Muitas pessoas desconhecem ou nunca ouviram falar sobre os processos de usinagem, os quais são muito valorizados e importantes para a produção de objetos e aparelhos.
Seja em residências como pia, lavabos ou até mesmo facas, ou em grandes indústrias, que utilizam a usinagem para a fabricação de grandes peças e aparelhos.
Desta forma, é necessário conhecer todas as técnicas de produção da usinagem na metalúrgica, por exemplo, que é praticada cotidianamente, para produzir peças e utensílios utilizados por todos os indivíduos da sociedade.
Para começar, é de extrema importância conhecer os conceitos básicos, de que consiste a usinagem e todos os materiais usados.
Como o aço inox, que é de uma ótima rigidez, versatilidade e resistência às altas temperaturas e à oxidação.
O que é a usinagem?
A usinagem, basicamente, é um processo de fabricação para formar e moldar objetos de metal, como já citado acima.
Cortando os materiais para criar diferentes peças para diferentes usos, sendo domésticos, automobilísticos ou mesmo nas indústrias. Ela se resume a outros processos de moldagem do aço, como a fundição.
Só que muito mais rápida e prática, não necessitando de grandes aparelhos e de demorados processos. O método é utilizado, principalmente, para a criação de peças mais frágeis e finas.
Estas que necessitam de um acabamento melhor e mais perfeito. A usinagem pode ser feita para fazer quase tudo.
Para que a usinagem seja um processo preciso, é necessário que as metalúrgicas que trabalham com isso, deem seu melhor no quesito de equipamentos e de pessoas qualificadas.
Para realizar um bom trabalho, o torno CNC automático conquista a posição de melhor maquinaria para o processo de usinagem.
Pois, com ele é necessário, apenas, controlar o painel ajustando-o da maneira que for preciso e deixar o aparelho realizar todo o trabalho.
Desta maneira, o torno faz o trabalho de maneira precisa, pois com o trabalho manual, é mais difícil acertar todos os detalhes.
Assim, apenas há o monitoramento da máquina para ver se está saindo como desejado. A técnica de usinagem é de qualidade, pois:
- Realiza trabalhos minuciosos;
- Trabalha com peças finas;
- Utiliza na maioria das vezes o inox;
- Tem um custo reduzido;
- Versátil;
- Peças feitas pela técnica são encontradas em qualquer lugar.
Além das peças de inox, a usinagem também conta com outros tipos de peças, como o tubo aço carbono, que é mais magnetizado e mais rígido.
Utilizado para a produção de peças que sofrem mais desgaste, como aparelhagem de automóveis e grandes peças de máquinas para indústria, como caldeiras e o encanamento de gás.
Como é o processo de produção de peças em inox?
Para entender melhor como cada peça de inox é fabricada, é necessário entender que há quatro tipos de metalurgia diferentes nessas peças. Sendo organizadas por: perfuração, moldagem, fresagem e moagem:
Perfuração
A perfuração se baseia em utilizar um pouco de metal, para perfurar alguma peça ou deixá-la mais pontiaguda. Essa fase, é muito simples e rápida de ser realizada.
Pois, na maioria das vezes, são utilizadas para pequenos objetos, como uma fresa helicoidal, que tem suas laterais pontiagudas e rígidas, para ser apoiada em furadeiras.
Moldagem
A moldagem, segundo tipo dos quatro processos de usinagem, é feita para dar formas ao determinado metal, como o nome mesmo já pressupõe.
Os metalúrgicos, apoiam a peça sobre o torno de bancada, que realiza todo o processo de moldagem no objeto, que também já pode estar cortado, para obter outro formato.
Esse processo pode ser realizado manual ou automaticamente, variando de acordo com o tamanho da peça que será produzida e moldada, pelo torno e pelas pessoas que irão auxiliar.
Fresagem
A fresagem, utiliza uma maquinaria chamada de fresa, como o nome do processo já sugere, desta forma, essa máquina utiliza objetos cortantes ou afiados de metal, para cortar ou moldar outros objetos de metal.
Esse processo, é utilizado para cortar chapas grandes de metal e formar outras ferramentas mais fortes, que outros processos não são capazes de realizar.
Moagem
A moagem, é uma fase simples e rápida de ser realizada, assim como, a perfuração. Só que ela dá o acabamento ao material, polindo e moldando, para já sair pronto e direto para o comércio.
A partir dos conceitos citados acima, é possível entender um pouco mais sobre a usinagem em metalúrgicas, um processo extremamente eficaz e necessário no mercado, que promete permanecer por seus enormes benefícios e praticidade.