A abertura de negócios, principalmente, no setor industrial é bastante complexa, isso porque a montagem industrial precisa atentar-se para diversos aspectos como: levantamento de fundos, definição de mercados, e encarar o risco de não ter sucesso na fundação da empresa.
Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e órgão de pesquisa de mercado identificaram que quase 65% do rendimento do Produto Interno Bruto (PIB) é feito por serviços, sendo o mercado industrial bastante promissor.
Entretanto, há pouco material que trate sobre a montagem de uma indústria, pequena ou média, e dos processos que envolvem esses elementos como o projeto SPDA (sistema de proteção contra descargas atmosféricas) e projeto elétrico industrial.
Tipos de indústria: de serviços e industrial
O primeiro passo para a montagem de uma indústria é saber qual tipo seu projeto de negócios mais se enquadra. Existem dois tipos principais de indústria, a de serviços e as empresas industriais.
A grande diferença entre a duas é que as empresas indústrias (ou indústrias) possuem extração ou compra de matéria-prima transformando em um produto.
Já as indústrias de serviço possuem o sistema de prestação de serviços, como as lavanderias industriais, manutenção e outras. As cidades, por conta das leis de zoneamento, possuem zonas específicas para a construção de uma fábrica.
Assim, sabendo que sua indústria atenderá o mercado industrial e não de serviços, é importante buscar um local que seja adequado para a instalação da sua indústria.
Apesar de haver o setor industrial ou zona, não há obrigatoriedade da instalação do empreendimento nesses locais.
Por isso é muito importante no processo de montagem de uma indústria:
- Plano de negócios;
- Escolha do setor;
- Escolha do local de instalação;
- Contratação de fornecedores;
- Estratégia de Marketing.
Para que sua indústria tenha a montagem da sua linha de produção segura, é importante atenção em pontos-chave como instalação para raio predial para que todas as instalações elétricas tenha segurança, evitando colapsos e atrasos, e é sobre essas estratégias de proteção e segurança que são fundamentais para a montagem de uma indústria que falaremos abaixo.
Dois sistemas para segurança na montagem da indústria
Durante a montagem de uma indústria, principalmente, quando falamos da parte mais operacional é necessário atentar-se para dois aspectos importantes, a instalação de um sistema contra descargas atmosféricas, instalação de gerador de energia menor preço (para casos de emergência como quedas de luz), e a elaboração de um sistema elétrico industrial.
Abaixo trataremos sobre dois aspectos necessários, o projeto conhecido como Sistema de Proteção Contra Descargas Elétricas (SPDA) e as instalações elétricas industriais, mais precisamente a necessidade da elaboração de um projeto elétrico industrial.
O sistema SPDA: Proteção Contra Descargas Atmosféricas
O chamado Projeto SPDA é uma exigência do Corpo de Bombeiros para que haja a regulamentação de funcionamento das indústrias.
É popularmente conhecido como sistema de para-raios. Todo o procedimento de SPDA é regulamentada por uma norma ABNT, a NBR 5419/2005.
Esse sistema tem o intuito de minimizar os impactos das descargas atmosféricas no prédio e nas ligações com a cordoalha de cobre que podem causar explosões, danos materiais, e principalmente, risco à vida das pessoas que trabalham na indústria.
O Projeto SPDA precisa identificar qual o melhor método de isolamento das descargas elétricas atmosféricas, que são três: o método Franklin (este possui certas limitações como a altura dos prédios que podem ser usados, e portanto, tem sido menos utilizado), o método Gaiola de Faraday e o método da Esfera Rolante.
Projeto elétrico industrial
Os projetos elétricos industriais são elaborados para o atendimento das necessidades de produção. Desse modo, o projeto elétrico industrial levantam informações sobre a estimativa de produção e a quantidade de máquinas que trabalharão em simultaneidade.
Isso porque um sistema de elétrica industrial tem como características o suporte de potência elevada, o trabalho em alta tensão, principalmente, por conta do acionamento de variados motores simultâneos.
São pontos necessários para o desenvolvimento de um projeto elétrico industrial eficiente as seguintes informações:
- Divisão dos circuitos elétricos;
- Correntes elétricas utilizadas;
- Especificações para o quadro de distribuição;
- Informações sobre cabos, bitolas e eletrodutos.
Assim, um bom projeto elétrico industrial garante segurança e qualidade na produção, tornando sua indústria um sucesso.
Desse modo, vimos que o desenvolvimento de uma indústria passa por diversos aspectos como a elaboração de um plano de negócios, o setor a ser trabalhado e investimento em sistemas de segurança elétrico.
Com essas informações e uma boa consultoria é possível o desenvolvimento de um bom plano de negócios.