão da produção por meio do controle de qualidade e desempenho dos equipamentos e a instalação Elétrica no geral.

Além disso, são responsáveis por serviços como:

  • Cablagem de controle e comando;
  • Montagem de painéis;
  • Projeto e execução de SPDA;
  • Reparos e instalações em geral;
  • Manutenção preventiva e corretiva.

Todos esses procedimentos são muito importantes para o setor industrial, o que os tornam importantes também para a vida humana como um todo.

Por isso, é necessário sempre utilizar produtos de qualidade, evitando falhas na produção e também diminuindo cada vez mais os riscos de acidentes nos ambientes das fábricas e indústrias.