Dentro das construções e das indústrias existe uma quantidade infindável de equipamentos que permitem uma maior fluidez nos processos.
Muitos desses equipamentos auxiliam no transporte de grandes cargas, na logística de transporte, e principalmente atuando no quesito de cargas e descargas.
Esses equipamentos não visam somente tornar os ambientes mais fluidos e rápidos, mas também permitir que o ambiente da indústria tenha segurança.
Desse modo, todos os equipamentos, e seus manipuladores são treinados com as normas da segurança do trabalho a fim de evitar acidentes.
Equipamentos utilizados na indústria
Alguns equipamentos usados na indústria para garantir que os processos sejam fluidos e adequados são:
1. Talha manual
As talhas são usadas para facilitar o levantamento de cargas pesadas, e possuem inúmeros tipos, desde as talhas manuais (corrente ou alavanca) até as talhas elétricas (de correia e de cabo de aço) e por fim as talhas pneumáticas.
A talha manual de corrente, como o próprio nome já diz, permite que o içamento das cargas seja feito de forma manual. Esse processo de levantamento é possível, pois a talha vem com um sistema de roldanas que facilitam o movimento.
Já na talha manual de alavanca, o içamento é feito também de modo manual, entretanto, ao invés de ser levantada empurrando as correntes para baixo, esse tipo possui uma alavanca em sistema de catraca, que, quando puxada, permite o içamento da carga.
Dentre as vantagens oferecidas pelas talhas manuais podemos destacar algumas, como:
- São fáceis de serem utilizadas;
- Precisa de pouca manutenção;
- Adaptável em qualquer lugar;
- Fácil locomoção do equipamento.
2. Guindaste
O guindaste é outro equipamento utilizado para levantamento de cargas, entretanto, diferente das talhas, ele permite que tais cargas sejam içadas a grandes alturas. Um guindaste é formado por alavancas e polias. Existem diferentes tipos de guindaste, os quais elucidaremos a seguir.
O Guindaste móvel é um equipamento simples, que possui um braço (lança telescópica) ou também pode ser uma treliça de aço, cujo objetivo é montar a plataforma móvel. As alavancas e os sistemas de polias elevam a lança levando o objeto.
A plataforma de uma grua móvel pode ser feito de diversos modelos: como por rodas, rodas para trilhos de trem, pista de lagarta para movimentações em lugares não muito pavimentados e desnivelados.
Já o Guindaste tipo caminhão, refere-se a equipamentos que são acoplados em um caminhão e toda a sua estrutura está presa a ela.
Para garantir a estabilidade, esse equipamento tem apoio nas laterais do veículo e tração nas quatro rodas. Esse equipamento é muito usado em locais muito acidentados e para o transporte de materiais.
Por fim, o Guindaste pórtico, como o nome sugere, são guindastes para trabalho em portos e ferrovias. Fazem o trabalho de carga e descarga de grandes containers. A sua base é colocada sobre grandes vigas mestras que funcionam em trilhos, podendo ser movido.
3. Transportadores contínuos
Os transportadores contínuos são grandes esteiras que têm como objetivo o transporte de objetos sólidos de um determinado ponto para outro, seja dentro de um setor da indústria para outro, seja de um navio, ferrovia para outra plataforma.
Os transportadores contínuos são muito usados em: aeroportos, armazéns, terminais portuários, dentre outros lugares. Assim como os guindastes, os transportadores podem ser encontrados em diversos modelos, como descrito abaixo.
O Transportador de corrente é muito usado em indústrias de celulose, cimento e mineração. Permite a construção de um circuito com curvas e trechos retilíneos. Geralmente, toda a manipulação do transportador é automática.
Já o Transportador com rolos motorizados tem seu uso destinado ao transporte de grandes cargas. Sua estrutura é feita com rolos que podem ser tanto de aço carbono, como de inox ou de PVC.
4. Ponte rolante
Esse equipamento é usado para movimentação de cargas dentro de ambientes industriais. Faz elevação e transporte para lugares onde o espaço é mínimo. É muito usado na indústria automobilística dada a possibilidade de seus movimentos: elevação, direção lateral e translação.
A importância da utilização desses equipamentos na indústria
Os equipamentos tratados nesse texto se referem a máquinas que passaram por anos de desenvolvimento tecnológico com um único intuito, o de garantir que os seres humanos construíssem, locomovessem-se e transformasse o pequeno espaço do mundo.
Essas máquinas são essenciais para que o progresso da indústria seja realizado de forma rápida, ágil e segura.