Há um grande número de fatores que podem aumentar o bom desempenho de uma organização em uma empresa de grande porte ou mesmo em uma empresa de médio ou pequeno porte. A atitude de automatizar processos é certamente uma das mais importantes.

Aliás, hoje já estamos falando da Indústria 4.0. É um dos mais novos conceitos em gestão e tecnologia que trata a relação entre máquinas, software, gestores e trabalhadores de forma inovadora.

De qualquer forma, você não precisa estar em uma indústria de alta tecnologia para investir em automação de processos. Você sabia que usar uma planilha simples já é uma forma de automação?

Sim. Usamos a automação sempre que definimos um processo feito pelo homem e o integramos com engenharia mecânica ou dispositivos digitais, sejam eles quais forem.

Mais adiante entenderemos melhor como funciona o processo de implementação desse incrível recurso e qual o melhor momento para fazê-lo.

A revolução

De fato, a forma mais moderna de melhorar a dinâmica da empresa e controlar todas as etapas dos processos utilizados é a automação.

Antes de entender o momento perfeito para usá-lo, você precisa entender exatamente o que é e quais são os benefícios e requisitos dessa decisão.

Embora os recursos tecnológicos sejam comuns às gerações mais jovens, os nativos digitais que viram a rotina do escritório antes e depois dos computadores e microcomputadores viram a magnitude da mudança.

Como dito acima, uma simples tabela digitalizada já é uma forma de automação. Portanto, a automação pode incluir tanto processos mais complexos e hierárquicos, como em grandes indústrias, quanto mais simples.

De qualquer forma, apesar das enormes diferenças na implementação e instalação do formato de trabalho, sempre leva a melhorias.

Isso é garantido, por exemplo, na indústria de etiquetas adesivas. Os familiarizados com CNC (abreviatura de Computer Numerical Control; Computer Numerical Command, em português) sabem como a computação tem afetado os processos mais difíceis desta indústria.

Tais sistemas possibilitam a automação de algumas máquinas, por exemplo:

  • Puncionadeiras;
  • Fresadoras;
  • Gravadores;
  • Máquinas de esmerilar;
  • Brocas;
  • Tornos, etc.

O aumento da produção e até mesmo a precisão e qualidade de acabamento que esta tecnologia de automação possibilitou são verdadeiramente revolucionários.

Você já ouviu falar em verticalidade?

Uma das grandes palavras do momento é “padronização”. Esta norma geralmente estabelece parâmetros para a indústria e também para a indústria e serviços em geral.

Como mostrado, não é difícil imaginar como a automação pode beneficiar um cilindro de metal duro. Mas pode, e geralmente faz, muito mais.

Hoje, uma pessoa vai a um restaurante e espera a mesma experiência da última vez, quando percebe uma mudança drástica no atendimento ou mesmo na comida, fica decepcionada e reclama.

Nesses casos, deve ficar claro que para que tudo corra da melhor forma possível, a linha de produção deve ser montada.

Em outras palavras, é necessário estabelecer uma hierarquia de comando e controle, que coloque esse controle nas mãos de posições-chave. Isso só pode ser feito com a ajuda de soluções de automação.

A mesma lógica se aplica a você e a qualquer outra empresa com alterações necessárias, seja na área de produtos ou serviços. O processo utilizado desta forma envolve tipicamente:

  • Fabricação vertical;
  • Máquinas e equipamentos combinados;
  • Software de gestão de inventário;
  • Software de gestão financeira;
  • Software de gestão de clientes;
  • Métodos de inspeção e inspeção;
  • Rigoroso controle de qualidade etc.

Produção escalável e segurança do trabalho

Mesmo em grandes processos de automação, outra vantagem muito importante é a escala de produção e a segurança do trabalhador.

Vamos imaginar a montagem de painel elétrico industrial nessas grandes zonas industriais e todo o trabalho é dividido em processos individuais: um processará a placa lógica, outro o gabinete do dispositivo final, outro conectará os dois, outro fará a gaxeta, etc. .

Na realidade, esse processo poderia ser bastante longo e demorado décadas atrás, embora tenha representado uma revolução na tecnologia e na prática na época.

Com a automação hardware-software integrada, é possível criar a mesma linha de produção de forma incrivelmente mais rápida e eficiente, o que permite, por exemplo, elevar a fábrica ao patamar de 2
horas. Então ele trabalha dia e noite.

