Os equipamentos e máquinas utilizadas em fábricas e indústrias contam com diversos dispositivos, que servem como um sensor de segurança, informando as funcionalidades e a eficiência, de uma forma geral.

Os operadores devem estar atentos a qualquer alteração, e passar as informações para o setor técnico, caso qualquer inconsistência seja observada.

Além da segurança dos trabalhadores, uma máquina ou equipamento que não esteja funcionando de forma adequada, pode trazer prejuízos para toda uma indústria.

Correções e ajustes

As correções devem ser realizadas logo que o defeito se apresenta, e para isso, a equipe técnica tem à disposição ferramentas adequadas, que permitem a calibração de equipamentos de maneira correta e adequada.

Esse tipo de trabalho está presente na linha de produção de diferentes indústrias, como também em oficinas e laboratórios, que precisam contar com a precisão como um item fundamental para o correto manuseio de matéria-prima.

A indústria química e a indústria alimentícia contam com os equipamentos mais precisos do mercado, pois a variação de ingredientes pode alterar fórmulas.

Na indústria farmacêutica, se a calibração de termometro não estiver correta, é possível que os remédios encaminhados para as farmácias e drogarias possam ter alterações em seus compostos químicos, e causar problemas para os usuários, como reações alérgicas, ou até mesmo o agravamento de doenças.

Por isso, é preciso estar atento quanto à manutenção dos equipamentos disponíveis, para que os trabalhadores de todos os setores possam aplicar a dosagem correta, sem prejuízos de qualquer espécie.

Na indústria metalúrgica, muitos equipamentos passam por variações de temperatura, com a pressão hidráulica tendo papel fundamental na produção de materiais que serão disponibilizados para o mercado consumidor.

A calibração de valvulas de segurança deve ser realizada por meio meio de manutenção preventiva, mantendo todo o ambiente seguro, conforme as normas de regulamentação aplicadas pelas leis trabalhistas, em conformidade com os acordos entre sindicatos patronais e dos trabalhadores.

Normas de segurança

Todas as verificações devem seguir um padrão estabelecido por estudos e pesquisas técnicas, que é aplicado de maneira assertiva em todas as fábricas e indústrias, conforme a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, e o INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia.

Especificações técnicas internacionais também podem ser requeridas, conforme a aplicação de máquinas e equipamentos importados, que são utilizados na indústria, e podem ser instalados em plantas fabris de empresas de perfil internacional.

Para garantir o pleno funcionamento dos equipamentos, a manutenção preventiva e a calibração dos aparelhos devem seguir diferentes procedimentos, como:

  • Verificação inicial de funcionamento do equipamento;
  • Acompanhamento diário dos dados apresentados;
  • Calibração seguindo condições normais;
  • Ajustes em caso de alteração na grandeza medida.

Por ser considerado um trabalho mais detalhado, com a verificação dos valores identificados nos equipamentos, é preciso que seja realizada a correção, tão logo seja identificado qualquer tipo de erro ou imprecisão nos resultados.

A calibração estará feita quando os dados verificados mostrarem o valor exato, seguindo o sistema de medição e ajuste, identificado pelas normas técnicas e de segurança do equipamento.

Detalhes podem apontar necessidade de ajuste

Presentes em diversos segmentos, os equipamentos que precisam de ajustes podem ser verificados com diferentes instrumentos de medição, de acordo com as características principais apresentadas pelas máquinas instaladas nas linhas de produção, nos laboratórios químicos ou nas oficinas mecânicas.

Muitos equipamentos funcionam ao longo de turnos, sem nenhuma parada, apesar da troca de turno entre funcionários. Muitas vezes, as temperaturas podem atingir um patamar mais alto, que apresenta algum risco de acidente.

Isso pode acontecer pela falha de equipamentos resfriadores, como torres de refrigeração, ou falta de água nos sistemas hidráulicos.

Por isso, os operadores precisam estar atentos quanto à funcionalidade do termometro infravermelho, que apresenta os dados de temperatura do equipamento, em tempo real.

Até mesmo o ciclo térmico precisa estar anotado nos registros para acompanhamento em diferentes setores industriais, a fim de garantir a qualidade do produto a ser oferecido ao mercado consumidor.

Com esses registros, é possível especificar a utilização de temperatura adequada na linha de produção, sem prejudicar o resultado final. Em questões de segurança de ambiente de trabalho, a atenção quanto à valvula de pressão deve estar entre as responsabilidades dos operadores.

Se toda a calibração do equipamento estiver regular, e os dados apresentarem qualquer alteração, será preciso realizar a manutenção corretiva, para não prejudicar qualquer etapa da linha de produção.