O meio industrial é composto por muitas empresas que trabalham diariamente elaborando produtos, objetos e peças que são muito importantes para muitas pessoas todos os dias.

Independente do segmento de atuação, as companhias necessitam de insumos e equipamentos de qualidade para conseguir elaborar as suas mercadorias.

As companhias que atuam no setor de desenvolvimento de máquinas são importantíssimas para que as outras companhias de setores diferentes possam comprar um maquinário eficiente possibilitando a produção seja possível.

Com investimento de capital em equipamentos e ferramentas, a aquisição de materiais para fazer os produtos e objetos precisa ser feita.

Muitas companhias, no momento de fabricação de seus produtos, usam um parafuso, uma espécie de peça que pode ser feita com metais ou materiais duros, em formato cilíndrico ou cônico e sulcada em formato espiralado ao longo de toda a sua face externa e com uma base fixa que pode ser feita para várias adaptações.

A base fixa é chamada de cabeça de parafuso e no momento de utilização desta peça, a pessoa precisa usar uma ferramenta para apertar e fixar esta peça no local necessitado desta. A fixação de um parafuso pode ser feita com uma chave de fenda. O mercado possui muitos tipos de chaves:

  • Fenda cruzada;
  • Allen;
  • Torx;
  • Spanner;
  • Torq-set;
  • Tri-wing;
  • Entre outros modelos que podem ser usados para deixar o parafuso no lugar.

O parafuso tem a finalidade de ser um elemento fixador de duas ou mais superfícies, podendo ser combinadas em junções e materiais diferentes: madeira, chapas metálicas em paredes de alvenaria com o uso de uma bucha para fixação e em matrizes duras ou de baixa dureza, utilizando uma porca, realizando movimentos circulares para que o parafuso fique na estrutura.

Alguns modelos de parafuso podem ter a cabeça sextavada ou quadrada e precisam de chave inglesa ou de boca para serem colocados no local desejado.

Em uma empresa fabricante de parafusos especiais é possível encontrar modelos que possuem um tamanho e são feitos para aplicações específicos, promovendo proteção e segurança ao produto ou peça que possui este tipo de parafuso.

Modelos de parafuso

É possível encontrar lojas e estabelecimentos específicos as opções de parafusos básicos.

Esses parafusos são utilizados para: paredes ocas, madeira, alvenaria e buchas, fogão, franceses, máquina, sextavado, rosca soberba, de Arquimedes, micrométrico, biela, sem-fim, franceses, Allen, prisioneiro, diferencial, auto-atarraxante, pressão, chamada, entre outros modelos que possuem aplicações diferentes, de acordo com material usado em sua fabricação.

Os materiais que são usados na produção de parafusos são: aço, que pode ser desde o comum até o galvanizado, bronze e titânio que são excelentes escolhas, pois, possuem resistência contra corrosão, abrasividade e outros fatores.

PVC, plástico e teflon oferecem força moderada de sustentação, mas possuem excelente durabilidade e eficiência contra corrosão e isolação elétrica.

Vidro e porcelana podem ser moldados como parafusos especiais sp e linhas finas, e podem ser utilizados como peças de isolamento.

O papel da automação nas indústrias

A automação industrial é definida como o uso de máquinas e equipamentos que são eletromecânicas, softwares especializados e equipamentos que podem ser programados para realizarem as tarefas da linha de produção de forma automática.

Essas mudanças proporcionam benefícios de aumento e eficiência na fabricação das mercadorias, maximiza a execução das atividades reduzindo o consumo de energia, diminui a emissão de resíduos, além de proporcionar qualidade nas condições de trabalho aos funcionários, gerando maior bem-estar e consequentemente melhora o fluxo de informações.

Os produtos para automação industrial são comercializados em empresas ou estabelecimentos especializados em automação.

Sensores transdutores, microcontroladores, CLP (Controle Lógico Programável), SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído) e CNC (Controle Numérico Computadorizado) são algumas das máquinas que as empresas podem fazer um investimento e conseguir ótimos resultados.

A automação industrial pode ser realizada nas empresas de embalagens, processos químicos, automobilística, papel e celulose, mineração, farmacêutica e outros setores, promovendo rapidez, segurança, praticidade e otimização de tempo.

Assim, a logística das encomendas pode ocorrer e o comércio pode fazer as vendas e conquistar bons resultados para todos: comerciantes e empresas da indústria.

Portanto, a presença de máquinas automatizadas de qualidade e insumos de boa procedência é o segredo para as empresas realizarem um trabalho de excelência e assim obter lucros para novos investimentos e ter oportunidades de negócios que ofereçam prosperidade as companhias do setor industrial.