As indústrias fazem parte de amplo conceito de geração de riqueza e que também garante a produção dos mais diferentes tipos de produtos.
Para que isso seja possível, os variados setores estão presentes nas diversas fases como a extração de matéria-prima, tratamentos e por fim a produção e distribuição para os comércios.
Para que a fábrica garanta a qualidade dos processos, os gestores, gerentes e líderes precisam tomar cuidado com variados pontos, como a adequação NR12 que consiste na aplicação do treinamento da Norma Regulamentadora que lida com a aplicação dos exercícios de segurança para ferramentas e equipamentos.
No presente artigo abordaremos alguns componentes que são fundamentais para o bom desenvolvimento da produção, além da sua segurança e o aumento da confiabilidade.
Conhecer esses pontos é necessário para que a importância do setor industrial continue, como o uso correto do cabo de instrumentação, entre outros.
Os equipamentos de medição na indústria
Os operários na indústria estão expostos em variados agentes externos como:
- Ruídos;
- Vibração;
- Calor;
- Exposição dos agentes químicos.
Para que os processos industriais sejam garantidos e que os agentes sejam controlados é necessário a medição dos mais diferentes componentes.
A medição para ser garantida depende do uso de variados equipamentos, assim como os sistemas elétricos necessitam do cabo manga 16 vias.
Os aparelhos de medição são variados como sonômetros, detector de gases, dosímetro humano, contador de Geiger, anemômetro e higrômetro.
Além de garantir a medição dos produtos e dos sistemas são essenciais para o desenvolvimento de programas de segurança do trabalho como Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO).
Abaixo falaremos sobre 3 tipos de instrumentos de medição, que assim como a garra de robo permitem o bom uso dos procedimentos fabris.
1. Sonômetro
Esse equipamento serve para a medida dos níveis de pressão sonora (MNPS), podendo ser chamado de decibelímetro.
Assim, são igualmente importantes para definir quais são os ruídos presentes na indústria podendo ser usado para criação de sistemas de redução de ruídos, sejam dos sistemas de cabo manga 4 vias, entre outros.
2. Bombas gravimétricas
Os equipamentos como bombas gravimétricas são fundamentais para a análise química, determinando quais são os limites do ambiente industrial quanto aos problemas.
Os componentes que podem ser medidos com esse instrumento são névoas, neblinas, poeiras, fumos metálicos e a coleta de gases.
3. Monitor de estresse térmico
O monitor de estresse térmico ou IBTUG (Índive de Bulbo Úmido e Termômetro de Globo) ajudam na avaliação de condições do ambiente em tudo o que se refere ao calor, assim como um tipo de termostato digital preço.
Esses equipamentos são fundamentais para que seja definido as estratégias de segurança para ambientes de grande temperatura como em caldeiras, fornos e espaços de fundição.
Abaixo falaremos de dois processos que são usados na indústria e que garantem a eficiência de todos os processos e alimentam as fábricas de bens de consumo.
Esses processos estão na indústria de metalurgia e são conhecidos como fundição e metodologias de usinagem.
Processos de fundição e de usinagem
As indústrias de metalurgia e de siderurgia são importantes, principalmente, para as fábricas de produção de equipamentos e peças metálicas, porque são usados para a produção de bens de consumos variados.
Para que essas indústrias consigam tratar o material metálico há dois tipos de processos fundamentais como as fundições e também as usinagens. Abaixo apontaremos esses dois componentes, suas diferenças e como são importantes.
1. O processo de fundição
Esse processo é um dos mais antigos existentes, principalmente, porque garantem que sejam feitos peças de geometria complexa de forma rápida e eficiente.
Esse processo é feito da seguinte forma: existe um molde que é feito da peça e ferramenta que se quer produzir e então é preenchido com material metálico derretido, depois o molde é resfriado, é retirado a peça do molde praticamente pronto, tendo apenas que passar por um pequeno acabamento.
2. O processo de usinagem
A usinagem é um tipo de processo de acabamento e produção de peça metálica que ao contrário da fundição atua na forma de desbaste mecânico e perfuração, dentre outras metodologias, facilitando a formatação da peça.
Há várias metodologias como o torneamento. Esses pontos aqui tratados são fundamentais para o sucesso da indústria e de suas linhas de produção.