Dentro da indústria mecânica existem diversos tipos de motores que ajudam na formação de mecanismos, esteiras e outros tipos de equipamentos. Um dos componentes mais importantes para as máquinas e equipamentos são chamados de servo motores.

Um servo motor, de maneira geral, é um motor que ajuda na movimentação de máquinas e equipamentos e atua também no funcionamento de diversos comandos diferentes e aplicações industriais.

Para entendermos o processo de manutenção de servo motor precisamos entender melhor o que ele é e qual a sua atuação.

O que é um servo motor?

Um servo motor é uma peça que possui em sua composição um encoder e também um controlador. Por possuir essas características, o servo motor já se diferencia de outros tipos de motor.

De forma mais detalhada esse equipamento é um motor que atua de forma rotativa ou linear e que permite o controle, precisão e a velocidade de acordo com o tipo da máquina.

Além do mais, esse tipo de peça tem um pequeno diâmetro e um longo comprimento do rotor. Os servos motores são usados para controle, por exemplo, de braço giratório de coluna.

O servo motor trabalha do seguinte modo: o mecanismo ajuda no feedback com relação ao controle da velocidade e da posição final do motor.

Internamente o servo motor é executado por meio de um circuito de realimentação, um controlador e alguns circuitos complementares.

Para isso que aconteça de forma fluida, o servo motor conta com um tipo de codificador ou também chamado de sensor de velocidade, conhecido como (encoder).

Depois dos sinais de realimentação é comparado com uma posição de comando de entrada, caso haja uma divergência de sinais, há a emissão de um sinal de erro.

Que faz com que o detector de erro alimente o motor do servo onde eleva-se a tensão, o nível de potência do sinal e então faz o eixo do motor ir a posição desejada.

Há dois tipos de servos motores principais, eles são classificados em servo motores em corrente alternada e servo motores em corrente contínua, ou seja, tudo depende de qual tipo de alimentação elétrica para a operação.

Manutenção de servo motores

Qualquer tipo de maquinas e equipamentos precisam passar por manutenção periódicas. Assim, para que um servo motor funcione de forma plena é necessário saber de qual fabricante ele é, e quais são suas características principais, ou seja, se é de corrente alternada ou de corrente contínua.

Os serviços de manutenção de servos motores devem ser feitos por uma equipe de engenharia em automação industrial, isso porque todos os procedimentos são feitos em um laboratório de eletrônica onde existem vários equipamentos modernos e de grande qualidade que permitem a análise melhor do servo motor.

Para que a manutenção do servo motor aconteça é necessário encaminhar a uma empresa especializada que tenha uma equipe bem preparada. Isso porque, a manutenção levará em conta as peculiaridades da falha.

A importância da manutenção do servo motor

Como todo processo mecânico, uma manutenção de servo motor pode se tornar essencial, pois a peça pode passar por falhas e acidentes se não for reparado periodicamente, é por isso que existe, o que chamamos de, manutenção preventiva.

A manutenção preventiva deste tipo de equipamento tem como características principais:

  • Evitar falhas futuras;
  • Garantir o funcionamento pleno do servo motor;
  • Segurança durante o manuseio das máquinas;
  • Redução de custos com manutenção e trocas de peças.

A manutenção preventiva é indicada, pois ela evita as possíveis falhas, e mais, permite que se tenha uma visão ampla caso seja detectado alguma falha em seu funcionamento, de forma a alterar ou modificar a estrutura do motor.

Todo esse cuidado com a manutenção dos servos motores permite uma economia nos orçamentos das indústrias, isso tudo por prevenir possíveis problemas e já atrelar ao orçamento a substituição ou a compra de novas peças ou equipamentos.

Enfim, os servo motores são imprescindíveis para diversos processos mecânicos de diversas indústrias, desde uma indústria química que movimenta uma caldeira, até uma indústria de metalurgia para automóveis.

Para que tudo isso aconteça é necessário sempre a atenção com as manutenções periódicas, evitando ao máximo manutenção corretivas – feitas em caráter de emergência após a parada de funcionamento – e assim tornando a indústria mais eficiente, fluida e também muito mais segura.