No ambiente industrial há diversos tipos de locais, instalações e salas diferenciadas que são feitas, especialmente, para testes, estudos e todos os outros tipos de serviços que devem ser feitos para conhecer os produtos.
Um deles é o laboratorio de analises clinicas, porém ele é utilizado preferencialmente, e quase unicamente, pela indústria farmacêutica e também, claro, por outros ambientes relacionados com a saúde.
É nele que diversos tipos de pesquisas são feitas e criadas, além de concluídos. Nesses espaços, patologias e exames são entendidos e outros desenvolvidos para que seja possível sempre conseguir resultados positivos.
Enfim, para que seja possível saber mais sobre esses locais que operam somente com benefícios para humanidade acompanhe este texto, pois iremos contar um poucos mais sobre tudo o que eles necessitam. Leia e confira.
Móveis e utilitários de inox
Primeiramente, falaremos sobre elementos de inox que são aplicados nesses ambientes, isso tem diversas explicações, benefícios e vantagens, pois nada nesses locais está lá somente por acaso.
Por exemplo, uma bancada inox, que sempre está presente nesses ambientes possui muitos tipos de vantagens, que outros tipos de materiais não teriam, como o seu corpo – que é uma superfície lisa que não acumula sujeira e resíduos.
Isso é ótimo, pois como esse local lida com diversos tipos de elementos que não podem ser misturados com, absolutamente, nada, é necessário que sejam sempre operados em locais limpos.
Alguns dos outros benefícios do inox são:
- Anticorrosão;
- Antiabrasão;
- Ajudam a resfriar elementos que são aplicados em sua superfície;
- Não acumula sujeira;
- É muito resistente;
- Aguenta todos os tipos de pressões e também forças aplicadas.
Enfim esses são os principais, mas não os únicos benefícios aplicados com o inox, que por si só já é um dos melhores tipos de aços fabricados atualmente, pois não degrada ou estraga de nenhuma forma.
Outro tipo de elemento é a pia de aço inox, que costuma estar junto com a bancada e facilita mais ainda na hora da limpeza, pois realmente é um produto muito fácil de ser higienizado somente com álcool, água e sabão.
Enfim, esses móveis – também chamados de utilitários – proporcionam uma performance muito melhor para esses laboratórios, que necessitam de versatilidade e elementos que façam a diferença sempre para melhor.
Com o inox, dificilmente algum tipo de estudo será prejudicado, pois ele é totalmente higienizado e dificilmente prejudica o ambiente com sujeira ou outros problemas.
Tubos
Outro elemento interessante, que sempre está aplicado, é o tubo galvanizado, que pode possuir diversos formatos, como: redondos, retangulares, quadrados e entre outras opções. Eles são versáteis e também possuem a tal superfície lisa, que é a mais importante para esse meio.
Ele pode estar atrelado tanto a tubulações da indústria quanto de maquinários ou outros tipos de necessidades dentro deste local. Por isso são galvanizados, ou seja, possuem um banho de zinco em sua superfície.
A zincagem é feita em materiais que necessitam de uma proteção muito maior do que a comum que os produtos em metal possuem. Este elemento proporciona maior proteção relacionada à abrasão e corrosão, sempre ajudando a melhorar o desempenho de laboratórios.
Estufa
Conhecida como estufa de secagem, essa máquina é utilizada em diversos segmentos e ajuda a melhorar materiais que possuem uma fácil oxidação, principalmente, sob aquecimento ou aumento de temperatura que pode danificar as células e suas colônias de bactérias.
Então esse maquinário faz com que a aplicação a vácuo em uma estufa possa ser capaz de diminuir a temperatura e todos esses problemas que podem complicar diversos estudos e pesquisas.
Enfim, ela funciona entre 50°C e 200°C, é feita totalmente de metal com aço e ainda é aplicado com tinta epóxi. Isso faz com que a estufa e sua bomba de vácuo funcionem da melhor possível.
Medidor potencial hidrogeniônico
Para finalizar o texto, falaremos sobre o phmetro, que é uma ferramenta que mede a potência do PH e sua acidez, neutralidade e alcalinidade. Isso é feito com diversas amostras e não pode faltar em um laboratório.
Esse equipamento é feito a partir de um eletrodo e um potenciômetro que fazem a conversão de valores de potenciais do próprio eletrodo em unidade de PH. Assim essa ferramenta mostra todos os resultados necessários para se continuar a pesquisa.