Embora alguns considerem esse tipo de automação como o “inimigo do homem”, esse ponto de vista não é verdadeiro. Em primeiro lugar, os homens desenvolvem esses sistemas e ganham dinheiro com isso.

Além disso, a manutenção desses sistemas é sensível e requer a chamada manutenção preventiva, que é uma manutenção de rotina que independe do problema que está sendo feito.

De fato, todos os setores de logística hoje sabem o quanto é importante realizar inspeções em seus equipamentos, desde reparo de pinça de vídeo e substituição de peças até mudanças completas de pátio.

A tecnologia também é benéfica para as pessoas no sentido de aumentar a segurança ocupacional em um tipo de ambiente que antes era considerado bastante perigoso.

Transporte marítimo: um exemplo de paradigma

Existem muitas desvantagens em não usar automação. O resultado final geralmente é bem simples: seu concorrente faz isso há muito tempo e você definitivamente corre o risco de seu cliente sair por causa dele.

Hoje, a automação está em tudo. Quando você ouve falar de um simples transatlântico, por exemplo, você pode não imaginar, mas por trás disso, o maior meio de transporte do mundo, há uma excelente automação, com sistemas e Integração de sistemas de automação.

Tudo isso e muito mais seria impensável sem software e hardware que substituíssem ou complementassem o trabalho humano.
Por exemplo, quando se fala em aluguéis, pode ser o exemplo de um aluguel de aparelho lava jato, ou o aluguel de um container. Nesse caso, vários fatores influenciam, além da gestão de estoque, prazo de validade (data de validade) e outros fatores logísticos, existem modos de transporte que são:

  • LCL: Contêiner Menos Carga;
  • FCL: recipiente cheio;
  • Carga tipo granel;
  • Carga Nova Era etc.

Portanto, a própria empresa deve gerenciar seu próprio material para decidir estrategicamente se o embarque deve ser LCL ou FCL. Um simples detalhe esquecido pode ser a diferença entre tudo dar certo ou perder milhares e milhares de evidências.

No final da caneta: quando e como investir?

Quando um empreendedor se faz a pergunta: devo automatizar determinado processo em minha empresa, todas as informações citadas acima devem ser levadas em consideração?

Primeiro, a maioria dos processos hoje já são automatizados por computadores, como dito acima. Mas também é verdade que muitas pessoas sofrem com problemas financeiros, de clientes, de gestão de estoque, etc.

O cálculo que deve ser feito é simples: quanto custa implementar o que é necessário, não o prejuízo que se tem se não tiver necessidade. já fez o mesmo exercício.

As economias associadas à automação geralmente já valem o preço de compra. No caso de um estabelecimento comercial, como se sabe, esses sistemas agregam e gerenciam utensílios como desde um climatizador comercial e todos os pagamentos recebidos por cartão ao estabelecimento comercial, seja banco, crédito, alimentação, etc.

Qual é a melhor coisa além de simplificar o processo e possivelmente reduzir a equipe? Muito simples: as soluções mais recentes são integradas aos gerenciadores de cartões e monitoram todos os seus movimentos.

Assim, o pesadelo dos pagamentos injustificados, que poderiam ameaçar grande parte do lucro líquido, agora é basicamente evitado graças à solução de intermediários mais modernos.

Conclusão

Dito isto, a automação está em toda parte.

Um exemplo muito simbólico disso, que muitos empresários já viram no trabalho, mas não entenderam, é o custo da tradução simultânea.

Qualquer empresário acostumado a assistir a palestras e workshops em outro idioma utiliza esses fones de ouvido, que, como o nome sugere, traduzem a fala do palestrante em tempo real.

Claro que tem uma pessoa que faz a tradução. Mas quem oferece esse serviço é a casa que divulga o programa. E, com ele, automatiza o relacionamento de seus colaboradores ou parceiros com clientes e públicos-alvo.

E faz isso com uma velocidade incrível, o que exige muita técnica e atenção para que nada dê errado. Além de ser um software de hardware, torna o serviço oferecido muito melhor e mais atrativo para o público.

Este exemplo deve mostrar claramente o quanto a automação e o controle de processos podem melhorar a experiência do seu cliente e garantir que eles não o abandonem na primeira oportunidade.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Blog do Guia de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos em diversos segmentos.