Uma indústria possui diversos tipos de elementos e ferramentas que ajudam no desempenho das linhas de produção, e não somente, que permite que produtos sejam acabados de forma eficiente.
Desse modo, uma fábrica utiliza-se do disco flap para polimento, passando pelo uso de softwares e esteiras de condução de materiais.
Assim, nesse artigo falaremos sobre alguns itens e serviços presentes na indústria e que favorecem o bom desempenho dos serviços fabris.
Discos de polimento e desbastes
Uma das máquinas usadas na indústria para acabamento de materiais e corte é a esmerilhadeira angular. Essas ferramentas permitem tanto o desgaste e remoção de material como o polimento de superfícies e peças. Para que esse serviço seja feito são usados os chamados discos flap.
Existem tipos diferentes de discos, indo do disco flap feltro usado para polimento, passando pelos discos de grão usado para desgastes e retirada de material de peças e superfícies.
Abaixo falaremos sobre alguns tipos de discos flap e outras características.
1. Formatos do disco
Há dois tipos principais de formatos de discos flap disponíveis que são usados na esmerilhadeira angular, o formato cônico e reto.
O formato cônico remove bastante material em pouco tempo, é bastante usado para desbaste com precisão de bordas e contornos.
O formato reto por sua vez é aplicado para remoção de material de forma rápida e precisa focado em superfícies retas. O formato reto do disco promove a estabilidade do trabalho com a ferramenta.
2. Material do disco
Os discos são usados em uma gama variada de materiais como:
- Madeira;
- Concreto;
- Metal;
- Tinta.
Esse uso em diversos materiais só é possível utilizando-se do material abrasivo correto, e os discos flap mais usados são os discos de grãos.
O grão cerâmico é um tipo de disco usado em metais, como o inox. Sua característica principal é a elevada remoção de material, do início indo até o desgaste total do disco. É usado além do metal em plásticos, madeira e também para desbastes de cordão de solda.
O grão de zircônio tem grandes aplicações em inox e aço e tem um corte bastante preciso.
Interação Homem-Máquina – IHM
A interação homem-máquina (IHM) é um equipamento que tem sido aplicado com mais consistência na indústria nos últimos tempos. É possível também encontrar a sigla em inglês HMI (Human-Machine Interface).
A IHM é um hardware composto por um software que permite a comunicação entre pessoas e máquinas, de modo que a máquina seja operada por grande parte das pessoas. Caso haja algum problema na comunicação desse sistema com a máquina é preciso realizar o conserto IHM.
O conserto de sistemas de Interação Homem-Máquina é feito em dois sentidos, verificação de problemas no hardware e no software.
Assim que é verificado uma falha é preciso chamar uma empresa especializada na análise desses pontos. Cada marca de IHM possui sistemas próprios e é preciso que a empresa tenha suporte as principais marcas.
O conserto de IHM leva aproximadamente de 24 a 72 horas para ser realizado, após a aprovação por parte da empresa do orçamento. Assim, depois de feito o conserto a IHM pode voltar ao pleno funcionamento.
Torquímetros pneumáticos
Uma ferramenta muito importante dentro dos produtos e processos industriais o uso dos torquímetros pneumáticos. Essa ferramenta é usada para aplicar torque em uma porca ou parafuso por meio de uma força exercida por sistema pneumático.
O uso da força pneumática aplicada pelo torquímetro pneumático é feita em objetos que precisam de tensionamentos muito restritas.
Isso é garantido pelas configurações de torque presentes na ferramenta. Além do mais o torquímetro pneumático é mais econômico que outros modelos como o elétrico ou então o manual.
A ferramenta funciona com uma fonte de ar comprimido que é capaz de girar a turbina do rotor. Esse rotor aciona um eixo ligado à uma embreagem que libera a tensão pré-definida do torque.
Quando a ferramenta é usada em um parafuso e uma porca, a ferramenta aperta até que essa tensão definida seja atingida.
Cordoalha flexível
A cordoalha flexivel é um tipo de malha em formato de trança com cobre estanhado. Seu uso está presente em sistema elétricos industriais, para a drenagem de corrente elétrica. Possuem diversos tamanhos.
Desse modo vimos que a indústria possui diversos elementos e serviços para garantir o bom desempenho de todos os processos fabris.