O ambiente industrial é sempre um local diferenciado e cheio de diversos tipos de equipamentos, para as mais variadas funções, pois há muitos detalhes e peças que devem ter atenção redobrada.
Então, para que seja possível fazer com que todos os elementos, sem nenhuma desculpa ou problema, funcionem, é necessário sempre ter todas as ferramentas possíveis nas fábricas e estabelecimentos.
Hoje iremos falar sobre materiais de medição e calibração industrial, que fazem com que seja possível manter os níveis de diversos tipos de maquinários sempre balanceados, para que não haja problemas no funcionamento.
Para que você saiba mais sobre eles e todos os feitos que cada um proporciona, acompanhe este texto, pois iremos falar mais, relacionando tudo que eles possuem de importante e relevante. Leia o artigo e confira.
Detectores de radiação
Primeiramente, falaremos sobre os detectores de radiação ionizante, que são equipamentos que ajudam a identificar radiações ionizantes e outros tipos de elementos radioativos que podem estar presentes.
Esses dispositivos têm a capacidade de utilizar sensores e determinar os níveis de radiação que estão presentes em um meio, o que está sendo estudado em questão. Ele pode reconhecer diversos tipos de radiações, como:
- Alfa;
- Beta;
- Raios;
- Nêutrons;
- Gama.
Seu fornecimento, a partir de distribuidoras especializadas, é totalmente necessário para que seja possível possuir essa ferramenta e fazer com que nada seja desenvolvido antes de todos saberem como está a radiação.
Analisador e transformador
Outro elemento é o analisador de energia, que atua também como transformador. Ele ajuda na medição de energia elétrica e ajuda de forma eficiente e simples em um manuseio mais complicado.
Além disso, ele não atua somente com a potência elétrica, mas também com o monitoramento da rede, para evitar falhas.
Há muitos tipos de modelos de analisadores e transformadores, alguns dos mais eficientes possuem memórias de dados relativos, energia capaz de ser ativa, indutiva, capacitiva ou como for desejado.
Ainda pode ajudar como transformador de energia – como falamos acima -, pois muda toda a relação do maquinário quando é ativado e necessita modificar alguns itens para um melhor funcionamento.
Eles são extremamente eficientes e ainda possuem diversos modelos. Eles devem ser fabricados sempre com a conformidade necessária relacionada a todas as regras e normas regulamentadas em lei.
Termômetro
Mais um elemento necessário é o termometro digital, que é utilizado por muitos ambientes industriais e também fora deles. Há muitos modelos e tamanhos, todos são destinados a medir temperaturas em processos diversos, que não precisam de uma medição tão constante.
Um dos mais conhecidos é o infravermelho, ou conhecido como pirómetro óptico, que mede a temperatura sem que seja necessário ter contato direto com o elemento. Isso faz com que a radiação infravermelha possa ser aplicada em temperaturas superiores a 600°C.
Esses termômetros são muito úteis, não oferecem nenhum tipo de perigo e ainda são utilizados tanto dentro quanto fora do ambiente industrial pois servem para diversos tipos de situações possíveis.
Multímetro
O último aparelho medidor que falaremos hoje, é o multimetro digital, que é uma peça eletrônica que mede todos os tipos de grandezas elétricas possíveis e conhecidas em sua limitação.
Ele é usado em laboratórios, serviços de campos, de telecomunicações e muitos outros. Ele possui um voltímetro, amperímetro e ohrímetro, além de capacímetro, frequencímetro, termômetro e entre outros.
Ou seja, é um elemento muito completo, que pode ser encontrado tanto de forma digital como analógica e ajuda a entender todos os níveis do local estudado e das particularidades presentes no ambiente.
Calibração
Para finalizar o texto, fechamos com a calibração de instrumentos de medição que todos esses maquinários devem ter, para que o funcionamento seja correto e não desregule os números na hora dos estudos e testes.
Ele é feito, e também é muito necessário, em todos os locais que utilizam as peças acima e ainda deve passar por uma manutenção, para que seja possível ter resultados sempre precisos, pois se houver algum erro, pode ocorrer acidentes, problemas e muitas outras situações.
Assim como todos os outros maquinários de uma indústria, esses devem passar por manutenções de forma regular, pois são pequenos, porém têm um grande funcionamento nesses ambientes.
Esses foram os mais conhecidos e importantes equipamentos de medição e, claro, calibração de ambientes industriais.