O setor industrial se mostra cada vez mais amplo, em especial, quando se leva em consideração que envolve os mais diversos tipos de processos e itens, devido aos setores que abrange.

Neste cenário, é possível citar três itens muito comuns, que são constantemente aplicados e estão relacionados principalmente a energia, são eles: inversor de frequência, trocador de calor e autotransformador.

No caso do trocador de calor, são equipamentos de suma importância, principalmente para o setor de engenharia, porém, outras áreas também o utilizam, como usinas de processamento químico e usinas elétricas. O aquecedor também é comumente utilizado para atender áreas relacionadas.

Trata-se de um equipamento que tem como principal funcionalidade a efetivação de um processo de troca térmica entre dois sistemas, o fluído frio e o fluído quente.

Tal troca pode ser efetuada misturando os fluidos ou entre sistemas separados. Constituindo assim três princípios distintos em que a troca de calor se baseia: mistura dos fluidos, parede de separação e armazenagem intermediária.

No primeiro caso, ambos fluidos se misturam em um único sistema e atingem a mesma temperatura final. No segundo, os fluidos escoam no trocador, porém, sem estabelecer contato direto. Isso ocorre por meio das tubulações divergentes, que são separadas por paredes que possuem alta condutibilidade térmica.

Por fim, no sistema de armazenagem intermediária, os fluídos são escoados de forma alternada na mesma passagem. Para isso, o calor é armazenado no enchimento do trocador e na parede quando o fluido quente passa. Em seguida, o frio atravessa e absorve o calor que foi armazenado. É um método amplamente aplicado para gases.

O que é inversor de frequência?

inversor de frequencia, de forma geral, consiste em um dispositivo capaz de transformar a corrente elétrica alternada fixa em corrente alternada variável.

Para isso, controla a potência que é consumida pela carga por meio da variação da frequência entregue pela rede. Dessa forma, tem como principal funcionalidade controlar a velocidade de um determinado motor de indução trifásico.

Muitas vezes os inversores podem ser confundidos com os conversores de corrente contínua (CC), isso ocorre devido a ambos apresentarem a mesma função, ou seja, de regular a velocidade do motor de forma que seu torque se mantenha.

No entanto, é preciso observar que são itens distintos, em especial, no que diz respeito ao motor, uma vez que os inversores operam com motores de corrente alternada, por isso, apresentam as seguintes vantagens:

  • Ausência de faíscas;
  • Manutenção relativamente baixa;
  • Baixo ruído elétrico;
  • Não opera com escovas comutadoras.

Basicamente, a velocidade da rotação desse motor depende essencialmente da frequência da rede de alimentação. Sendo assim, quanto maior for a frequência, consequentemente, maior será a rotação apresentada.

Por esse motivo, o inversor de frequência schneider é categorizado como uma fonte de tensão alternada de uma frequência variável.

Principais características dos transformadores de corrente

O transformador  é um equipamento indispensável para o funcionamento adequado de instrumentos de proteção e medição, pois dessa maneira, podem operar sem que a corrente nominal seja exigida para a operação da carga.

Sendo assim, são aplicados principalmente para suprir aparelhos que possuem baixa resistência elétrica, tais como medidores de energia, reles de indução e medidores de potência.

Os mais aplicados são os de corrente nominal, que apresentam como característica os enrolamentos primários com uma quantidade inferior de espiras, enquanto os secundários possuem uma quantidade superior, mas com fios mais finos.

Além disso, é possível citar o transformador de corrente tipo enrolado e o tipo barra. O tipo enrolado é amplamente aplicado em medições de correntes inferiores a relação de 200A por 5A.

Já o tipo barra, tem como principal atributo a realização de baixas medidas de tensão, além de amenizar as correntes relativamente altas em uma corrente secundária baixa.

Ao falar de transformadores de forma geral, também é interessante citar a existência de autotransformadores, que realiza a indução de potência a um circuito, apresentando a alteração da tensão e corrente.

Como principal característica, esse item conta com apenas um enrolamento e apresenta menor queda de tensão. Por mais que os itens apresentados ao longo do texto apresentem determinadas distinções, é possível notar que grande parte tem relação com energia.

Conhecer as divergências entre eles é essencial para assegurar as aplicações corretas e para que os equipamentos operem de forma satisfatória, evitando assim grandes danos.