Como tornar as engrenagens e Rolamento usados em trens de acionamento automotivo mais silenciosas tem sido motivo de interesse nos últimos anos.
O surgimento de veículos híbridos e elétricos concentrou a atenção no ruído acústico produzido pela transmissão.
Para reduzir ruídos da malha de engrenagens, os fabricantes adotaram práticas como o controle da distorção do tratamento térmico e a seleção de pares de engrenagens opostas com base na precisão com que se unem.
Outra prática mais confiável que está surgindo é realizar o acabamento das engrenagens e da Correia dentada após o tratamento térmico.
O acabamento das engrenagens após o tratamento térmico por retificação ou afiação práticas que eram raras no passado, agora estão se tornando mais comuns.
Melhoria na precisão cumulativa do tom, outra causa de ruído, é um requisito emergente e as retificadoras de engrenagens podem atender a esse requisito.
Por outro lado, como as melhorias no desempenho das pedras de amolar permitiram à usinagem remover mais material no processo de acabamento, também existem casos em que esse método não é mais usado.
Várias indústrias constroem uma linha de produção de equipamentos a fim de reduzir os custos de projeto e a carga de trabalho do departamento de engenharia de produção.
Isso significa a compra de um conjunto completo de máquinas necessárias para a fabricação de equipamentos. Por exemplo, a usinagem de engrenagens antes do tratamento térmico requer:
- Máquinas de corte;
- Máquinas de engrenagens;
- Máquinas chanfradoras;
- Máquinas rebarbadoras.
O que é retificadora de engrenagem e sua função?
As retificadoras de engrenagens são máquinas de acabamento que usam um rebolo giratório em alta velocidade para retificar a superfície dos dentes da engrenagem (peça de trabalho) e da Bucha estriada.
As retificadoras de engrenagens podem ser amplamente divididas em retificadoras de geração contínua e retificadoras de perfil.
A retificação de geração contínua usa uma ferramenta (sem-fim de retificação) com um perfil diferente dos dentes da engrenagem e realiza a retificação movendo a peça e a sem-fim de retificação em relação uma à outra.
A retificação de perfil, por outro lado, retifica a peça de trabalho usando uma ferramenta com o mesmo perfil que os dentes da engrenagem.
A retificação de geração contínua utiliza um sem-fim de retificação com várias roscas, e a produtividade da usinagem pode ser aumentada pelo acréscimo do número de roscas.
Consequentemente, retificadoras de geração contínua são usadas em instalações automotivas e outras instalações que requerem a produção em massa.
O mercado-alvo da máquina é limitado a engrenagens de pinhão para transmissões automáticas de veículos e engrenagens de pequeno módulo para máquinas industriais.
Esse foco em um mercado-alvo claro permite que a máquina seja mais compacta porque as peças individuais podem ser dimensionadas adequadamente. Isso ajuda a diminuir o tamanho das linhas de usinagem dos clientes.
O que é afiação de engrenagem e sua função?
A afiação de engrenagem é uma técnica para acabamento de peças (engrenagens) após o tratamento térmico e é caracterizada por deixar marcas de retificação finas devido à retificação em ângulo.
A retificação usa uma roda dentada na forma de uma engrenagem dentada interna que se encaixa na peça de trabalho para retificar a superfície do dente.
Embora seja uma forma de retificação no sentido de que utiliza uma roda de afiar, é chamada de “afiação” para diferenciá-la da retificação normal.
Dessa forma, o Eixo estriado da roda dentada da engrenagem e da peça de trabalho são orientados em ângulo um com o outro, de modo que deslizamentos laterais pela superfície do dente ocorram em todas as posições.
É por meio da ação de retificação resultante que a engrenagem é afiada.
A sincronização da peça e do rebolo oferece melhor precisão de inclinação para as retificadoras de engrenagens que usam uma força de retificação mais alta.
Uma máquina de polir sincronizada funciona por acionamento sincronizado, tanto para a roda de polir quanto para a peça de trabalho, como uma retificadora.
Isso torna a broca competitiva com o acabamento dos dentes, melhorando o desvio total do passo cumulativo entre um e dois graus, em comparação com a broca convencional.
Enfim, embora se preveja que o volume de automóveis fabricados internacionalmente continuará a aumentar no futuro, as máquinas de acabamento de engrenagens deverá diminuir.
Consequentemente, estabelecer uma nova base para os negócios é um desafio urgente para Fabricante de engrenagens, e há necessidade de aprimoramentos adicionais nas máquinas já existentes no mercado.