O setor automobilístico é responsável pelo desenvolvimento de uma grande parte dos veículos de transporte, pois contempla todas aqueles que são projetados para serem usarem nas vias terrestres, ou seja, carros, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas ou industriais.
Diante da variedade e relevância do setor que fatura milhões anualmente em nível mundial, a automação dos processo e aplicação constante de tecnologias para otimizar, aumentar a qualidade e diminuir os gastos é essencial e constante nesse setor produtivo.
A fim de contribuir para uma linha de montagem completa e inteligente, ou seja, com os processo realizados de maneira automática, sem a necessidade dos esforços físicos humanos, há algumas máquinas e conceitos que precisam ser aplicados, conheça-os abaixo.
Automação industrial o que é?
A automatização industrial é o uso de tecnologia para realização de tarefas de controle de mecanismos e funções com o objetivo de otimizar os processos em uma linha de produção.
Ela integra as áreas de:
- Eletrônica;
- Mecânica;
- Robótica:
- Tecnologia da informação.
Sendo responsável por aumentar a produtividade e assegurar a competitividade das indústrias no mercado.
Sendo umas das principais características da indústria moderna, ou indústria 4.0. Presente não apenas no setor automobilístico, mas na indústria de maneira geral.
Cabeamento estruturado, para que serve?
O cabeamento estruturado é um método padronizado de caber uma rede, seja ela de telefonia ou de dados, considerando todas as normas de segurança, melhores práticas e maior aproveitamento de recursos dos equipamentos.
O principal objetivo do sistema de cabeamento é minimizar os custos e maximizar o aproveitamento dos recursos tecnológicos disponíveis.
Sendo um complemento aos processos de automação, esse sistema permite que todas as sinalizações de dados sejam transmitidas através de um mesmo cabo físico de uma mesma estruturas, como as tomadas e conectores.
O projeto desenvolvido com profissionais permite mais acessibilidade, segurança e praticidade, tanto nos processos de instalação quanto de manutenção.
Aparelhos que otimizam a linha de montagem
Tanto par automação quanto para o cabeamento funcionarem as máquinas e equipamentos precisam estar presente, dentro da linha de montagem do setor automotivo há algumas ferramentas que são essenciais, assim como a sua otimização.
O servo motor CC é um motor diferenciado e necessário aos projetos de automatização, a principal diferença de seu modelo, além de ter a versão CA (corrente alternada) e CC (corrente contínua), ele possui um sensor de velocidade, conhecido como encoder e um controlador.
A sua aplicação é necessária quando é preciso fazer o controle de movimentos com posicionamento de alta precisão, reversão rápida e de alto desempenho. Por isso, eles são amplamente usados em robótica, máquinas CNC e sistemas automatizados.
Além do servo motor, a furadeira SDS plus, uma ferramenta elétrica que confere mais precisão ao desenvolvimento das atividades e demanda menos esforço.
Uma vantagem é que não é necessário aplicar pressão, pois a ação da máquina é o suficiente para que o trabalho seja executado com qualidade.
Estruturando o espaço
Para que a linha de produção seja otimizada, é necessário ter um espaço adequado permita a instalação das máquinas e estruturas que irão permitir o seu funcionamento automatizado.
O galpão industrial, precisa portanto, de espaço e um bom planejamento, principalmente, quanto aos processos de instalação.
Lembrando que as fábricas precisam ter espaço para fabricação, administração e estocagem dos produtos e materiais necessários a produção.
Com isso, são três grandes setores com características distintas entre si em um único espaço. Ainda sobre a produção há a qualidade da mercadoria.
Para que a produção seja valorizada e aprovada pelo mercado, a alta qualidade é um requisito essencial. Atualmente, com os processos de globalização e aproximação das fronteiras, um processo comum é a importação ou exportação de peças e mercadorias.
Facilitando os processos produtivos, intensificando a qualidade e otimizando a produção as peças para motores importados são comuns aos automóveis nacionais. Dessa forma, o mercado automobilístico consegue ter uma ascensão gradativa no mercado.
Reforçando a sua necessidade e aprimorando os seus processos por meio do desenvolvimento e aplicação cada vez maior das tecnologias, as produção passam a ser cada vez mais produtivas, seguras e práticas, promovendo a criação de diferentes projetos que tornam as atividades cotidianas mais práticas e confortáveis.
Agregando ao produto e ao desenvolvimento social, pois as pesquisas e avanços agregam e impactam toda a sociedade.