Versáteis e fundamentais para confeccionar uma série de itens, os tubos são um dos produtos mais usados em contextos industriais. No caso da engenharia civil, por exemplo, eles podem ser usados para criar fundações e outras estruturas em obras, com segurança e praticidade.

Já em fábricas propriamente ditas, eles são usados para transportar fluidos, sejam eles gasosos ou líquidos, entre tanques de armazenamento e a linha de produção.

Desta forma, não é preciso envolver humanos na tarefa – algo especialmente importante quando se trata de corrosivos.

Entretanto, o que nem todos sabem é que há diversos tubos e acessórios no mercado, cada qual adequado para um contexto. Logo, para escolher o melhor, é preciso conhecê-los a fundo.

Confira alguns deles, bem como algumas informações importantes a respeito a seguir:

Tubo schedule

Entre todos os modelos disponíveis, o tubo schedule é tido como um dos mais versáteis e seguros da indústria. Isto porque sua composição e estrutura lhe conferem um diferencial importante:

Ele é capaz de manter o fluido em condições ideais de temperatura ao longo de todo o processo de transporte, evitando alterações químicas e até mesmo acidentes.

Porém, para obter esta vantagem, é preciso escolher o modelo correto para cada contexto. O que diferencia um tipo do outro é a espessura, que pode ser de 5, 10, 20, 40, 80, 120, 160.

Quanto mais grossa for a estrutura do tubo, maior a pressão e a temperatura que ele poderá suportar sem sofrer grandes desgastes.

Vale ressaltar que estes itens devem ser adquiridos junto a um estabelecimento de confiança, que siga todas as normas relacionadas a sua fabricação.

Desta forma, a segurança e a durabilidade do tubo é garantida.

Flanges

É comum que estruturas de tubulações sejam complexas. Afinal, elas muitas vezes percorrem áreas muito extensas, de modo a fazer a distribuição de fluidos como água e gás.

Consequentemente, é preciso contar com peças que façam a conexão entre suas partes de modo seguro, com o objetivo de que ela seja estanque e não permita vazamentos.

As partes usadas para este fim, da-se nome de flange.

Trata-se de um anel de metal que une duas partes de uma tubulação, permitindo a passagem de fluidos entre elas.

Ela está disponível em vários modelos, tais como:

  • Flange cego;

  • Flange com pescoço;

  • Flange orifício;

  • Flange rosqueado;

  • Flange lap-joint;

  • Flange soquete.

Especialistas da área apontam o modelo cego como o mais usado.

Com um orifício no centro, ele costuma ser usado para encerrar estruturas de distribuição feitas de tubos, mas com a possibilidade de que ela sejam continuadas e expandidas futuramente.

Curvadora de tubos

Normalmente, os tubos são vendidos retos.

Porém, por diversos motivos, pode ser necessário que eles assumam outros ângulos, seja para servirem de matéria-prima para certos objetos ou para atender as especificidades do projeto no qual serão usados.

Felizmente, há um equipamento específico para tal: a dobradeira de tubos.

Este equipamento metálico fornece a força necessária para mudar o formato da tubulação, adequando-a às necessidades do projeto em questão.

Por mais que isso incremente a versatilidade de tais itens, é fundamental que o aparelho seja manipulado apenas por pessoas qualificadas para tal, e que usem todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados.

Tubo galvanizado

Ao comprar tubos, também é preciso pensar em qual é o material mais adequado para o fim com o qual foi planejado.

Uma das opções mais conhecidas no mercado é o tubo galvanizado. Além de contar com a força do ferro e do carbono em sua estrutura, ele recebe um acabamento em aço e zinco, que lhe confere uma resistência acima da média – é a chamada galvanização.

Isso faz com que ele seja usado em diversos contextos, como na construção civil e até mesmo em indústrias químicas.

Tubo de aço inox

O tubo de aço inox é outra opção extremamente vantajosa para a indústria. O diferencial desta liga, como o seu próprio nome diz, é que ela não se oxida. Consequentemente, isso a torna perfeita para uso em locais de maresia.

Além disso, este metal se caracteriza pela superfície extremamente lisa e livre de ranhuras, que normalmente servem como local para proliferação de bactérias.

Isso, por sua vez, o torna apropriado para locais onde há uma preocupação acima da média com a higiene, como indústrias alimentícias e farmacêuticas.

Assim como outros modelos de tubos, ele pode ser adaptado para as necessidades do projeto com uma curvadora de tubos.