Os setores da indústria são os mais importantes, afinal, grande parte dos elementos que usamos no nosso cotidiano, que vai desde os computadores até os ares-condicionado, passou em algum momento por uma série de processos industriais.
Desde a chamada indústria de base que tem como objetivo transformar matéria-prima em uma tipo de subproduto para que a indústria de bens de consumo transforme em um produto consumível e que chega ao consumidor.
Existe também uma série de elementos que essas indústrias fabricam que vão desde o uso das esfera de rolamento para as máquinas e ferramentas industriais.
Neste artigo abordaremos alguns elementos e componentes presentes nas fábricas e que garantem que as produções sejam feitas da melhor maneira possível.
As manutenções industriais
As fábricas são formadas por máquinas, sejam pequenas, médias ou grandes e estas são compostas por uma série de engrenagens, processos, rolamentos de esferas e que são usados cotidianamente e em alguns casos de forma contínua.
Isto, consequentemente gera desgastes na máquina acarretando muitas vezes em:
- Menor desempenho;
- Menor potência;
- Quebra de peças;
- Parada da máquina.
Assim, há a interrupção da operação, e a indústria deve recorrer a compra de novas máquinas. Entretanto, esse elemento gera uma grande oneração no orçamento.
Para que esse gasto diminua e as máquinas ganhe maior durabilidade as indústrias recorrem cada vez mais as manutenções.
As manutenções indústrias tem como objetivo fazer a restauração de peças como engrenagens, barra roscada preço, que objetiva fazer com que as máquinas e sistemas tenham novamente a sua condição operável.
Por conta disso, os gestores vem usando as manutenções como uma forma de evitar que o sistema estrague.
Esse tipo de manutenção é chamada de preventiva, porque visa o acompanhamento da máquina, evitando que haja erros e falhas. Porém, o sistema de manutenção industrial é grande e existe variados tipos que atua sobre variadas necessidades.
Os equipamentos de proteção individual – EPI
Como vimos no tópico anterior as fábricas são constituídas de máquinas e podemos acrescentar que sua atmosfera é ampla, podendo trazer vários riscos, seja de contaminação, objetos cortantes e também riscos de choques.
Para evitar que os operadores sofram acidentes graves e que o ofício seja feito de forma segura é preciso o uso de equipamentos de proteção individual, como botina de segurança para evitar perfurações, luvas, óculos e protetores de ouvido.
O uso dos Equipamentos de Proteção Individua – EPI na indústria é obrigatório por lei, e põem sobre o empregador a obrigatoriedade de entrega ao funcionário e também a orientação para o empregado sobre o seu uso.
Quanto ao funcionário é de responsabilidade o seu uso contínuo, sua conservação e quando for necessário solicitar a substituição de um novo equipamento.
Alguns dos equipamentos que podemos citar são as luvas que protegem as mãos de agentes biológicos, altas e baixas temperaturas, manipulação de bucha de bronze, abrasão entre muitos outros. Podem ser feitas de neoprene, PVC, malhas e também materiais nitrílicos.
Os calçados evitam a diminuição de problemas como descargas elétricos, pisos escorregadios e molhados e impactos e perfurações contra objetos. Podem ser feitos de plástico, de couro ou de borracha.
Os capacetes protegem a cabeça, pescoço e também ombro e rosto do operário, evitando acidentes com quedas, choques elétricos, entre outros.
Uma indústria é, altamente, barulhenta, o que pode causar um ambiente muito prejudicial a audição do operário, neste sentido, é necessário os protetores auriculares, que além do barulho, permite que haja a proteção do ouvido contra umidade, ventos fortes, chuvas entre outros. Existem diferentes tipos de protetores auriculares como o silicone, o de polímero e o de espuma.
Por fim, podemos citar os óculos e viseiras que protegem os olhos de partículas luminosidades excessivas, produtos biológicos e químicos. Dependendo das lentes dos óculos ou viseiras é específico para cada tipo de ambiente luminoso.
A lente transparente atua em luminosidade normal, as amarelas em ambientes de baixa luminosidade e a escura para alta luminosidade.
Deste modo, conseguimos entender que uma indústria é composta desde processos e componentes presentes em suas máquinas como o selo mecânico, até o cuidado com toda a segurança dos operadores.
Afinal, se a indústria não possuir segurança, os processos produtivos podem sair de forma não qualitativa. Atentando-se para esses aspectos entendemos que uma indústria pode garantir a qualidade da sua produção.