O avanço da tecnologia beneficia diariamente os diversos segmentos dentro do setor industrial. Com a criação de equipamentos e maquinários cada vez mais otimizados e facilitadores, a produção nas fábricas e indústrias só aumenta e se torna mais eficiente.
São muitos os maquinários existentes atualmente para uso no setor. Com variadas funcionalidades e desempenhos distintos, esses utensílios são indispensáveis em muitas situações.
Nesse artigo, confira como alguns deles funcionam e veja como suas funcionalidades podem ser aplicadas de diversas formas para ajudar no trabalho industrial.
Para curvar tubos com praticidade
Certamente, a curvadora de tubos é um dos maquinários mais utilizados nas indústria, para tornar o trabalho no setor mais prático, rápido e de qualidade. Mas do que se trata esse dispositivo?
Basicamente, como diz o próprio nome, esse utensílio serve para curvar e dobrar tubos, que podem diferenciar entre si, assim como a própria máquina.
Tudo vai depender do desempenho que você precisa, da curvatura desejada, do tamanho do tubo a ser dobrado e da gama de diâmetros específica.
Tipos de dobradeira
Existem dois tipos de dobradeira de tubos: 2D e 3D. O modelo 2D tem a capacidade de realizar, em uma única operação, duas curvas de formatos 2D.
A partir de acionamentos pneumáticos, a máquina pode dobrar tubos de até 32mm de diâmetro e espessura de parede de até 1,2mm.
No caso de espessuras maiores que as limitações do dispositivo, é necessário providenciar o acionamento hidráulico. Além disso, o modelo 2D também consegue lidar com peças de formato 3D.
Desde que a máquina seja usada mais de uma vez no mesmo processo. Já o modelo 3D, cujos movimentos são feitos por servo motores, é mais sofisticado.
Além de ser controlado por CNC, sua precisão é um de seus pontos fortes, pois o torna capaz de fazer peças tridimensionais, de forma muito prática e eficiente.
O dispositivo funciona a partir do acionamento de pedal ou botão por parte do operador, que coloca a barra de tubo.
E, então, a máquina direciona esse tubo até o cabeçote de dobra, de acordo com as medidas desejadas. Ao procurar pelo melhor equipamento, certifique-se da procedência do material e do seu desempenho.
Afinal, cada modelo possui uma capacidade diferente. Procure sempre por aqueles que fornecerão a devida qualidade de trabalho e a mais alta performance conforme sua necessidade.
Tamboreadores: inovação industrial
Alguns processos de acabamento muito importantes em variados segmentos da indústria, só são possíveis graças a máquinas como tamboreador.
Que surgiu justamente para tornar os processos manuais de acabamento mais produtivos. Por isso, esse dispositivo é altamente indicado para polimento de jóias, que exigem resultados impecáveis e especializados.
Seu uso que evoluiu nos últimos anos, não compromete a qualidade visual das jóias e, ao mesmo tempo, proporciona um acabamento menos dependente da atividade manual.
No geral, porém, esse dispositivo foi muito utilizado desde sua invenção para acabamento bruto de peças sem precisão. Ele servia, basicamente, para remover areia de peças fundidas, eliminar cantos vivos e lustrar peças leves.
Mas, com a evolução industrial, esse universo se expandiu e a máquina tem vários usos atualmente, como tamboreador para polimento.
Tipos e características
Para os serviços de polimentos e acabamento de peças, você pode contar com máquinas vibratórias, que estão disponíveis no mercado em forma de U ou redondas.
Além disso, há também a máquina de força centrifugal, recomendada para tratar peças menores com superfícies de difícil acesso. Sejam qual forem os maquinários escolhidos, algumas das características que você vai encontrar são:
- Boa relação custo-benefício;
- Revestimento interno contra abrasão;
- Proteção contra produtos químicos;
- Trabalho otimizado.
Além disso, é possível encontrar modelos de maquinários de acabamento que carregam, descarregam, levam e separam as peças trabalhadas.
A escolha do maquinário deve estar de acordo com o trabalho desejado. Por isso, avalie bem sua necessidade antes de escolher um produto.
Envasadoras: velocidade e eficiência
Outro dispositivo muito utilizado e que pode contribuir muito com os processos industriais, são as envasadoras rotativas, projetadas para otimizar as práticas manuais dentro da fábrica.
Com a capacidade de envasar produtos e embalagens de forma prática, precisa e eficaz, essa máquina tem uma série de vantagens e pode ser aplicada de forma rápida e segura em segmentos como:
- Indústria alimentícia;
- Indústria química;
- Indústria farmacêutica;
- Indústria de cosméticos.
Além disso, como todo utensílio industrial, a envasadora rotativa deve obedecer as devidas normas de segurança e proporcionar um bom desempenho.
Por isso, quando for escolher sua máquina de auxílio na indústria, certifique-se da origem do equipamento e sua qualidade. Isso vai evitar frustrações futuras e até riscos de acidentes.