O cenário industrial está mudando constantemente desde a sua implementação a partir da Revolução Industrial, há muitos e muitos anos. Os processos de trabalho, a especialização da mão de obra e o avanço da tecnologia têm proporcionado produtos muito mais específicos, com qualidade fina no acabamento, atendendo a uma demanda cada vez mais crescente.

O desenvolvimento de máquinas e ferramentas é tão importante quanto a atualização dos profissionais dedicados a tarefas distintas, como operadores de máquinas, desenvolvedores de projetos e trabalhos bastante específicos, relacionados à tecnologia e à automação de procedimentos industriais.

Consultoria profissional ajuda nas estratégias

Um olhar apurado de terceiros é uma maneira de chegar a conclusões diferenciadas daqueles que convivem o dia a dia de um fábrica ou indústria.

O grupo gestor formado por diretores, gerentes e supervisores, por exemplo, podem ampliar a visão administrativa a partir de programas e projetos desenvolvidos por empresas de automação industrial.

As indicações propostas por profissionais especializados podem indicar problemas pontuais, funcionários deslocados da função. Máquinas e equipamentos ociosos também podem ser um atraso dentro do ambiente industrial, tornando-se um problema constante na linha de produção.

A implementação de tecnologias voltadas à sustentabilidade passam a ser bem-vistas por organizações públicas e parcerias comerciais.

Dessa forma, a aquisição de equipamentos específicos pode demandar pesquisas no mercado, indicando fornecedores que se preocupam nesta pauta tão atual, revisando as práticas que refletem em impactos positivos na natureza e no meio ambiente, de uma forma geral.

Para estar à frente da concorrência, atendendo o mercado consumidor da melhor maneira possível com a automação industrial empresas precisam investir em diferentes projetos e estruturas de atuação.

Terceirização de serviços facilita processos

Os computadores fazem parte dos processos industriais há muitos anos, enxugando as plantas fabris e fortalecendo o mercado de trabalho com mão de obra especializada.

Os procedimentos de industrialização passaram para a automação em tarefas repetitivas e perigosas, utilizando ferramentas e braços robóticos em diferentes etapas de produção.

Até mesmo as oficinas de usinagem de peças receberam novas ferramentas, adaptando programas digitais em uma tarefa que durante muito tempo dependeu da atuação de profissionais como torneiros mecânicos.

Para que os custos não recaíssem diretamente nos produtos manufaturados, as parcerias empresariais se tornaram uma constante no mundo dos negócios.

Com isso, a troca de tecnologia passou a fazer parte de diferentes corporações, visando o desenvolvimento de máquinas específicas para cada setor.

A indústria automobilística é um exemplo que abrange diversos segmentos, pois as montadoras passaram a contar com empresas terceirizadas para a construção de um veículo.

São fábricas de tecido produzindo bancos e tapeçaria, enquanto outros ficam responsáveis pelas partes plásticas de um automóvel, como os parachoques e reservatório de combustível.

Cobrindo diferentes setores, as empresas de usinagem passaram a prestar serviços terceirizados, desenvolvendo peças exclusivas para modelos de veículos diversos, atendendo diferentes fabricantes.

Atualização de máquinas requer movimentação segura

O ambiente industrial é formado por equipamentos e ferramentas específicas, além de máquinas pesadas que fazem parte das linhas de produção e oficinas de usinagem.

É importante lembrar, por exemplo, que não é uma única peça para torno que forma o elemento que transforma barras de ferro e aço em diversos produtos. São vários instrumentos que operam de forma conjunta, entre eles:

  • Fresadora;
  • Furadeira;
  • Aplainadora;
  • Retificadora.

Com a tecnologia implementada nas plantas fabris, há outras máquinas que estão presentes na confecção de produtos e serviços de manufatura, sendo o torno mecânico a principal delas. O CNC – Comando Numérico Computadorizado faz parte dos controles de produção, substituindo a mão de obra por projetos digitalizados.

O desenvolvimento de novas tecnologias e o emprego de novos equipamentos e maquinários nos processos de manufatura, muitas vezes é necessário alguns procedimentos específicos para a remoção industrial de peças grandes e com pesos chegando a toneladas.

Empresas especializadas realizam esse tipo de serviço, utilizando veículos apropriados, como empilhadeiras, guindastes e caminhões munck.

Essa tarefa precisa ser realizada por profissionais técnicos e capacitados, com treinamento e experiência no setor, assegurando proteção às máquinas e segurança em todo o trajeto entre carga e descarga do equipamento.

A delegação de algumas tarefas a empresas especializadas faz parte do planejamento estratégico das fábricas e indústrias, permitindo a atenção e foco voltados aos processos industriais a que se destinam.

Para os gestores resta acompanhar de perto as mudanças que o mercado oferece, implementando a automação industrial de acordo com as possibilidades de investimento e o treinamento da mão de obra disponível.